|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
|
PROFESSOR |
RODRIGO BRANCO |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Equações Diferenciais |
0-18254 |
ES |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Equações diferenciais de 1ª ordem. Equações diferenciais de 2ª ordem. Equações lineares de ordem superior. Solução em séries das equações lineares de 2ª ordem. Sistemas de equações lineares de 1ª ordem. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematizar, interpretar e abstrair os conteúdos propostos, despertando para a importância da disciplina nas suas atividades acadêmicas e profissionais. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Através desta disciplina, o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Discutir possíveis soluções de equações diferenciais lineares de ordem 1 até ordem n; 2. Definir e utilizar a Transformada de Laplace para solução de equações diferenciais; 3. Identificar e resolver equações diferenciais lineares de 2 ordem com solução em séries; 4. Resolver equações lineares de 1 ordem por sistemas. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Equações diferenciais de ordem um |
20 |
|
2 |
2. Equações diferenciais lineares de ordem dois |
20 |
|
3 |
3. Equações diferenciais lineares de ordem mais alta |
12 |
|
4 |
4. Solução em série para equações lineares de segunda ordem |
6 |
|
5 |
5. Sistema de equações diferenciais lineares de ordem um |
10 |
|
6 |
6 Transformada de Laplace |
12 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
* Solução de exercícios em classe e extraclasse. * Utilização correta dos conceitos da disciplina e das disciplinas afins já estudadas. * Resolução correta das questões apresentadas na avaliação individual e atividades extraclasse. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade, organização e competência no tratamento das atividades propostas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Avaliação em sala de aula levando em conta os seguintes quesitos: participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito e proatividade. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Outras |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
12/09/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 02 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3 |
19/09/2025 |
x |
26/09/2025 |
||||
|
Avaliação 03 |
1, 2, 3, 4, 5, 6 |
x |
x |
x |
2 |
10/10/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 04 |
1, 2, 3, 4, 5, 6 |
x |
x |
x |
3 |
07/11/2025 |
x |
14/11/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
ZILL, Dennis G. Equações diferenciais com aplicações em modelagem. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 492 p. ISBN 978-85-221-1059-9. |
|||||||||||
|
2 |
BOYCE, William; DIPRIMA, Richard C.; IORIO, Valéria de Magalhães. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 7. ed. São Paulo: LTC, 2002. 416 p. ISBN 852161313-1 |
|||||||||||
|
3 |
FIGUEIREDO, Djairo Guedes de. Análise de fourier e equações diferenciais parciais. 4. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2012. 274 p. (Projeto Euclides). ISBN 978-85-244-0120-6. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BRONSON, Richard. Equações diferenciais. Porto Alegre: Bookman, 2008. 387 p.:il (Coleção schaum) |
|||||||||||
|
2 |
FIGUEIREDO, Djairo Guedes de. Análise de fourier e equações diferenciais parciais. 4. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2012. 274 p. (Projeto Euclides). ISBN 978-85-244-0120-6. |
|||||||||||
|
3 |
FIGUEIREDO, Djairo Guedes de. Análise de fourier e equações diferenciais parciais. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Impa, 2000. 274 p. (Projeto euclides) ISBN 852440120-6 |
|||||||||||
|
4 |
MATOS, Marivaldo P. Séries e equação diferenciais. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2002. 251 p. ISBN 858791814-1 |
|||||||||||
|
5 |
IÓRIO, Valéria de Magalhães. EDP: um curso de graduação. 2. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 246 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0065-X. |
|||||||||||
|
obs:Observações |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |