PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Rafael Pellizzoni de Oliveira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Sistemas de Informação |
0-20292 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução ao gerenciamento de processos de negócios. Conceitos e problemas relacionados à integração de sistemas. Padrões e tecnologias para integração de sistemas. Desenvolvimento de soluções para integração de sistemas. Infraestrutura de apoio aos negócios virtuais. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o acadêmico para a compreensão do fluxo de informações inerentes ao processo de negócio do cliente, diagnosticar e propor melhorias nos processos relacionados aos sistemas de informação e apoio ao negócio com enfoque em fluxos industriais com o objetivo de integração com o ERP. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar as áreas envolvidas no negócio bem como etapas necessárias à execução de processos propondo mudanças necessárias. Aplicar filosofia Lean mapeando processos de fabris e de gestão de uma organização. Apresentação de informações com apoio de ferramenta BI Praticar o planejamento de sistemas de informação de forma prática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Conceitos de sistemas de produção. 1.1. Produção empurrada. 1.2. Produção puxada. 1.3. Troca rápida de ferramentas. 1.4. Gargalos de processos. 1.5. Conceitos de desperdícios. |
28 |
2 |
2. Mapeamento do fluxo de valor 2.1. Fluxo de informação. 2.2. Fluxo de material. 2.3. Famílias de produtos. 2.4. Tempo de ciclo. 2.5. Tempo de agregação de valor. 2.6. Lead time. |
28 |
3 |
3. Problemática real 3.1 Mapa do estado atual |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de compreender, identificar, avaliar e aplicar as técnicas e conceitos estudados para envolver a tecnologia da informação nas estratégias organizacionais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 - Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 - Avaliação de conteúdo |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Avaliação de conteúdo |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Trabalho final |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
WOMACK, James P. Soluções enxutas: lean solutions. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006. 290 p. ISBN 9788535219203 |
|||||||||||
2 |
DENNIS, Pascal. Produção Lean simplificada: um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 189p. ISBN 9788577801091. |
|||||||||||
3 |
POPPENDIECK, Mary; POPPENDIECK, Tom. Implementando o desenvolvimento Lean de software. Porto Alegre: Bookman, 2011. 278p. ISBN 9788577807567 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AUDY, Jorge Luis Nicolas; BRODBECK, Ângela Freitag |
|||||||||||
2 |
COUGO, Paulo Sérgio. ITIL: guia de implantação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISBN 9788535268546. |
|||||||||||
3 |
Fernandes, A.A.; de Abreu, V.F. Implantando a Governança de TI - 4ª Ed.: Da estratégia à Gestão de Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2014, 656 p. ISBN 9788574526584 |
|||||||||||
4 |
GLAUBER R. B. GONÇALVES.; IZABELLY S. MORAIS. Governança de tecnologia da informação. 1. Porto Alegre. PDF. ISBN 9788595023437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595023437. |
|||||||||||
5 |
LAHTI, Chrisitian B.; PETERSON, Roderick. Sarbanes-Oxley: conformidade TI usando COBIT e ferramentas open source. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006. 272 p. ISBN 8576081148 |
|||||||||||
6 |
STATDLOBER, Juliano. Gestão do conhecimento em serviços de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. 138 p. ISBN 9788574527635. |
|||||||||||
7 |
CARNEIRO RAMOS MOLINARO. Gestão de tecnologia da informação. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2010. PDF. ISBN 978-85-216-1972-7. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-216-1972-7. |
|||||||||||
8 |
WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governança de tecnologia da informação. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2006. ISBN 8589384780. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |