UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ambiente e Saúde II - Plano de Ensino






PLANO DE ENSINO 2025/2

CURSO Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde
ESTRUTURA CURRICULAR Doutorado em Ambiente e Saúde
PROFESSOR Bruna Fernanda da Silva, Ana Emilia Siegloch

DISCIPLINA
Nome Cód. Sem. Créditos C. Horária
Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ambiente e Saúde II 0-127006 2 30

EMENTA
Processo de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento das teses. Discussão de aspectos conceituais e metodológicos dos projetos de teses interdisciplinares em Ambiente e Saúde.

OBJETIVO GERAL
Aprimorar a capacidade de pesquisa dos doutorandos por meio do acompanhamento crítico e sistemático do desenvolvimento de suas teses, promovendo a discussão aprofundada dos aspectos conceituais e metodológicos essenciais aos projetos interdisciplinares no campo de Ambiente e Saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar criticamente o andamento da tese, identificando progressos, desafios e a necessidade de eventuais ajustes de percurso. Aprofundar a fundamentação teórica de sua pesquisa, articulando conceitos de diferentes campos disciplinares para fortalecer a abordagem interdisciplinar. Refinar os procedimentos metodológicos de sua tese, garantindo o rigor científico e a adequação dos métodos à complexidade do objeto de estudo. Apresentar de forma clara e coerente os avanços de sua pesquisa, comunicando os resultados parciais e os próximos passos para a comunidade acadêmica. Apresentar um artigo científico — seja na modalidade de revisão da literatura ou de apresentação de resultados preliminares oriundos da tese — exercitando a capacidade de síntese e de comunicação científica para publicação. Estruturar a escrita da tese, organizando os capítulos de modo lógico e coeso, e desenvolvendo uma argumentação clara e bem fundamentada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN. CONTEÚDOS C.H.
1 Desenvolvimento do projeto de Tese 20
2 Apresentação do desenvolvimento/andamento do projeto de tese e progresso no curso 10
  TOTAL DE HORAS 30 h

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS Os discentes serão avaliados em cada atividade proposta, observando-se a participação e o domínio conceitual
HABILIDADES Verificar-se-á a capacidade de: - análise e síntese; - construção de conceitos; - aquisição e uso das informações referentes a ABNT; - planejamento e organização das atividades - elaboração do projeto e desenvolvimento da tese.
ATITUDES Observação dos discentes quanto a: - crítica e discussão de ideias; - busca de informações sobre o conteúdo; - interpretação de dados; - atenção; - iniciativa e criatividade; - participação; - assiduidade;
OUTRAS Quanto aos conteúdos serão considerados: - Participação em aula; - Na realização de pesquisas; - Na produção de textos; - Na discussão e reflexão pertinente a temática abordada; - Na análise de situações problemas
DATAS PREVISTAS
Avaliação Unidades C H A Valor Data Recuperação
Sim Data
Seminário: apresentação do desenvolvimento do projeto de tese 1,2 10 11/11/2025

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e interagir. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2023. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9786555553956.
2 VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 343 p. ISBN 9788532627919.
3 VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1 FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6ª. ed. São Paulo: Loyola, 2015. 136p.
2 FAZENDA, I. C. A.; TAVARES, D. E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na Pesquisa Cientifica. Campinas: Papirus, 2018. 128p
3 PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, V.; PACHECO, R. C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri: Manole, 2017. 786p.
4 VARELLA, A. M.; FAZENDA, I. C. A. (Orgs.) Projetos e práticas interdisciplinares: movimento e transformação. 1. ed. São Paulo: PUC SP, 2016. 270p.
5 VOLPATO, G.L, BARRETO, R.E. Elabore projetos científicos competitivos. Botucatu: Best Writing. 2014. 174p.
obs:
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática