PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR | Alexsandre Paim Ribeiro |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Elementos de Máquinas II | 0-19854 | 6º | 4 | 80 |
EMENTA |
Engrenagens de dentes retos. Engrenagens helicoidais. Engrenagens cônicas. Parafuso e coroa sem fim. Molas de compressão. Molas de extensão. Molas de torção. Molas Belleville. Parafusos de potência. Parafusos de fixação. Freios e embreagens. Correias e correntes. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os métodos de análise e concepção das máquinas, bem como, os elementos que compõem máquinas em geral. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Diferenciar os tipos de Elementos de Máquinas conforme sua aplicabilidade, de acordo com o processo de utilização mais indicados. Efetuar o dimensionamento dos elementos para a correta aplicação em máquinas e equipamentos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Correias e correntes. | 20 |
2 | Engrenagens de dentes retos. Engrenagens helicoidais. Engrenagens Cônicas. Parafuso e coroa sem fim. | 20 |
3 | Parafusos de Potência. Parafusos de fixação. Freios e Embreagens.. | 20 |
4 | Molas de compressão. Molas de Extensão. Molas de torção. Molas Belleville | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de caso envolvendo todo o conteúdo programático. | |
Estratégias:Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Atividades pedagógicas escritas; Experiências práticas; Apresentação de trabalhos; Prova acerca do assunto tratado. | ||||||||
HABILIDADES | Habilidade em utilizar o conteúdo teórico na resolução de problemas e associação com problemas de ordem prática. | ||||||||
ATITUDES | Participação, pontualidade, curiosidade, criticidade. | ||||||||
OUTRAS | Resolução de exercícios e aplicação de trabalhos práticos. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 1 | A definir |
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Avaliação 1 | 1 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 | 2,3 |
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| 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 3 | 3,4 | x | x | x | 3 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | MELCONIAN, Sarkis. Elementos de máquinas. 11. ed. São Paulo: Érica, 2019. 1 recurso online (66 p. ISBN 9788536530437. |
2 | CUNHA, Lamartine Bezerra da. Elementos de máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 319p. ISBN 9788521614555. |
3 | RICHARD G. BUDYNAS, J. Keith Nisbeth. Elementos de Máquinas de Shigley. McGraw Hill Brasil 2016 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J. Keith. Elementos de máquinas Shigley. 10.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2016. 1073p. ISBN 9788580555547. |
2 | ROBERT C. JUVINALL; KURT M. MARSHEK; KURT M. MARSHEK. Fundamentos do projeto de componentes de máquinas. 5. Rio de Janeiro. E-Book. ISBN 9788521630715. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521630715. |
3 | HIBBELER, R. C.; SILVA, Fernando Ribeiro da. Resistência dos materiais. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 701 p. ISBN 8521612281 |
4 | JACK A. COLLINS. Projeto mecânico de elementos de máquinas. 2. Rio de Janeiro. E-Book. ISBN 9788521636243. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521636243. |
5 | NIEMANN, Gustav. Elementos de máquinas. São Paulo: Blucher, 2006. 169 p. ISBN 8521200358 |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
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