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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Direito |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par768/17 |
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PROFESSOR |
Alexandre Silva Poroski |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Criminologia |
0-17291 |
ES |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Teorias. Crime, criminoso e criminalidade. Políticas criminais. Criminologia crítica. |
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OBJETIVO GERAL |
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Proporcionar uma visão da disciplina, a mais ampla possível, no que concerne como ciência do ser, concentrada no crime, criminoso e na criminalidade, na ótica dos principais expoentes, através dos tempos, das ciências e interdisciplinas afins. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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DESPERTAR o senso crítico no sentido de assumir uma posição diante de uma conduta criminosa; ORIENTAR no sentido de que, em cada conduta criminosa, deve-se buscar a identificação do nexo etiológico criminal; DIRECIONAR a atenção para o aspecto criminológico nas informações auferidas através dos meios de comunicação(imprensa escrita e falada); PUGNAR (diante do caso concreto) no exercício e defesa da causa criminal, não apenas valendo-se da dogmática penal, sobretudo dos princípios criminológicos, visando a reconstrução da norma jurídica penal, privilegiando a conduta mais como fenômeno social real do que como ente jurídico; INTERESSAR no sentido de que em literatura de obras não científicas (ficcionais literárias) sejam dentre outros aspectos, enfocados, o fazer criminoso e pesquisada a personalidade do agente. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
CRIMINOLOGIA X DIREITO PENAL - FUNDAMENTOS DA CRIMINOLOGIA: |
2 |
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2 |
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CRIMINOLOGIA: |
2 |
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3 |
MODELOS TEÓRICOS EXPLICATIVOS DO DELITO: |
2 |
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4 |
SOCIOLOGIA CRIMINAL: |
2 |
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5 |
MOVIMENTOS DA POLÍTICA CRIMINAL: |
2 |
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6 |
PREVENÇÃO DELITIVA: |
2 |
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7 |
SISTEMA PENAL E REPRODUÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: Escolar; Penal. |
2 |
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8 |
TEMAS ATUAIS: Criminologia Cultural; Criminologia Feminista; Criminologia Verde; Criminologia Queer. |
2 |
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9 |
OUTROS ESTUDOS: |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
20 h |
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Estratégias:AEX, ARM, EX, SE, ARS-PD Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aplicação de 1 (uma) avaliação, em data a sere previamente designada e comunicada aos acadêmicos, sendo que versarão sobre a matéria apresentada no plano de ensino. A avaliação conterá no máximo 20 (vinte) questões, podendo serem OBJETIVAS diretas ou de múltipla escolha, com até cinco alternativas cada, ou seja, opções A, B, C, D e E, e/ou, I, II, II ou IV, e/ou SUBJETIVAS. Peso total avaliação será de 10,0 (dez). OBSERVAÇÃO: Após a realização da avaliação, não sendo alcançada a média para aprovação, haverá 1 (uma) prova de recuperação, envolvendo o mesmo conteúdo e com o mesmo peso. Porém a forma pode variar, inclusive podendo a prova ser na modalidade “ORAL”. A prova será devolvidas em até cinco dias posteriores a sua realização. Não será permitido consulta, ou seja, é expressamente vedada utilização de doutrinas, resumos ou qualquer outro meio de consulta. |
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HABILIDADES |
Deverá ser demonstrada ao responder e analisar as questões das avaliações e, no interesse particular e individual, de corrigir pessoalmente sua prova, verificando o que errou e buscando dirimir suas dúvidas. |
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ATITUDES |
Comportamento, comprometimento, responsabilidade, assiduidade (+90% de presença), participação e interesse na pesquisa dos temas estudados nas aulas. |
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OUTRAS |
Interesse na literatura correlata. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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AVALIAÇÃO I |
1 - 9 |
x |
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10.0 |
A definir |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CHRISTIANO GONZAGA. Manual de criminologia. 6. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. E-Book. ISBN 9788553625437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788553625437. |
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2 |
DIOGO BASTOS MEDEIROS.; ANEZIO ROSA DE ANDRADE. Criminologia decifrada. 2. Rio de Janeiro: Método, 2023. E-Book. ISBN 9786559646326. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559646326. |
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3 |
PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio; GIMENES, Eron Veríssimo. Criminologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. Livro digital. ISBN 9788553626007. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ANDRÉ ESTEFAM. A paixão no banco dos réus. 10. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. E-Book. ISBN 9786555591323. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555591323. |
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2 |
GUÉRULA MELLO VIERO.; JULIANA K. MICELLI TEIXEIRA; ELIANE DALLA COLETTA. Psicologia e criminologia. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595024649. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595024649. |
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3 |
GUILHERME DE SOUZA NUCCI. Criminologia. 1. Rio de Janeiro: Forense, 2021. E-Book. ISBN 9786559641437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559641437. |
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4 |
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. 3.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. 254 p. (Coleção Pensamento Criminológico) ISBN 8535301887 |
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5 |
SILVA, Jorge da. Segurança pública e polícia: criminologia crítica e aplicada. Rio de Janeiro: Forense, 2003. 638 p. ISBN 853091869x |
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obs: MISSÃO DO CURSO DE DIREITO DA UNIPLAC Promover a formação técnico-jurídica generalista, humanística e ética do profissional do Direito para o exercício da Advocacia, da Magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos da sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE DIREITO DA UNIPLAC O Bacharel em Direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanística e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá, inclusive, ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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