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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Biomedicina |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par764/17 |
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PROFESSOR |
Elisa Maria Rodriguez Pazinatto Telli |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Bioética e Legislação |
0-18533 |
ES |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Fundamentos teóricos de ética e moral. Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação genética, embrionária e fetal. Moralidade no fim da vida: eutanásia, morte, prolongamento da vida. Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. Código de Ética. Legislação Sanitária Federal. |
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OBJETIVO GERAL |
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Possibilitar a conscientização e o aprofundamento das questões éticas e bioéticas nos níveis filosófico, científico e político-social, comprometidos com uma ação que leve em conta o pluralismo e a diferença das culturas |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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-Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. -Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional nos aspectos da ética. -Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da Biomedicina -Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de Biomedicina. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Apresentação plano de Ensino. Fundamentos teóricos de Ética, Moral e Bioética. |
6 |
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2 |
Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação/engenharia genética, embrionária e fetal. |
6 |
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3 |
Moralidade no fim da vida: eutanásia, o conceito de morte, prolongamento da vida. |
3 |
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4 |
Pandemia e vacinação obrigatória, Diagnósticos de morte encefálica e doação de órgãos. |
4 |
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5 |
Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico.Lei do exercício profissional.Código de Ética de Biomedicina.Habilitações do Biomédico. |
22 |
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TOTAL DE HORAS |
41 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. Participação nos debates em sala de aula e apresentação de seminários. |
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HABILIDADES |
-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; -Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade; |
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ATITUDES |
Iniciativa; Cooperação; Assiduidade; Responsabilidade; Interesse; Participação; Criatividade; Respeito com as opiniões contrárias dos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Não é permitido gravações das aulas. |
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OUTRAS |
Postura ética e profissional. Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Discussão em sala de aula (participação nas atividades, postura, interesse, assiduidade, respeito com o professor e colegas) |
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10.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PALÁCIOS, Marisa; MARTINS, André; PEGORARO, Olinto A. Ética, ciência e saúde: desafios da bioética. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 183 p. ISBN 8532626297 |
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2 |
PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christina de P. de. Problemas autais da bioética. 11.ed. São Paulo: Loyola editora, 2014. ISBN 9788515003211 |
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3 |
CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. Brasília: O Conselho, 2009. 71 p. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
DWORKIN, Ronald; CAMARGO, Jefferson Luiz. Domínio da vida: aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 362 p. (Justiça e direito) ISBN 853361560-4 |
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2 |
WIDER, Roberto. Reprodução assistida: aspectos do biodireito e da bioética. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. 156 p. ISBN 9788537500187 |
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3 |
DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008. 102p. ISBN 9788534903689. |
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4 |
VALLE, Silvio (Org.).; TELLES, José Luiz (Org.). Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 417 p. ISBN 85-7193-075-9. |
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5 |
FONTINELE JÚNIOR, Klinger. Pesquisa em saúde: ética, bioética e legislação. Goiânia: AB editora, 2003. 127 p. (Curso de Enfermagem) ISBN 8574980846 |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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