PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
PROFESSOR |
Madalena Pereira da Silva, Cristina Keiko Yamaguchi, Rodrigo Broering, Jaime Farias Dresch |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
0-17267 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a alfabetização midiática e informacional em ambientes digitais durante formação no ensino superior. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
– Capacitar o graduando para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. – Potencializar o uso de linguagens com ferramentas digitais. – Conhecer características de aprendizagem virtual em rede. – Desenvolver conhecimento colaborativamente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Ambientação ao AVA Ensino superior e educação a distância |
20 |
2 |
• Informática básica; |
20 |
3 |
• Comunidades de aprendizagem virtual; |
20 |
4 |
• Ambientes colaborativos |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Fórum temático, Trabalho Individual. Trabalho em Grupo. Fórum Temático, Mapa mental. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Final Presencial |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
14/11/2025 |
x |
28/11/2025 |
||||
1.5 Fórum |
1 e 2 |
x |
x |
x |
0.5 |
29/08/2025 |
|
|
||||
1.7 Atividade Avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
29/08/2025 |
x |
26/09/2025 |
||||
2.5 Atividade Avaliativa |
2 |
x |
x |
x |
1 |
29/08/2025 |
x |
26/09/2025 |
||||
3.3 Fórum |
3 e 4 |
x |
x |
x |
1 |
24/10/2025 |
|
|
||||
3.6 Atividade Avaliativa |
3 |
x |
x |
x |
0.9 |
26/09/2025 |
x |
24/10/2025 |
||||
4.7 Atividade Avaliativa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
03/10/2025 |
x |
24/10/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
RUI FAVA. Educação para o século XXII. 1. São Paulo: Saraiva Uni, 2016. PDF. ISBN 978-85-472-0494-5. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-472-0494-5. |
|||||||||||
2 |
MARTHA GABRIEL. Inteligência artificial. 1. São Paulo. E-Book. ISBN 9786559773336. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559773336. |
|||||||||||
3 |
SANMYA FEITOSA TAJRA. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. 1. São Paulo: Érica, 2014. PDF. ISBN 9788536522203. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522203. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
EMERSON FREIRE.; SUELI SOARES DOS SANTOS BATISTA. Sociedade e tecnologia na era digital. 1. São Paulo: Érica, 2014. PDF. ISBN 9788536522531. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522531. |
|||||||||||
2 |
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2. |
|||||||||||
3 |
ANTONIO SIEMSEN MUNHOZ. Qualidade de Ensino nas Grandes Salas de Aula. 1. São Paulo: Saraiva, 2016. PDF. ISBN 978-85-472-0097-8. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-472-0097-8. |
|||||||||||
4 |
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2017. 345 p. ISBN 8522442398. |
|||||||||||
5 |
SANTOS, Vanice dos. Ágora digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente de aprendizagem. Jundiaí: Paco editorial, 2013. ISBN 9788581482743. |
|||||||||||
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |