PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Oliveira de Sa |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Eletrônica |
0-19853 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Representação de dados digitais e analógicos. Sistemas de numeração. Aritmética binária e decimal. Álgebra booleana. Métodos de simplificação de expressões booleanas. Circuitos lógicos digitais: circuitos combinatórios. Circuitos sequenciais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento teórico e prático da aplicação e implementação de circuitos lógicos digitais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar os conceitos de sistemas digitais; • Apresentar sistemas combinacionais e sequenciais e suas aplicações; • Simular e implementar circuitos combinacionais e sequenciais; • Introduzir a programação de microcontroladores, utilizando os conceitos apresentados durante o semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Representações Numéricas |
4 |
2 |
Álgebra de Boole: postulados e teoremas |
6 |
3 |
Circuitos Lógicos Digitais |
4 |
4 |
Introdução a Famílias Lógicas |
6 |
5 |
Circuitos Lógicos Combinacionais |
4 |
6 |
Circuito Lógicos Sequenciais |
6 |
7 |
Codificadores e Decodificadores |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
CONHECIMENTOS BASICOSA DE TODOS OS MODULOS E CAPACIDADE DE REALIZAR EXERCICIOS E ATIVIDADES COM APOIO DO MATERIAL |
|||||||||||
HABILIDADES |
HABILIDADES COM PROGRAMAS SIMULADORES DE CIRCUITOS |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, respeito mútuo, participação, resolução de tarefa de casa |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
prova 1 |
1 e 2 |
|
|
|
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
prova 2 |
3,4, e 5 |
|
|
|
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
trabalho final |
6 e 7 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
IDOETA, Ivan Valeije; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de eletrônica digital. 36.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1998. 524 p. ISBN 8571940193 |
|||||||||||
2 |
BIGNELL, James W.; DONOVAN, Robert L. Eletrônica digital: Lógica seqüêncial. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 10295 ISBN 85-346-0380-4 |
|||||||||||
3 |
BIGNELL, James W.; DONOVAN, Robert L. Eletrônica digital: Lógica seqüêncial. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 10295 ISBN 85-346-0380-4 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MALVINO, Albert Paul. Eletrônica digital: princípios e aplicações, lógica combinacional. Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1987. 355 p |
|||||||||||
2 |
SHIBATA, Wilson M. Eletrônica digital: Teoria e experiência. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1989. 16447 |
|||||||||||
3 |
CAPUANO, Francisco Gabriel. Exercícios de eletrônica digital. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1991. 183 p. 16459 |
|||||||||||
4 |
LOURENÇO, Antonio Carlos de; CRUZ, Eduardo Cesar Alves; FERREIRA, Sabrina Rodero; CHOUERI JÚNIOR, Salomão. Circuitos digitais. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1996. 321 p.:il (Coleção estude e use. série eletrônica digital) ISBN 85-7194-320-6 |
|||||||||||
5 |
BANZI, Massimo. Primeiros passos com o Arduino. São Paulo: O`Reilly, 2011. 151p. ISBN 9788575222904 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |