UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Bioética - Plano de Ensino






PLANO DE ENSINO 2025/2

CURSO Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde
ESTRUTURA CURRICULAR Doutorado em Ambiente e Saúde
PROFESSOR Bruna Fernanda da Silva, Natalia Veronez da Cunha, Dalvan Antonio de Campos

DISCIPLINA
Nome Cód. Sem. Créditos C. Horária
Bioética 1-127008 2 30

EMENTA
Conceitos e princípios em ética e bioética. Limites da ciência moderna: implicações éticas na área da saúde e do ambiente. Bioética ambiental e proteção animal. Bioética clínica.A bioética cotidiana e nas situações limítrofes ou de fronteira. Propriedade intelectual edireitos autorais

OBJETIVO GERAL
Promover a reflexão crítica acerca das questões éticas e bioéticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer o histórico da Bioética. Discutir a inter-relação entre Ciência e Ética, com base nas regulações internacionais e nacionais sobre ética em pesquisa. Desenvolver habilidades para avaliação da eticidade de projetos de pesquisa. Discutir a integridade na pesquisa e ética na publicação. Debater os temas emergentes da Bioética

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN. CONTEÚDOS C.H.
1 Conceitos e princípios em ética e bioética. Limites da ciência moderna: implicações éticas na área da saúde e do ambiente. 8
2 Regulamentação da pesquisa em seres humanos e animais 6
3 Bioética ambiental e proteção animal. 3
4 Bioética clínica. A bioética cotidiana e nas situações limítrofes ou de fronteira. 8
5 Propriedade intelectual e direitos autorais. 2
  TOTAL DE HORAS 27 h

Estratégias:As estratégias da disciplina se embasam em aulas expositivas, estudos dirigidos e seminários com o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre a pesquisa com seres humanos, com base na regulamentação em nível nacional e internacional. Ainda se abordam as questões relativas à bioética ambiental e animal.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS Participação dos alunos em todas as atividades propostas. Elaboração e entrega de trabalhos solicitados.
HABILIDADES Demonstrar iniciativa, participação e interesse pelas aulas. Demonstrar habilidades para avaliação ética de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos e/ou animais.
ATITUDES O aluno deve demonstrar interesse, participação e análise crítica.
OUTRAS
DATAS PREVISTAS
Avaliação Unidades C H A Valor Data Recuperação
Sim Data
Apresentação aspectos Éticos 1,2 e 3 5 01/09/2025
Seminários 4 e 5 5 13/10/2025

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 PORTO, Dora. Bioética: saúde, pesquisa, educação. São Paulo: CFM, 2015.
2 MENDONÇA, Adriana Rodrigues dos Anjos. Bioética: meio ambiente, saúde e pesquisa. São Paulo: Iátria, 2011. 203p. ISBN 9788576140429
3 PORTO, Dora. Bioética: saúde, pesquisa, educação. São Paulo: CFM, 2015.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1 Potter, Van Rensselaer. Bioética - Ponte para o futuro. São Paulo: Edições Loyola. 1 ed. 2016. 208p.
2 PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de bioética. 11.ed. São Paulo: Loyola editora, 2014. 549 p.
3 SÁ, Maria de Fátima Freire de . Bioética e Biodireito. Belo Horizonte: Editora Del Rey. 4 ed. 2018. 472p.
4 VEATCH, R. M. Bioética. São Paulo: Pearson Universidades. 3ed. 2014. 256p.
5 VALLE, S.; TELLES, J. L. Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. 418 p.
obs:
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática