| PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
| CURSO | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde |
| ESTRUTURA CURRICULAR | Doutorado em Ambiente e Saúde |
| PROFESSOR | Bruna Fernanda da Silva, Ana Emilia Siegloch |
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
| Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ambiente e Saúde II | 0-127006 | 2º | 2 | 30 |
| EMENTA | |||
| Processo de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento das teses. Discussão de aspectos conceituais e metodológicos dos projetos de teses interdisciplinares em Ambiente e Saúde. | |||
| OBJETIVO GERAL |
| Aprimorar a capacidade de pesquisa dos doutorandos por meio do acompanhamento crítico e sistemático do desenvolvimento de suas teses, promovendo a discussão aprofundada dos aspectos conceituais e metodológicos essenciais aos projetos interdisciplinares no campo de Ambiente e Saúde. |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
| Analisar criticamente o andamento da tese, identificando progressos, desafios e a necessidade de eventuais ajustes de percurso. Aprofundar a fundamentação teórica de sua pesquisa, articulando conceitos de diferentes campos disciplinares para fortalecer a abordagem interdisciplinar. Refinar os procedimentos metodológicos de sua tese, garantindo o rigor científico e a adequação dos métodos à complexidade do objeto de estudo. Apresentar de forma clara e coerente os avanços de sua pesquisa, comunicando os resultados parciais e os próximos passos para a comunidade acadêmica. Apresentar um artigo científico — seja na modalidade de revisão da literatura ou de apresentação de resultados preliminares oriundos da tese — exercitando a capacidade de síntese e de comunicação científica para publicação. Estruturar a escrita da tese, organizando os capítulos de modo lógico e coeso, e desenvolvendo uma argumentação clara e bem fundamentada. |
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
| 1 | Desenvolvimento do projeto de Tese | 20 |
| 2 | Apresentação do desenvolvimento/andamento do projeto de tese e progresso no curso | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 30 h | |
| Estratégias: |
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | Os discentes serão avaliados em cada atividade proposta, observando-se a participação e o domínio conceitual | |||||||||||
| HABILIDADES | Verificar-se-á a capacidade de: - análise e síntese; - construção de conceitos; - aquisição e uso das informações referentes a ABNT; - planejamento e organização das atividades - elaboração do projeto e desenvolvimento da tese. | |||||||||||
| ATITUDES | Observação dos discentes quanto a: - crítica e discussão de ideias; - busca de informações sobre o conteúdo; - interpretação de dados; - atenção; - iniciativa e criatividade; - participação; - assiduidade; | |||||||||||
| OUTRAS | Quanto aos conteúdos serão considerados: - Participação em aula; - Na realização de pesquisas; - Na produção de textos; - Na discussão e reflexão pertinente a temática abordada; - Na análise de situações problemas | |||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Seminário: apresentação do desenvolvimento do projeto de tese | 1,2 | 10 | 11/11/2025 | |||||||||
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e interagir. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2023. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9786555553956. | |||||||||||
| 2 | VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 343 p. ISBN 9788532627919. | |||||||||||
| 3 | VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2. | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6ª. ed. São Paulo: Loyola, 2015. 136p. | |||||||||||
| 2 | FAZENDA, I. C. A.; TAVARES, D. E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na Pesquisa Cientifica. Campinas: Papirus, 2018. 128p | |||||||||||
| 3 | PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, V.; PACHECO, R. C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri: Manole, 2017. 786p. | |||||||||||
| 4 | VARELLA, A. M.; FAZENDA, I. C. A. (Orgs.) Projetos e práticas interdisciplinares: movimento e transformação. 1. ed. São Paulo: PUC SP, 2016. 270p. | |||||||||||
| 5 | VOLPATO, G.L, BARRETO, R.E. Elabore projetos científicos competitivos. Botucatu: Best Writing. 2014. 174p. | |||||||||||
| obs: | ||||||||||||