Evento reúne educadores e especialistas e reforça importância do letramento matemático
desde as séries iniciais
A Uniplac realizou na noite da última quarta-feira (4), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ),
a sétima edição do Seminário de Educação Matemática. Com o tema “A prática docente no
ensino e aprendizagem da matemática”, o evento reuniu professores, acadêmicos e
gestores da educação pública para debater os desafios do ensino da disciplina e
compartilhar práticas pedagógicas. A programação contou com palestra da professora
doutora Mari Lúcia Campos (CAV/Udesc) e roda de conversa com educadores. A iniciativa
é uma parceria entre a Uniplac, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Secretaria
Municipal de Educação de Lages.
Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, professor doutor Cristian de
Oliveira, destacou a relevância do evento diante dos dados de desempenho escolar.
“Recentemente tivemos a divulgação dos indicadores do SAEB (Sistema de Avaliação da
Educação Básica). 43% dos alunos que concluíram o quinto ano não alcançaram a
proficiência esperada em matemática. No ensino médio, esse número é ainda menor:
apenas 5% concluem com proficiência”, afirmou. “Isso mostra a importância de um
seminário como este, com a união dos professores e do Estado, pela valorização do
letramento matemático desde a base do ensino, intensificando o debate e trazendo os
professores para refletir sobre a prática.”
Segundo o secretário, a Secretaria Municipal de Educação de Lages tem desenvolvido
ações para fortalecer o ensino da disciplina. Entre elas estão a adesão ao sistema CAED,
que permite o diagnóstico da aprendizagem em matemática em toda a rede municipal, e a
realização da primeira Gincana da Matemática, que envolve os alunos de forma lúdica.
“Além disso, promovemos formação continuada para os professores, que se reúnem
mensalmente na secretaria para discutir práticas e experiências e aperfeiçoar o ensino da
matemática no cotidiano escolar”, completou.
Para a coordenadora do curso de Matemática da Uniplac, professora Neusa Maria de
Barros, o seminário contribui diretamente para a formação dos acadêmicos. “Há uma lacuna
muito grande entre o quinto ano e o ensino médio, especialmente nos anos finais do ensino
fundamental. Os estudantes precisam ter uma base sólida em matemática para avançar
com segurança para o ensino médio e superior”, explicou. Ela reforçou que o evento é uma
oportunidade de reflexão e aprimoramento. “É o momento de ver novas práticas exitosas de
professores que já atuam na educação básica e pensar em formas de melhorar a
aprendizagem.”
A programação incluiu palestra da professora doutora Mari Lúcia Campos, docente da
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e especialista em metodologia do
ensino superior. A palestra apresentou reflexões aos acadêmicos sobre a didática no
processo de ensino — não apenas na matemática, mas sob uma perspectiva ampla da
prática pedagógica. Em seguida, ocorreu uma roda de conversa com foco em experiências
bem-sucedidas em sala de aula.
O chefe de departamento do IFSC Lages, professor doutor Silmar Primieri, também
destacou a urgência de discutir a base do ensino da matemática. “Na semana passada, um
grupo da pós-graduação compartilhou dados do PISA (Programme for International Student
Assessment) que mostram como a educação matemática exige um cuidado urgente. O
Brasil está com 379 pontos na média global em matemática, enquanto países como Japão,
Cingapura e Coreia do Sul têm índices muito mais altos”, comentou. Para ele, o problema
está ligado à metodologia de ensino. “Lá, há investimento em tecnologia, valorização dos
professores e uma metodologia baseada na resolução de problemas. Precisamos discutir
nossa base metodológica e buscar a melhor forma de aprendizagem para nossos
estudantes.”
O seminário contou com a participação ativa de professores e estudantes, que contribuíram
com ideias e experiências sobre o ensino da matemática. As discussões evidenciaram a
necessidade de fortalecer a formação docente, repensar a metodologia e investir no
letramento matemático desde as séries iniciais como estratégia para melhorar os índices de
aprendizagem na educação.
Por: Central de Notícias Uniplac (CNU)
Repórter: Artur Miranda de Oliveira 04/06/2025
Fotos Jary Carneiro Junior - : https://drive.google.com/drive/folders/12sRYSBxsg69xBNZRuHeftuYDyzMvFa5C?usp=sharing