| PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
| CURSO | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde |
| ESTRUTURA CURRICULAR | Doutorado em Ambiente e Saúde |
| PROFESSOR | Bruna Fernanda da Silva, Natalia Veronez da Cunha, Dalvan Antonio de Campos |
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
| Bioética | 1-127008 | 2º | 2 | 30 |
| EMENTA | |||
| Conceitos e princípios em ética e bioética. Limites da ciência moderna: implicações éticas na área da saúde e do ambiente. Bioética ambiental e proteção animal. Bioética clínica.A bioética cotidiana e nas situações limítrofes ou de fronteira. Propriedade intelectual edireitos autorais | |||
| OBJETIVO GERAL |
| Promover a reflexão crítica acerca das questões éticas e bioéticas. |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
| Conhecer o histórico da Bioética. Discutir a inter-relação entre Ciência e Ética, com base nas regulações internacionais e nacionais sobre ética em pesquisa. Desenvolver habilidades para avaliação da eticidade de projetos de pesquisa. Discutir a integridade na pesquisa e ética na publicação. Debater os temas emergentes da Bioética |
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
| 1 | Conceitos e princípios em ética e bioética. Limites da ciência moderna: implicações éticas na área da saúde e do ambiente. | 8 |
| 2 | Regulamentação da pesquisa em seres humanos e animais | 6 |
| 3 | Bioética ambiental e proteção animal. | 3 |
| 4 | Bioética clínica. A bioética cotidiana e nas situações limítrofes ou de fronteira. | 8 |
| 5 | Propriedade intelectual e direitos autorais. | 2 |
| TOTAL DE HORAS | 27 h | |
| Estratégias:As estratégias da disciplina se embasam em aulas expositivas, estudos dirigidos e seminários com o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre a pesquisa com seres humanos, com base na regulamentação em nível nacional e internacional. Ainda se abordam as questões relativas à bioética ambiental e animal. |
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | Participação dos alunos em todas as atividades propostas. Elaboração e entrega de trabalhos solicitados. | |||||||||||
| HABILIDADES | Demonstrar iniciativa, participação e interesse pelas aulas. Demonstrar habilidades para avaliação ética de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos e/ou animais. | |||||||||||
| ATITUDES | O aluno deve demonstrar interesse, participação e análise crítica. | |||||||||||
| OUTRAS | ||||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Apresentação aspectos Éticos | 1,2 e 3 | 5 | 01/09/2025 | |||||||||
| Seminários | 4 e 5 | 5 | 13/10/2025 | |||||||||
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | PORTO, Dora. Bioética: saúde, pesquisa, educação. São Paulo: CFM, 2015. | |||||||||||
| 2 | MENDONÇA, Adriana Rodrigues dos Anjos. Bioética: meio ambiente, saúde e pesquisa. São Paulo: Iátria, 2011. 203p. ISBN 9788576140429 | |||||||||||
| 3 | PORTO, Dora. Bioética: saúde, pesquisa, educação. São Paulo: CFM, 2015. | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | Potter, Van Rensselaer. Bioética - Ponte para o futuro. São Paulo: Edições Loyola. 1 ed. 2016. 208p. | |||||||||||
| 2 | PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de bioética. 11.ed. São Paulo: Loyola editora, 2014. 549 p. | |||||||||||
| 3 | SÁ, Maria de Fátima Freire de . Bioética e Biodireito. Belo Horizonte: Editora Del Rey. 4 ed. 2018. 472p. | |||||||||||
| 4 | VEATCH, R. M. Bioética. São Paulo: Pearson Universidades. 3ed. 2014. 256p. | |||||||||||
| 5 | VALLE, S.; TELLES, J. L. Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. 418 p. | |||||||||||
| obs: | ||||||||||||