PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Dejenane de Souza Monteiro |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19375 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover interação entre academia e comunidade, com foco em ações voltadas para o aprendizado do aluno e desenvolvimento regional, por meio de intervenções que contribuam para criação, co- criação e reconfiguração de processos e negócios. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
? Promover interações entre acadêmicos; ? Realizar fóruns sobre temas emergentes; ? Estabelecer conexão com a comunidade empresarial para aproximar os alunos da realidade dos ambientes organizacionais em seus desafios e oportunidades; ? Compartilhar melhores práticas e experiências entre alunos, egressos, professores e profissio-nais do mercado; ? Propor discussões e possíveis ações voltadas à sustentabilidade |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
Planejamento e organização da atividade |
2 |
3 |
Planejamento e organização da atividade |
4 |
4 |
Planejamento e organização da atividade |
2 |
5 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
5 |
6 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
5 |
7 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
5 |
8 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
5 |
9 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
5 |
10 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
5 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório. |
Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Trabalho em equipe, resiliência |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, respeito aos colegas, proatividade. |
|||||||||||
OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I |
1 à 7 |
x |
x |
x |
5 |
10/04/2025 |
|
|
||||
Avaliação II |
8 à 10 |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
2 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
3 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
|||||||||||
2 |
PROEXT: Programa de apoio à extensão universitária voltado para as políticas públicas. Brasília: Min. da Educação,. |
|||||||||||
3 |
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991. |
|||||||||||
4 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549 |
|||||||||||
5 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |