UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Democracia e Educação: entre saberes e ignorâncias - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

ESTRUTURA CURRICULAR

Doutorado em Educação

PROFESSOR

Rafael Araldi Vaz, Naiara Gracia Tibola


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Democracia e Educação: entre saberes e ignorâncias

1-10065

Tu

2

30


EMENTA

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OBJETIVO GERAL

Analisar as relações entre saberes e poderes no contexto da democracia contemporânea, discutindo como a produção do conhecimento, a ignorância e as desigualdades sociais influenciam os discursos políticos e os processos de emancipação em sociedades pedagogizadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os fundamentos teóricos do paradigma da explicação e suas repercussões nas formas de produzir e validar saberes. II. Discutir os vínculos entre ignorância e desigualdade como expressões de relações de poder na sociedade contemporânea. III. Problematizar o conceito de sociedades pedagogizadas e suas implicações para o controle social e a subjetivação política. IV. Refletir sobre os limites e possibilidades da emancipação frente aos discursos políticos hegemônicos


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A relação entre saberes e poderes no debate sobre a democracia contemporânea.

8

2

O paradigma da explicação. Ignorância e desigualdade

8

3

Sociedades pedagogizadas.

8

4

Emancipação e discurso político.

5

 

TOTAL DE HORAS

29 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.

HABILIDADES

Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica.

ATITUDES

Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 – Análise e socialização de um texto complementar

1,2,3,4

A definir

Avaliação 2 - Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos*

1,2,3,4

A definir

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. 238 p.

2

APPLE, Michael; BEANE, James (org.). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 2001. 159 p. ISBN 85-249-0282-5.

3

APPLE, Michael W.; BALL, Stephenj; CONNELL, Robert W.; DALE, Roger; FONSECA, Marília; FRIGOTTO, Gaudêncio; OLIVER, Anita; SUAREZ, Daniel H.; TORRES, Carlos Alberto; THURLER, Tânia Paganini. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. 303 p. (Coleção Estudos Culturais Em Educação) 357 ISBN 85-326-1514-7


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. O ódio à educação pública: a escola como o marco da democracia In: MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 95-121.

2

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

3

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; CUSTODIO, Crislei de Oliveira. (Orgs.). Hannah Arendt e a crise do mundo moderno. São Paulo: Intermeios, 2017

4

LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação Democrática: a revolução escolar iminente. 1.ed. Petrópolis-RJ: Rio de Janeiro, 2023.

5

BALL, Stephen J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 29 jul. 2025.

6

APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade@p0 Trad. Lilia Loman. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017

7

CABALUZ D., J. Fabián. Educación y “adoctricamiento ideológico”. Una lectura crítica del discurso de la ultraderecha. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2024.

8

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.

9

LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O estudo como uso não apropriativo do bem comum. In: CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, p. 215-234.

10

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. A invenção da educação e o Estado educador. Pedagogia e Governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

11

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014

12

VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educação & Sociedade [online]. 2003, v. 24, n. 82

13

VEIGA-NETO, A.; NOGUERA RAMÍREZ, C. E. Gubernamentalidad neoliberal: implicaciones para la educación. Revista Educación y Pedagogía, [S. l.], v. 22, n. 58, p. 213–235, 2011. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9748. Acesso em: 29 jul. 2025.

obs:Textos adicionais forma encaminhados aos mestrandos e doutorandos.

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