PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia Mecânica Par774/17 |
PROFESSOR | Carlos Eduardo de Liz |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Supervisionado Curricular | 0-17540 | 10 | 8 | 160 |
EMENTA |
Projeto de estágio. Desenvolvimento de atividades de estágio em empresas e instituições de forma aplicada, contemplando a articulação teoria de pratica de ensino, pesquisa e extensão. Relatório final. |
OBJETIVO GERAL |
O Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica objetiva o complemento do ensino diante da realidade profissional, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico-científico e de treinamento prático. Permitindo ao aluno integrar prática e teoria, obtendo uma visão ampla das estruturas empresariais privadas ou públicas. Proporcionando uma relação importante entre Universidade e Empresa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Despertar a vocação profissional em diferentes áreas de conhecimento o qual possibilite uma visão global das diversas atividades desenvolvidas pelo engenheiro mecânico; 2) Proporcionar o contato com outras pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, formação profissional e níveis hierárquicos. Devendo interagir com os operários, técnicos, pessoal de nível superior, dirigentes da empresa e outros profissionais. Propiciando experiência no campo do relacionamento humano; 3) Prover os alunos de capacidade técnica, interpretativa e construtiva do relatório de estágio, compreendendo estratégias metodológicas, estrutura e desenvolvimento; 4) Estreitar a relação campo de estágio e teoria acadêmica, devendo o aluno utilizar os conhecimentos adquiridos na Universidade e aplicá-los no estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Estágio supervisionado, acompanhado pelo supervisor de estágios do curso de engenharia mecânica, por orientador com conhecimento na área de estudo e do supervisor de estágio da empresa. | 160 |
| TOTAL DE HORAS | 160 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; SE –Seminário; SI – Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e das práticas no campo de estágio. | ||||||||
HABILIDADES | Será observado pelo supervisor da empresa, orientador e supervisor de estágios a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos, bem como de relacionamento com demais colegas de estágio na empresa e sala de aula. | ||||||||
ATITUDES | Será observado a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais apresentadas pelo orientador e supervisor de estágio e relatadas em ficha de avaliação. | ||||||||
OUTRAS | Avaliação pelo orientador; Avaliação pelo supervisor na empresa; Avaliação pelo supervisor de estágios nas aulas presenciais. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação do projeto de estágio | 1 | x | x | x | 5 | 24/09/2025 |
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Avaliação relatório final | 2 | x | x | x | 5 | 26/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | KESTRING, Silvestre; BRANCHER, Almerindo; SCHWAB, Aparecida Beduschi. Metodologia do trabalho acadêmico: orientações para a sua elaboração. Blumenau: Editora Acadêmica, 2001. 81 p. ISBN 8587357085. |
2 | BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: (TCC) : ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato-sensu. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 116 p. ISBN 9788522450800. |
3 | ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3. ed.rev.e atual. Curitiba: Juruá, 2008. 98 p. ISBN 9788536219141. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1980. 159 p. |
2 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 335 p. ISBN 85-249-0050-4. |
3 | ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 308 p. ISBN 85-224-4049-2. |
4 | CORTEZ, Julpiano Chaves. O estágio de estudantes na empresa. São Paulo: Ltr Editora Ltda., [19--]. 96 p. 6351 |
5 | EMÍLIO J. M. ARRUDA FILHO.; MILTON CORDEIRO FARIAS FILHO. Planejamento da pesquisa científica, 2ª edição. 2. São Paulo: Atlas, 2015. PDF. ISBN 9788522495351. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522495351. |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
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