|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
|
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Cálculo para Arquitetura |
0-17405 |
ES |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Conceitos básicos para geometria analítica e espacial. Introdução à geometria fractal |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Preparar o acadêmico para o uso dos fundamentos da Matemática e sua empregabilidade nas disciplinas específicas do curso de Arquitetura. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Relacionar os conceitos da Geometria Analítica : ponto, reta e circunferência no plano Cartesiano e em exercícios propostos. - Conceituar as Cônicas e definir suas equações aplicando os conceitos em exercícios. - Definir Vetores e seus principais conceitos na Geometria Analítica. - Resolver exercícios envolvendo área das principais figuras planas e área e volume dos sólidos geométricos. - Definir Fractais ,suas características e aplicações. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. GEOMETRIA ANALÍTICA |
14 |
|
2 |
2. VETORES |
06 |
|
3 |
3. GEOMETRIA ESPACIAL |
14 |
|
4 |
4. GEOMETRIA FRACTAL |
06 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais desenvolvendo Atividade Prática Extraclasse |
||
|
Estratégias:-Aula expositiva e dialogada. Uso de slides e vídeos Listas de exercícios. - Aula expositiva e dialogada. Apostila. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso nas atividades coletivas em sala. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 3 |
3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918 |
|||||||||||
|
2 |
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 7, 273 p. ISBN 85-7056-046-X. |
|||||||||||
|
3 |
WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. São Paulo: Pearson Education, 2008. 232 p. ISBN 9788534611091 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
JANOS, Michel. Geometria fractal. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. Número de chamada: 516 J33g |
|||||||||||
|
2 |
KINDLE, Joseph H. Geometria analítica plana e no espaço: Resumo da teoria, 345 problemas resolvidos, 910 problemas exposto. Rio de Janeiro: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1974. Número de chamada: 516.32 K51g |
|||||||||||
|
3 |
LACOURT, H. Noções e fundamentos de geometria descritiva: ponto, reta, planos, métodos descritivos, figuras em planos. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2012. Número de chamada: 516.6 L145n |
|||||||||||
|
4 |
LIMA, Elon Lages. Geometria analítica e álgebra linear. Rio de Janeiro: Ed. Impa, 2001. Número de chamada: 516.3 L732g |
|||||||||||
|
5 |
LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar L. Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios: geometria analítica, vetores e transformações geométricas. 4.ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2002. Número de chamada: 516 L732c |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |