UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Sabrina Bet


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20295

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

O principal objetivo do projeto é criar um ambiente de diálogo e troca de experiências sobre obras literárias, promovendo o letramento literário e a interação social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar um ambiente de leitura coletiva e discussão literária. - Trabalhar com a gestão de tempo, organizando as leituras e entregas dentro dos prazos. - Desenvolver Skills de comunicação, observação, síntese, trabalho em equipe, liderança, criatividade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da Disciplina

2

2

Clube da Leitura
2.1. Definição de clube da leitura
2.2. Definição de regras
2.3. Organização do clube
2.4. Leituras e relatórios

26

3

Resultados
2.1 Seminário para apresentação dos Resultados

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Relatórios técnicos, atividades práticas para verificar se o acadêmico atingiu os conhecimentos destacados nos objetivos da disciplina.

HABILIDADES

Compreensão e interpretação de textos; Capacidade de comunicação; Capacidade de resolução de problemas; Criatividade e originalidade; Trabalho em equipe e liderança; Capacidade de expressar na linguagem correta em todas as apresentações, oral e escrita. Cumprimento dos prazos de entrega. Capacidade de síntese.

ATITUDES

Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Integrativa – Projeto Integrador

3

A definir

Avaliação 02 – Relatórios 1 a 7

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Apresentação seminário

x

x

x

3

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2.

2

OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. 166 p. ISBN 978-85-462-1846-2.

3

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549

2

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.

3

ANTONIO CARLOS GIL. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597020991.

4

HASSE, Charles Roberto. Fórum de extensão universitária da Acafe,7: extensão universitária e comunidade : a reflexão e a ação docente e discente. Rio do Sul: UNIDAVI, 2006. 222 p.

5

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática