UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Tecnologias da Informação e Comunicação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Direito

ESTRUTURA CURRICULAR

Direito Not Par041/22

PROFESSOR

Madalena Pereira da Silva, Cristina Keiko Yamaguchi, Rodrigo Broering, Jaime Farias Dresch


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tecnologias da Informação e Comunicação

0-17267

4

80


EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.


OBJETIVO GERAL

Promover a alfabetização midiática e informacional em ambientes digitais durante formação no ensino superior.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Capacitar o graduando para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. – Potencializar o uso de linguagens com ferramentas digitais. – Conhecer características de aprendizagem virtual em rede. – Desenvolver conhecimento colaborativamente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Ambientação ao AVA Ensino superior e educação a distância
• Netiquetas;
• Plágio.

20

2

• Informática básica;
• Editoração e formatação de textos acadêmicos de acordo com as normas técnicas da ABNT;
• Apresentações digitais;
• Construção de mapas mentais;
• Ferramentas, linguagens em formações culturais. 20h Trabalho em Grupo

20

3

• Comunidades de aprendizagem virtual;
• Mudança de paradigma;
• Aprendizagem em rede;
• Universidades virtuais.

20

4

• Ambientes colaborativos
• Características de ambientes colaborativos
• Espaços de aprendizagem

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Fórum temático, Trabalho Individual. Trabalho em Grupo. Fórum Temático, Mapa mental.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Final Presencial

Todas

x

x

x

5.1

14/11/2025

x

28/11/2025

1.5 Fórum

1 e 2

x

x

x

0.5

29/08/2025

1.7 Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

29/08/2025

x

26/09/2025

2.5 Atividade Avaliativa

2

x

x

x

1

29/08/2025

x

26/09/2025

3.3 Fórum

3 e 4

x

x

x

1

24/10/2025

3.6 Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.9

26/09/2025

x

24/10/2025

4.7 Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

03/10/2025

x

24/10/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

RUI FAVA. Educação para o século XXII. 1. São Paulo: Saraiva Uni, 2016. PDF. ISBN 978-85-472-0494-5. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-472-0494-5.

2

MARTHA GABRIEL. Inteligência artificial. 1. São Paulo. E-Book. ISBN 9786559773336. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559773336.

3

SANMYA FEITOSA TAJRA. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. 1. São Paulo: Érica, 2014. PDF. ISBN 9788536522203. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522203.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

EMERSON FREIRE.; SUELI SOARES DOS SANTOS BATISTA. Sociedade e tecnologia na era digital. 1. São Paulo: Érica, 2014. PDF. ISBN 9788536522531. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522531.

2

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2.

3

ANTONIO SIEMSEN MUNHOZ. Qualidade de Ensino nas Grandes Salas de Aula. 1. São Paulo: Saraiva, 2016. PDF. ISBN 978-85-472-0097-8. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-472-0097-8.

4

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2017. 345 p. ISBN 8522442398.

5

SANTOS, Vanice dos. Ágora digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente de aprendizagem. Jundiaí: Paco editorial, 2013. ISBN 9788581482743.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática