UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Mecânica - Eletrônica - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2025/2

 

CURSO

Engenharia Mecânica

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Mecânica Par046/22

PROFESSOR

Paulo Roberto Oliveira de Sa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Eletrônica

0-19853

2

40

 

EMENTA

Representação de dados digitais e analógicos. Sistemas de numeração. Aritmética binária e

decimal. Álgebra booleana. Métodos de simplificação de expressões booleanas. Circuitos

lógicos digitais: circuitos combinatórios. Circuitos sequenciais.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento teórico e prático da aplicação e implementação de circuitos lógicos digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar os conceitos de sistemas digitais; • Apresentar sistemas combinacionais e sequenciais e suas aplicações; • Simular e implementar circuitos combinacionais e sequenciais; • Introduzir a programação de microcontroladores, utilizando os conceitos apresentados durante o semestre.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Representações Numéricas
Sistema de Numeração
Aritmética Binária

4

2

Álgebra de Boole: postulados e teoremas

6

3

Circuitos Lógicos Digitais
Funções e Portas Lógicas
Simplificação de Circuitos Lógicos

4

4

Introdução a Famílias Lógicas

6

5

Circuitos Lógicos Combinacionais

4

6

Circuito Lógicos Sequenciais

6

7

Codificadores e Decodificadores
Circuitos Aritméticos
Multiplexadores e Demultiplexadores
Memórias

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 6 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de exercícios.

 

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

CONHECIMENTOS BASICOSA DE TODOS OS MODULOS E CAPACIDADE DE REALIZAR EXERCICIOS E ATIVIDADES COM APOIO DO MATERIAL

HABILIDADES

HABILIDADES COM PROGRAMAS SIMULADORES DE CIRCUITOS

ATITUDES

Assiduidade, respeito mútuo, participação, resolução de tarefa de casa

OUTRAS

 

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

-

X

X

X

1

A definir

 

Não se aplica

Prova 1

1 e 2

 

 

 

3.5

A definir

x

A definir

Prova 2

3,4, e 5

 

 

 

3.5

A definir

x

A definir

Trabalho final

6 e 7

 

 

 

2

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOYLESTAD, Robert. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. Rio de Janeiro:

LTC, 2012.

2

CIPELLI, Antonio Marco V; MARKUS, Otávio; SANDRINI, Waldir. Teoria e desenvolvimento

de projetos de circuitos eletrônicos. 23. ed. São Paulo: Erica, 2008. Recurso online.

3

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 7. ed. São Paulo: Makron, 2007.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALBUQUERQUE, Rômulo Oliveira. Análise de circuitos em corrente alternada. São Paulo:

 

Érica, 2012.

2

GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

3

IDOETA, Ivan Valeije; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de eletrônica digital. 41. ed.

São Paulo: Érica, 2014.

4

LOURENÇO, Antonio Carlos de et al. Circuitos digitais. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.

5

BANZI, Massimo. Primeiros passos com o Arduino. São Paulo: O`Reilly, 2011. 151p. ISBN 9788575222904

obs:

 

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