PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par774/17 |
PROFESSOR |
Carlos Eduardo de Liz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado Curricular |
0-17540 |
10 |
8 |
160 |
EMENTA |
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Projeto de estágio. Desenvolvimento de atividades de estágio em empresas e instituições de forma aplicada, contemplando a articulação teoria de pratica de ensino, pesquisa e extensão. Relatório final. |
OBJETIVO GERAL |
O Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica objetiva o complemento do ensino diante da realidade profissional, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico-científico e de treinamento prático. Permitindo ao aluno integrar prática e teoria, obtendo uma visão ampla das estruturas empresariais privadas ou públicas. Proporcionando uma relação importante entre Universidade e Empresa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Despertar a vocação profissional em diferentes áreas de conhecimento o qual possibilite uma visão global das diversas atividades desenvolvidas pelo engenheiro mecânico; 2) Proporcionar o contato com outras pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, formação profissional e níveis hierárquicos. Devendo interagir com os operários, técnicos, pessoal de nível superior, dirigentes da empresa e outros profissionais. Propiciando experiência no campo do relacionamento humano; 3) Prover os alunos de capacidade técnica, interpretativa e construtiva do relatório de estágio, compreendendo estratégias metodológicas, estrutura e desenvolvimento; 4) Estreitar a relação campo de estágio e teoria acadêmica, devendo o aluno utilizar os conhecimentos adquiridos na Universidade e aplicá-los no estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio supervisionado, acompanhado pelo supervisor de estágios do curso de engenharia mecânica, por orientador com conhecimento na área de estudo e do supervisor de estágio da empresa. |
160 |
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TOTAL DE HORAS |
160 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; SE –Seminário; SI – Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e das práticas no campo de estágio. |
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HABILIDADES |
Será observado pelo supervisor da empresa, orientador e supervisor de estágios a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos, bem como de relacionamento com demais colegas de estágio na empresa e sala de aula. |
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ATITUDES |
Será observado a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais apresentadas pelo orientador e supervisor de estágio e relatadas em ficha de avaliação. |
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OUTRAS |
Avaliação pelo orientador; Avaliação pelo supervisor na empresa; Avaliação pelo supervisor de estágios nas aulas presenciais. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação do projeto de estágio |
1 |
x |
x |
x |
5 |
24/09/2025 |
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Avaliação relatório final |
2 |
x |
x |
x |
5 |
26/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KESTRING, Silvestre; BRANCHER, Almerindo; SCHWAB, Aparecida Beduschi. Metodologia do trabalho acadêmico: orientações para a sua elaboração. Blumenau: Editora Acadêmica, 2001. 81 p. ISBN 8587357085. |
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2 |
BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: (TCC) : ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato-sensu. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 116 p. ISBN 9788522450800. |
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3 |
ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3. ed.rev.e atual. Curitiba: Juruá, 2008. 98 p. ISBN 9788536219141. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1980. 159 p. |
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2 |
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 335 p. ISBN 85-249-0050-4. |
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3 |
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 308 p. ISBN 85-224-4049-2. |
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4 |
CORTEZ, Julpiano Chaves. O estágio de estudantes na empresa. São Paulo: Ltr Editora Ltda., [19--]. 96 p. 6351 |
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5 |
EMÍLIO J. M. ARRUDA FILHO.; MILTON CORDEIRO FARIAS FILHO. Planejamento da pesquisa científica, 2ª edição. 2. São Paulo: Atlas, 2015. PDF. ISBN 9788522495351. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522495351. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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