BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
|
1
|
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. 238 p.
|
2
|
APPLE, Michael; BEANE, James (org.). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 2001. 159 p. ISBN 85-249-0282-5.
|
3
|
APPLE, Michael W.; BALL, Stephenj; CONNELL, Robert W.; DALE, Roger; FONSECA, Marília; FRIGOTTO, Gaudêncio; OLIVER, Anita; SUAREZ, Daniel H.; TORRES, Carlos Alberto; THURLER, Tânia Paganini. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. 303 p. (Coleção Estudos Culturais Em Educação) 357 ISBN 85-326-1514-7
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
|
1
|
MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. O ódio à educação pública: a escola como o marco da democracia In: MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 95-121.
|
2
|
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
|
3
|
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; CUSTODIO, Crislei de Oliveira. (Orgs.). Hannah Arendt e a crise do mundo moderno. São Paulo: Intermeios, 2017
|
4
|
LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação Democrática: a revolução escolar iminente. 1.ed. Petrópolis-RJ: Rio de Janeiro, 2023.
|
5
|
BALL, Stephen J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 29 jul. 2025.
|
6
|
APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade@p0 Trad. Lilia Loman. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017
|
7
|
CABALUZ D., J. Fabián. Educación y “adoctricamiento ideológico”. Una lectura crítica del discurso de la ultraderecha. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2024.
|
8
|
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.
|
9
|
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O estudo como uso não apropriativo do bem comum. In: CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, p. 215-234.
|
10
|
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. A invenção da educação e o Estado educador. Pedagogia e Governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
|
11
|
RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014
|
12
|
VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educação & Sociedade [online]. 2003, v. 24, n. 82
|
13
|
VEIGA-NETO, A.; NOGUERA RAMÍREZ, C. E. Gubernamentalidad neoliberal: implicaciones para la educación. Revista Educación y Pedagogía, [S. l.], v. 22, n. 58, p. 213–235, 2011. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9748. Acesso em: 29 jul. 2025.
|
obs:Textos adicionais forma encaminhados aos mestrandos e doutorandos.
|