| PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
| CURSO | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde |
| ESTRUTURA CURRICULAR | Doutorado em Ambiente e Saúde |
| PROFESSOR | Bruna Fernanda da Silva, Mareli Eliane Graupe, Natalia Veronez da Cunha, Lenita Agostinetto, Cristina Keiko Yamaguchi, Cleonice Goncalves da Rosa, Andreia Biolchi Mayer, Anelise Viapiana Masiero, Lilia Aparecida Kanan, Pedro Boff, Ana Emilia Siegloch |
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
| Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ambiente e Saúde I | 0-127005 | 2º | 2 | 30 |
| EMENTA | |||
| Complexidade da pesquisa interdisciplinar em Ambiente e Saúde. Apresentação e discussão coletiva dos pré-projeto de tese. | |||
| OBJETIVO GERAL |
| Capacitar os discentes para a compreensão crítica e aprofundada da complexidade inerente à pesquisa interdisciplinar no campo que articula Ambiente e Saúde, fornecendo as ferramentas teórico-metodológicas necessárias para a elaboração, apresentação e discussão de seus pré-projetos de tese. |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
| Compreender os fundamentos conceituais da interdisciplinaridade e sua relevância para a investigação de problemas complexos na interface entre saúde e ambiente. Analisar criticamente os desafios, limites e potencialidades da abordagem interdisciplinar na produção de conhecimento em Saúde e Ambiente. Estruturar um problema de pesquisa, hipóteses e objetivos que integrem conhecimentos de diferentes áreas para a sua proposta de tese. Instrumentalizar-se para a elaboração do projeto de tese, contemplando todas as etapas essenciais de um projeto de pesquisa científica. Desenvolver a habilidade de comunicação e argumentação científica por meio da apresentação oral do seu pré-projeto. Participar de debates construtivos, oferecendo e recebendo críticas fundamentadas sobre os trabalhos apresentados pelo coletivo. Identificar e refletir sobre as implicações éticas na condução de pesquisas que envolvem as áreas de Ambiente e Saúde |
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
| 1 | Redação do pré-projeto de tese | 20 |
| 2 | Apresentação do pré-projeto de tese | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 28 h | |
| Estratégias: |
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | Os discentes serão avaliados em cada atividade proposta, observando-se a participação e o domínio conceitual | |||||||||||
| HABILIDADES | Verificar-se-á a capacidade de: - análise e síntese; - construção de conceitos; - aquisição e uso das informações referentes a ABNT; - planejamento e organização das atividades - elaboração do projeto de tese. | |||||||||||
| ATITUDES | Observação dos discentes quanto a: - crítica e discussão de ideias; - busca de informações sobre o conteúdo; - interpretação de dados; - atenção; - iniciativa e criatividade; - participação; - assiduidade; | |||||||||||
| OUTRAS | Quanto aos conteúdos serão considerados: - Participação em aula; - Na realização de pesquisas; - Na produção de textos; - Na discussão e reflexão pertinente a temática abordada; - Na análise de situações problemas | |||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Seminário: apresentação do desenvolvimento do projeto de tese | 1,2 | 10 | 10/11/2025 | |||||||||
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e interagir. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2023. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9786555553956. | |||||||||||
| 2 | VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 343 p. ISBN 9788532627919. | |||||||||||
| 3 | VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2. | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6ª. ed. São Paulo: Loyola, 2015. 136p. | |||||||||||
| 2 | FAZENDA, I. C. A.; TAVARES, D. E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na Pesquisa Cientifica. Campinas: Papirus, 2018. 128p | |||||||||||
| 3 | PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, V.; PACHECO, R. C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri: Manole, 2017. 786p. | |||||||||||
| 4 | VARELLA, A. M.; FAZENDA, I. C. A. (Orgs.) Projetos e práticas interdisciplinares: movimento e transformação. 1. ed. São Paulo: PUC SP, 2016. 270p. | |||||||||||
| 5 | VOLPATO, G.L, BARRETO, R.E. Elabore projetos científicos competitivos. Botucatu: Best Writing. 2014. 174p. | |||||||||||
| obs: | ||||||||||||