|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Direito |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito - Par762/07 Not EC:4 |
|
PROFESSOR |
Jose Ezequiel Carneiro |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Direito Processual Civil |
0-10962 |
ES |
2 |
36 |
|
EMENTA |
|||
|
Juizados Especiais Cíveis. Meios extrajudiciais de solução de conflito. Direito Alternativo. Tendências contemporâneas. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar ao acadêmico o estudo das normas jurídicas referentes ao Direito Processual Civil, estimulando o raciocínio jurídico acerca dos princípios teóricos, da legislação, doutrina e jurisprudência, que regem a disciplina, com enfoque no conteúdo programático constante da ementa e também nas questões práticas da vida profissional. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Verificar a aplicabilidade de casos que comportam assistência judiciária e justiça gratuita; - Discutir o acesso à ordem jurídica justa - Analisar a legislação atinente a Juizados Especiais, Mediação e Arbitragem; - Conhecer tendências contemporâneas do direito processual. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Apresentação do plano de ensino. Considerações iniciais. |
2 |
|
2 |
Meios Extrajudiciais de Solução de Conflitos. |
4 |
|
3 |
Acesso à Justiça: Assistência Jurídica. |
4 |
|
4 |
· Crise do Sistema Judiciário, Direito Alternativo e Tendências Contemporâneas. |
2 |
|
5 |
- Juizados especiais (Lei 9.099/1995): competência e prática processual. |
2 |
|
6 |
- Juizados especiais (Lei 9.099/1995): petição inicial e pedido; causas de menor complexidade; procedimento e efetividade; instrução e simplicidade processual; o duplo grau de jurisdição e o devido processo legal nos juizados especiais; recursos; execução; |
2 |
|
7 |
- O Juizado Especial Federal [Lei 10.259/2001]. |
2 |
|
8 |
Juizado Especial da Fazenda Públida - Lei 12.153/2009. |
2 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio de conteúdo. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de integração na disciplina e de aplicação do conteúdo em estudo |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação/Frequência/Pontualidade/Intervenções durante a aula/Interesse/Cumprimento de prazos/Postura crítica. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
PRIMEIRA A4VALIAÇÃO |
1 a 4 |
x |
x |
x |
5 |
29/09/2025 |
x |
06/10/2025 |
||||
|
SEGUNDA AVALIAÇÃO |
1 a 8 |
x |
x |
x |
5 |
24/11/2025 |
x |
01/12/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
CAHALI, Francisco José. Curso de arbitragem: mediação, conciliação : resolução CNJ 125/2010. São Paulo: Revista dos tribunais, 2011. 395p. ISBN 978852034083 |
|||||||||||
|
2 |
OLIVEIRA, Gilberto Callado de. A verdadeira face do direito alternativo. 3.ed. Curitiba: Editora Juruá, 2002. 161 p. ISBN 8536201630 |
|||||||||||
|
3 |
REIS, Roberto Henrique dos. Curso de direito processual civil: juizados especiais cíveis. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006. 301 p. ISBN 8535303383. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ABREU, Pedro Manoel. Acesso à justiça e juizados especiais: o desafio histórico da consolidação de uma justiça cidadã no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004. 279 p. ISBN 8587995375 |
|||||||||||
|
2 |
ALVIM, José Eduardo Carreira. Juizados especiais cíveis estaduais: lei 9.0,99/95. 3.ed.rev. e atual. Curitiba: Editora Juruá, 2006. 189 p. ISBN 8536212500 |
|||||||||||
|
3 |
ASSIS, Araken de. Execução civil nos juizados especiais. 3.ed.rev.atual e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. 221 p. ISBN 8520322042 |
|||||||||||
|
4 |
CARVALHO, Amilton Bueno de. Direito alternativo em movimento. 6.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. 160 p. ISBN 8573876786 |
|||||||||||
|
5 |
VALERIA FERIOLI LAGRASTA LUCHIARI. Mediação judicial. 1. Rio de Janeiro: Forense, 2012. PDF. ISBN 978-85-309-4561-9. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-309-4561-9. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |