UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Dejenane de Souza Monteiro


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19375

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover interação entre academia e comunidade, com foco em ações voltadas para o aprendizado do aluno e desenvolvimento regional, por meio de intervenções que contribuam para criação, co- criação e reconfiguração de processos e negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Promover interações entre acadêmicos; ? Realizar fóruns sobre temas emergentes; ? Estabelecer conexão com a comunidade empresarial para aproximar os alunos da realidade dos ambientes organizacionais em seus desafios e oportunidades; ? Compartilhar melhores práticas e experiências entre alunos, egressos, professores e profissio-nais do mercado; ? Propor discussões e possíveis ações voltadas à sustentabilidade


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina

2

2

Planejamento e organização da atividade

2

3

Planejamento e organização da atividade

4

4

Planejamento e organização da atividade

2

5

Desenvolvimento de prática extensionista

5

6

Desenvolvimento de prática extensionista

5

7

Desenvolvimento de prática extensionista

5

8

Desenvolvimento de prática extensionista

5

9

Desenvolvimento de prática extensionista

5

10

Desenvolvimento de prática extensionista

5

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório.


Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório.

HABILIDADES

Trabalho em equipe, resiliência

ATITUDES

Pontualidade, respeito aos colegas, proatividade.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

1 à 7

x

x

x

5

10/04/2025

Avaliação II

8 à 10

x

x

x

5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785

2

CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2

3

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073.

2

PROEXT: Programa de apoio à extensão universitária voltado para as políticas públicas. Brasília: Min. da Educação,.

3

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991.

4

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549

5

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática