UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Democracia e Educação: entre saberes e ignorâncias - Plano de Ensino






PLANO DE ENSINO 2025/2

CURSO Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
ESTRUTURA CURRICULAR Doutorado em Educação
PROFESSOR Rafael Araldi Vaz, Naiara Gracia Tibola

DISCIPLINA
Nome Cód. Sem. Créditos C. Horária
Democracia e Educação: entre saberes e ignorâncias 1-10065 Tu 2 30

EMENTA
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OBJETIVO GERAL
Analisar as relações entre saberes e poderes no contexto da democracia contemporânea, discutindo como a produção do conhecimento, a ignorância e as desigualdades sociais influenciam os discursos políticos e os processos de emancipação em sociedades pedagogizadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os fundamentos teóricos do paradigma da explicação e suas repercussões nas formas de produzir e validar saberes. II. Discutir os vínculos entre ignorância e desigualdade como expressões de relações de poder na sociedade contemporânea. III. Problematizar o conceito de sociedades pedagogizadas e suas implicações para o controle social e a subjetivação política. IV. Refletir sobre os limites e possibilidades da emancipação frente aos discursos políticos hegemônicos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN. CONTEÚDOS C.H.
1 A relação entre saberes e poderes no debate sobre a democracia contemporânea. 8
2 O paradigma da explicação. Ignorância e desigualdade 8
3 Sociedades pedagogizadas. 8
4 Emancipação e discurso político. 5
  TOTAL DE HORAS 29 h

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.
HABILIDADES Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica.
ATITUDES Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.
OUTRAS
DATAS PREVISTAS
Avaliação Unidades C H A Valor Data Recuperação
Sim Data
Avaliação 1 – Análise e socialização de um texto complementar 1,2,3,4 A definir
Avaliação 2 - Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos* 1,2,3,4 A definir
A definir

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. 238 p.
2 APPLE, Michael; BEANE, James (org.). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 2001. 159 p. ISBN 85-249-0282-5.
3 APPLE, Michael W.; BALL, Stephenj; CONNELL, Robert W.; DALE, Roger; FONSECA, Marília; FRIGOTTO, Gaudêncio; OLIVER, Anita; SUAREZ, Daniel H.; TORRES, Carlos Alberto; THURLER, Tânia Paganini. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. 303 p. (Coleção Estudos Culturais Em Educação) 357 ISBN 85-326-1514-7

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1 MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. O ódio à educação pública: a escola como o marco da democracia In: MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 95-121.
2 RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
3 CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; CUSTODIO, Crislei de Oliveira. (Orgs.). Hannah Arendt e a crise do mundo moderno. São Paulo: Intermeios, 2017
4 LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação Democrática: a revolução escolar iminente. 1.ed. Petrópolis-RJ: Rio de Janeiro, 2023.
5 BALL, Stephen J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 29 jul. 2025.
6 APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade@p0 Trad. Lilia Loman. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017
7 CABALUZ D., J. Fabián. Educación y “adoctricamiento ideológico”. Una lectura crítica del discurso de la ultraderecha. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2024.
8 HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.
9 LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O estudo como uso não apropriativo do bem comum. In: CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, p. 215-234.
10 NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. A invenção da educação e o Estado educador. Pedagogia e Governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
11 RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014
12 VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educação & Sociedade [online]. 2003, v. 24, n. 82
13 VEIGA-NETO, A.; NOGUERA RAMÍREZ, C. E. Gubernamentalidad neoliberal: implicaciones para la educación. Revista Educación y Pedagogía, [S. l.], v. 22, n. 58, p. 213–235, 2011. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9748. Acesso em: 29 jul. 2025.
obs:Textos adicionais forma encaminhados aos mestrandos e doutorandos.
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
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