PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Doutorado em Educação |
PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz, Naiara Gracia Tibola |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Democracia e Educação: entre saberes e ignorâncias |
1-10065 |
Tu |
2 |
30 |
EMENTA |
|||
undefined |
OBJETIVO GERAL |
Analisar as relações entre saberes e poderes no contexto da democracia contemporânea, discutindo como a produção do conhecimento, a ignorância e as desigualdades sociais influenciam os discursos políticos e os processos de emancipação em sociedades pedagogizadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os fundamentos teóricos do paradigma da explicação e suas repercussões nas formas de produzir e validar saberes. II. Discutir os vínculos entre ignorância e desigualdade como expressões de relações de poder na sociedade contemporânea. III. Problematizar o conceito de sociedades pedagogizadas e suas implicações para o controle social e a subjetivação política. IV. Refletir sobre os limites e possibilidades da emancipação frente aos discursos políticos hegemônicos |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A relação entre saberes e poderes no debate sobre a democracia contemporânea. |
8 |
2 |
O paradigma da explicação. Ignorância e desigualdade |
8 |
3 |
Sociedades pedagogizadas. |
8 |
4 |
Emancipação e discurso político. |
5 |
|
TOTAL DE HORAS |
29 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 – Análise e socialização de um texto complementar |
1,2,3,4 |
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 - Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos* |
1,2,3,4 |
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. 238 p. |
|||||||||||
2 |
APPLE, Michael; BEANE, James (org.). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 2001. 159 p. ISBN 85-249-0282-5. |
|||||||||||
3 |
APPLE, Michael W.; BALL, Stephenj; CONNELL, Robert W.; DALE, Roger; FONSECA, Marília; FRIGOTTO, Gaudêncio; OLIVER, Anita; SUAREZ, Daniel H.; TORRES, Carlos Alberto; THURLER, Tânia Paganini. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. 303 p. (Coleção Estudos Culturais Em Educação) 357 ISBN 85-326-1514-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. O ódio à educação pública: a escola como o marco da democracia In: MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 95-121. |
|||||||||||
2 |
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. |
|||||||||||
3 |
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; CUSTODIO, Crislei de Oliveira. (Orgs.). Hannah Arendt e a crise do mundo moderno. São Paulo: Intermeios, 2017 |
|||||||||||
4 |
LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação Democrática: a revolução escolar iminente. 1.ed. Petrópolis-RJ: Rio de Janeiro, 2023. |
|||||||||||
5 |
BALL, Stephen J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 29 jul. 2025. |
|||||||||||
6 |
APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade@p0 Trad. Lilia Loman. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017 |
|||||||||||
7 |
CABALUZ D., J. Fabián. Educación y “adoctricamiento ideológico”. Una lectura crítica del discurso de la ultraderecha. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2024. |
|||||||||||
8 |
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016. |
|||||||||||
9 |
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O estudo como uso não apropriativo do bem comum. In: CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, p. 215-234. |
|||||||||||
10 |
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. A invenção da educação e o Estado educador. Pedagogia e Governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. |
|||||||||||
11 |
RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014 |
|||||||||||
12 |
VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educação & Sociedade [online]. 2003, v. 24, n. 82 |
|||||||||||
13 |
VEIGA-NETO, A.; NOGUERA RAMÍREZ, C. E. Gubernamentalidad neoliberal: implicaciones para la educación. Revista Educación y Pedagogía, [S. l.], v. 22, n. 58, p. 213–235, 2011. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9748. Acesso em: 29 jul. 2025. |
|||||||||||
obs:Textos adicionais forma encaminhados aos mestrandos e doutorandos. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |