| PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
| CURSO | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde |
| ESTRUTURA CURRICULAR | Mestrado em Ambiente e Saúde - a partir de 2024 |
| PROFESSOR | Cleonice Goncalves da Rosa, Adalberto Aparecido dos Santos Lopes, Pedro Boff |
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
| Comunicação e Redação Científica | 1-127017 | 2º | 2 | 30 |
| EMENTA | |||
| Linguagem e comunicação científica. Redação de artigos e trabalhos científicos, tomando como exemplo os dados dos pós-graduandos. Estrutura do escrito científico e sua inserção em periódicos qualificados na área interdisciplinar. Ética na ciência e nas publicações científicas. Popularização da ciência e mérito científico. Autoria e equipe de trabalho no desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares. Avaliação da qualidade de publicações. Política editorial dos periódicos. Sistema CAPES de qualificação de periódicos. Outras formas de comunicação científica. | |||
| OBJETIVO GERAL |
| Capacitar o pós-graduando a produzir, analisar e comunicar textos científicos com rigor técnico, ética e adequação às exigências editoriais e aos sistemas de avaliação da área interdisciplinar. |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
| Compreender os fundamentos da linguagem e da estrutura do texto científico. Redigir e revisar artigos científicos utilizando dados reais dos pós-graduandos. Aplicar normas editoriais e critérios de qualidade para submissão a periódicos qualificados. Interpretar políticas editoriais, fluxo de avaliação e sistema CAPES/Qualis. Avaliar criticamente publicações científicas quanto à clareza, rigor e integridade. Discutir ética em pesquisa, autoria responsável e práticas científicas. Reconhecer e utilizar outras formas de comunicação científica e estratégias de popularização da ciência. |
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
| 1 |
Linguagem, Estrutura e Produção do Texto Científico Fundamentos de linguagem e comunicação científica: características discursivas, precisão terminológica, coerência e coesão. Redação de artigos e trabalhos científicos, com exercícios baseados em dados reais dos pós-graduandos. Estrutura do manuscrito científico: título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões e referências. Adequação do texto às normas e requisitos editoriais de periódicos qualificados na área interdisciplinar. Ética na ciência e nas publicações: integridade acadêmica, plágio, redundância, conflito de interesses, ética em autoria e boas práticas de pesquisa. |
15 |
| 2 |
Publicação, Avaliação e Divulgação Científica Popularização da ciência: estratégias, linguagem acessível, relevância social e mérito científico. Autoria e trabalho em equipe em pesquisas interdisciplinares: critérios de contribuição, liderança, colaboração e coautoria responsável. Avaliação da qualidade de publicações: rigor metodológico, clareza, reprodutibilidade, impacto e indicadores bibliométricos. Política editorial de periódicos: escopo, processo de submissão, revisão por pares, fluxo editorial e boas práticas de editoração. Sistema CAPES de qualificação de periódicos: estratos Qualis, critérios de classificação e impacto na pós-graduação. Outras formas de comunicação científica: preprints, resumos gráficos, mídias sociais acadêmicas, ciência aberta e repositórios institucionais. |
15 |
| TOTAL DE HORAS | 30 h | |
| Estratégias: |
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | Avaliação do domínio teórico sobre linguagem científica, estrutura do artigo, ética e sistema editorial. | |||||||||||
| HABILIDADES | Avaliação da capacidade de aplicar os conceitos na produção e revisão de textos científicos. | |||||||||||
| ATITUDES | Avaliação das posturas acadêmicas e comportamentos éticos durante a disciplina. | |||||||||||
| OUTRAS | participação, cumprimento de prazos, colaboração e conduta ética. | |||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Avaliação 1 | 1 | x | x | x | 10 | 10/09/2025 | ||||||
| A definir | ||||||||||||
| Avaliação 2 | 2 | x | x | x | 10 | 29/10/2025 | ||||||
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788597026580. | |||||||||||
| 2 | SORDI, José Osvaldo de. Elaboração de pesquisa científica. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788502210332. | |||||||||||
| 3 | LAKATOS, Eva Maria... Metodologia Científica Ciência e Conhecimento Gráfico, Métodos Científicos, Teoria, Hipóteses e Variáveis, Metodologia Jurídica.. São Paulo Atlas 2011 | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | BATISTA, P. D. et al. Is it possible to compare researchers with different scientific interests@p0 Scientometrics, v. 68, n.1, v. 179–189, 2006. | |||||||||||
| 2 | DESCARTES, R. O discurso do método: regras para a direção do espírito. Martin Claret: São Paulo, 2002. 144p. | |||||||||||
| 3 | ARNOLD, D. N. Integrity under attack: the state of scholarly publishing. Siams News, v.2, n.10, p.3, 2009. | |||||||||||
| 4 | LAMB, A.; JOHNSON, L. The Topic: Skimming and Scanning. Disponível em: . Acesso em 12 out 2012. | |||||||||||
| 5 | NEYLON, C.; WU, S. Article-level metrics and the evolution of scientific impact. Plos Bilogy, v.7, n.11, 2009. | |||||||||||
| obs:Artigos científicos | ||||||||||||