PLANO DE ENSINO | 2025/1 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR | Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Administração Estratégica | 0-19373 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Conceitos e fundamentos. Gestão estratégica e planejamento estratégico. Ferramentas de gestão estratégica: formulação de estratégias. Ferramentas de análise interna: VRIO, cadeia de valor, análise de stakeholders, CEP. Ferramentas de análise externa: PESTEL, Matriz de Duncan, benchmarking. Ferramentas de implantação de estratégia: BSC, mapa estratégico e o cenário competitivo sustentável. Formulação das estratégias. Desdobramento e operacionalização (implementação) das estratégias, ciclo PDCA. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão sobre a importância da administração estratégica no ambiente organizacional, e do domínio e aplicação de ferramentas de gerenciamento e controle no processo de planejamento estratégico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Dar ciência das origens e evolução da administração estratégica, bem como das principais linhas de pensamento estratégico. 2.Conceituar e identificar o planejamento estratégico como a ferramenta que dá início a administração estratégica. 3.Propiciar uma visão geral da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico através da sequência de suas fases ou etapas básicas. 4 Analisar a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos, através do diagnóstico estratégico. 5.Analisar as necessidades do cliente e a concorrência a ponto de identificar os determinantes de sucesso no setor em que se encontra a empresa em análise. 6.Identificar tipos de recursos e de capacidades que a organização possui e entender o papel desses recursos e capacidades na construção de sua vantagem competitiva. 7.Definir os rumos da empresa, através do estabelecimento dos objetivos e dos propósitos que ela se impõe no sentido de cumprir a sua missão. 8.Estabelecer estratégias e políticas de acordo com o momento estratégico da empresa. 9.Identificar as políticas que a empresa vai adotar e que orientam a tomada de decisão do executivo. 10.Estruturar projetos que coloquem em prática a estratégia escolhida. 11.Apresentar aspectos que o executivo deverá considerar para a administração estratégica da sua empresa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Conceitos básicos, origens e tendências | 8 |
2 | Mudanças Organizacionais | 4 |
3 | Etapas do Planejamento Estratégico – Visão Geral | 6 |
4 | Identidade Organizacional | 12 |
5 | Análise Situacional – Diagnóstico Estratégico | 24 |
6 | Desenvolvimento de estratégias | 20 |
7 | Sistema de Controle | 3 |
| TOTAL DE HORAS | 77 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios. |
Estratégias:AEX – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC – Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG – Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI – Trabalho Individual; VT – Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Desenvolver a capacidade do aluno em assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. | ||||||||
HABILIDADES | Treinar a habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||
ATITUDES | Estimular aspectos atitudinais que prestigiem o comportamento assíduo com as responsabilidades de suas funções e o comprometimento com as atividades individuais e em grupo. | ||||||||
OUTRAS | Auxiliar o aluno com estratégias de ensino e aprendizagem que estimulem o desenvolvimento da visão sistêmica, crítica e do saber ouvir. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
AV 1 | 1 a 3 |
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| 3.00 | 07/04/2025 | x | 14/04/2025 | |
AV2 | 4 a 7 |
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| 3.00 | 09/06/2025 | x | 16/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados: conhecendo e aplicando o processo proativo de alcançar os objetivos estratégicos desejados. 4. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025705. |
2 | OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840. |
3 | HITT, Michael A; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127986. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari da estratégia um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577807437. |
2 | PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 512 p. ISBN 85-7001-558-5. |
3 | KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. Alinhamento: Alignment: utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 1 recurso online. ISBN 9786555205152. |
4 | CRUZ, Tadeu. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597013023. |
5 | MORAIS, Felipe. Reflexões sobre planejamento estratégico digital. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958316. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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