PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20295 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
O principal objetivo do projeto é criar um ambiente de diálogo e troca de experiências sobre obras literárias, promovendo o letramento literário e a interação social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar um ambiente de leitura coletiva e discussão literária. - Trabalhar com a gestão de tempo, organizando as leituras e entregas dentro dos prazos. - Desenvolver Skills de comunicação, observação, síntese, trabalho em equipe, liderança, criatividade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Disciplina |
2 |
2 |
Clube da Leitura |
26 |
3 |
Resultados |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Relatórios técnicos, atividades práticas para verificar se o acadêmico atingiu os conhecimentos destacados nos objetivos da disciplina. |
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HABILIDADES |
Compreensão e interpretação de textos; Capacidade de comunicação; Capacidade de resolução de problemas; Criatividade e originalidade; Trabalho em equipe e liderança; Capacidade de expressar na linguagem correta em todas as apresentações, oral e escrita. Cumprimento dos prazos de entrega. Capacidade de síntese. |
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ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 - Integrativa – Projeto Integrador |
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|
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|
3 |
A definir |
|
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Avaliação 02 – Relatórios 1 a 7 |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 – Apresentação seminário |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. |
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2 |
OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. 166 p. ISBN 978-85-462-1846-2. |
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3 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549 |
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2 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
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3 |
ANTONIO CARLOS GIL. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597020991. |
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4 |
HASSE, Charles Roberto. Fórum de extensão universitária da Acafe,7: extensão universitária e comunidade : a reflexão e a ação docente e discente. Rio do Sul: UNIDAVI, 2006. 222 p. |
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5 |
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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