PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR | João Vinicius Zanella Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Hidráulica e Pneumática | 0-19856 | 6º | 4 | 80 |
EMENTA |
Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos, componentes principais, circuitos hidráulicos e pneumáticos fundamentais. Eletropneumática. Sensores: tipos básicos, características, campo de aplicação. Normas técnicas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades básicas referentes a componentes pneumáticos/hidráulicos aplicados no comando de máquinas, equipamentos, e dispositivos industriais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Adquirir conhecimento e desenvolver a capacidade de compreensão dos principais componentes empregados em circuitos pneumáticos/hidráulicos, seu funcionamento e aplicações industriais; Esquemas pneumáticos/hidráulicos e símbolos gráficos utilizados na representação de circuitos de comando e movimento de máquinas e equipamentos industriais; Normas de segurança no manuseio de equipamentos pneumáticos/hidráulicos, ferramentas e instrumentos; Dimensionamento dos principais elementos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Introdução | 8 |
2 | Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos; Componentes principais | 20 |
3 | Circuitos Pneumáticos e Hidráulicos | 20 |
4 | Eletropneumática | 20 |
5 | Normas Técnicas e Aplicações. | 12 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de exercícios. | |
Estratégias:AEX / ARM / EX / LAB AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado pela capacidade de assimilação, reflexão e posicionamento a respeito dos assuntos tratados em sala de aula e em laboratório. | ||||||||
HABILIDADES | Será observado suas habilidades em comunicar-se verbalmente e/ou de forma escrita, em realizar leitura e refletir a respeito dos assuntos tratados, capacidade de propor soluções aos casos estudados. | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, interesse, comprometimento e capacidade individual e coletiva de relacionamento. | ||||||||
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 1 | 1, 2 | x | x | x | 2 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 | 3, 4 | x | x | x | 3 | A definir |
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Avaliação 3 | 3, 4, 5 | x | x | x | 4 | A definir | x | A definir | |
Integrativa | - | x | x | x | 1 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FIALHO, Arivelto Bustamante. Automação hidráulica: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2014. |
2 | ______. Automação pneumática: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 4. ed. São Paulo: Érica, 2006. |
3 | STEWART, Harry L. Pneumática & hidráulica. 3.ed. São Paulo: Hemus, 2013. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BONACORSO, Nelso Gauze; NOLL, Valdir. Automação eletropneumática. 12. ed. São Paulo: Erica, 2013. Recurso online. |
2 | FESTO DIDACTIC. Introdução à pneumática. S. L.: Festo Didactic, 1999. |
3 | MORAES, Cícero Couto de. Engenharia de automação industrial. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. |
4 | BONACORSO, Nelso Gauze; NOLL, Valdir. Automação eletropneumática. 9.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 137 p. (Estude E Use. Série Matemática) ISBN 8571944253 |
5 | FIALHO, Arivelto Bustamante. Automação hidráulica: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 3.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 284 p. ISBN 8571948925 |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
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