PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR | Paulo Roberto Oliveira de Sa |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Eletrônica | 0-19853 | 6º | 2 | 40 |
EMENTA |
Representação de dados digitais e analógicos. Sistemas de numeração. Aritmética binária e decimal. Álgebra booleana. Métodos de simplificação de expressões booleanas. Circuitos lógicos digitais: circuitos combinatórios. Circuitos sequenciais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento teórico e prático da aplicação e implementação de circuitos lógicos digitais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar os conceitos de sistemas digitais; • Apresentar sistemas combinacionais e sequenciais e suas aplicações; • Simular e implementar circuitos combinacionais e sequenciais; • Introduzir a programação de microcontroladores, utilizando os conceitos apresentados durante o semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Representações Numéricas | 4 |
2 | Álgebra de Boole: postulados e teoremas | 6 |
3 | Circuitos Lógicos Digitais | 4 |
4 | Introdução a Famílias Lógicas | 6 |
5 | Circuitos Lógicos Combinacionais | 4 |
6 | Circuito Lógicos Sequenciais | 6 |
7 | Codificadores e Decodificadores | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 6 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de exercícios. | |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | CONHECIMENTOS BASICOSA DE TODOS OS MODULOS E CAPACIDADE DE REALIZAR EXERCICIOS E ATIVIDADES COM APOIO DO MATERIAL | ||||||||
HABILIDADES | HABILIDADES COM PROGRAMAS SIMULADORES DE CIRCUITOS | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, respeito mútuo, participação, resolução de tarefa de casa | ||||||||
OUTRAS |
| ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | - | X | X | X | 1 | A definir |
| Não se aplica | |
Prova 1 | 1 e 2 |
|
|
| 3.5 | A definir | x | A definir | |
Prova 2 | 3,4, e 5 |
|
|
| 3.5 | A definir | x | A definir | |
Trabalho final | 6 e 7 |
|
|
| 2 | A definir |
|
| |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BOYLESTAD, Robert. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. |
2 | CIPELLI, Antonio Marco V; MARKUS, Otávio; SANDRINI, Waldir. Teoria e desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos. 23. ed. São Paulo: Erica, 2008. Recurso online. |
3 | MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 7. ed. São Paulo: Makron, 2007. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ALBUQUERQUE, Rômulo Oliveira. Análise de circuitos em corrente alternada. São Paulo:
Érica, 2012. |
2 | GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. Rio de Janeiro: Bookman, 2009. |
3 | IDOETA, Ivan Valeije; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de eletrônica digital. 41. ed. São Paulo: Érica, 2014. |
4 | LOURENÇO, Antonio Carlos de et al. Circuitos digitais. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012. |
5 | BANZI, Massimo. Primeiros passos com o Arduino. São Paulo: O`Reilly, 2011. 151p. ISBN 9788575222904 |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |