|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Engenharia Mecânica |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par046/22 |
|
PROFESSOR |
RODRIGO BRANCO |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Cálculo I |
0-19123 |
1º |
6 |
120 |
|
EMENTA |
|||
|
Expressões algébricas e equações. Funções algébricas e transcendentes. Limites. Derivadas. Aplicações de Derivada. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Propiciar a compreensão dos conceitos, das técnicas de cálculos básicos de matemática para desenvolver habilidades de implementação desses conceitos e técnicas em problemas nos quais eles se constituem como modelos mais adequados. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
• Revisar e aprofundar os conceitos de expressões algébricas e equações, funções algébricas e transcendentes; • Apresentar e aprofundar o conceito de limite; • Estudar o conceito de derivada de uma função, desenvolvendo competências para tratar de derivadas de funções simples e de funções compostas; • Contextualizar e formalizar teorias e definições a respeito das aplicações da derivada de uma função de uma variável. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Apresentações de professor e alunos. Apresentação da disciplina. Apresentação do plano de ensino |
18 |
|
2 |
2.Funções Algébricas e Transcendentes |
18 |
|
3 |
3.Limites |
30 |
|
4 |
4. Derivadas |
40 |
|
5 |
5. Aplicações da Derivada |
14 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 24 aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Resoluções de listas de exercícios propostas. |
||
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
- Compreensão dos princípios fundamentais do cálculo. - Conhecimento em técnicas de cálculo, n resolução de problemas. - Familiaridade com ferramentas da matemática utilizadas no cálculo de limites, derivadas. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Habilidade para aplicar as técnicas de cálculo na resolução de problemas. - Capacidade de analisar e interpretar resultados obtidos. - Habilidade para elaborar e analisar gráficos. - Articular saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Comprometimento com a ética acadêmica, promovendo transparência e responsabilidade. - Abertura para explorar e adotar novas técnicas e ferramentas do cálculo. - Curiosidade e disposição para investigar e abordar temas relevantes através do cálculo. - Senso crítico na interpretação de informações e dos resultados calculados. - Agir com interesse e curiosidade durante sua formação acadêmica. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Outras |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação integrativa |
Todas |
|
|
|
1 |
31/10/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3 |
06/09/2025 |
x |
20/09/2025 |
||||
|
Avaliação 02 |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3 |
18/10/2025 |
x |
30/10/2025 |
||||
|
Avaliação 03 |
1, 2, 3,4, e 5 |
x |
x |
x |
3 |
29/11/2025 |
x |
04/12/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
DEMANA, Franklin D. et al. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379. |
|||||||||||
|
2 |
FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limitte, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152 |
|||||||||||
|
3 |
STEWART, James. Cálculo. 6.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2011. 1151 p. ISBN 9788522106608 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 7, 273 p. ISBN 85-7056-046-X. |
|||||||||||
|
2 |
ANTONIO CORDEIRO FILHO. Cálculo atuarial aplicado: teoria e aplicações - exercícios resolvidos e propostos. 2. São Paulo: Atlas, 2014. PDF. ISBN 9788522487790. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522487790. |
|||||||||||
|
3 |
MORETTIN, Pedro Alberto; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton Oliveira. Cálculo: func¸o~es de uma e va´rias varia´veis. 3. ed. São Paulo: Saraiva Uni, 2016. 1 recurso online (449 p.). ISBN 9788547201128. |
|||||||||||
|
4 |
AYRES JÚNIOR, Frank. Álgebra e cálculo: Resumo da teoria, 371 problemas resolvidos, 308 problemas propostos. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1974. 368 p. (Coleção Schaum) 7713 |
|||||||||||
|
5 |
MARK RYAN. Cálculo para leigos. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. PDF. ISBN 9786555206845. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555206845. |
|||||||||||
|
obs:Observações |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |