PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia Mecânica Par774/17 |
PROFESSOR | Fabricio Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Projeto Mecânico | 0-17533 | 8º | 4 | 80 |
EMENTA |
Aplicação de filosofias de concepção, normas técnicas, paronização e ergonomia. Projeto de equipamentos mecânicos. Projeto de instalações industriais. Tubulações. Execução de memorial de cálculo, croquis e desenhos de fabricação em Software. Análise e otimização de equipamentos mecânicos. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver conhecimento teórico sobre o processo, métodos e ferramentas de apoio ao projeto; estimular o processo criativo na solução de problemas técnicos, visando à busca de soluções alternativas nas diversas fases de desenvolvimento do projeto de um produto - dando ênfase aos fatores a considerar e as técnicas adotadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender processos específicos sobre custos, leis, normas e meio ambiente. Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe na geração e avaliação de ideias, bem como na apresentação dos resultados de projeto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Introdução a metodologia de desenvolvimento de produtos; | 28 |
2 | Projeto informacional. | 8 |
3 | Projeto conceitual. | 12 |
4 | Projeto preliminar. | 8 |
5 | Projeto detalhado. | 8 |
6 | Projeto e engenharia auxiliados por computador. | 4 |
7 | Coeficientes de segurança e normas do projeto. | 4 |
8 | PMBOK (Project Management Body of Knowledge) | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Exercícios de fixação de conteúdo | |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Atividades pedagógicas escritas; Experiências práticas; Apresentação de trabalhos; Prova acerca do assunto tratado. | ||||||||
HABILIDADES | Habilidade em utilizar o conteúdo teórico na resolução de problemas e associação com problemas de ordem prática. | ||||||||
ATITUDES | Atitudes pró-ativas no sentido de captar o aprendizado e para que a aula transcorra de forma sequenciada. | ||||||||
OUTRAS |
| ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 1 | 1 | x | x | x | 3 | 09/09/2025 | x | 16/09/2025 | |
Avaliação 2 | 2, 3, 4, 5 | x | x | x | 3 | 04/11/2025 | x | 11/11/2025 | |
Avaliação 3 | 6, 7, 8 |
|
|
| 3 | 02/12/2025 |
|
| |
Integrativa |
| x | x | x | 1 | 21/10/2025 |
|
| |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | KERZNER, H. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Blucher, 2011. |
2 | MENDES, L. A. L. Projeto Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2011. |
3 | PHAL, G. et al. Projeto na Engenharia. São Paulo: Blucher, 2005. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | NELSON CASAROTTO FILHO. Elaboração de projetos empresarias. 2. São Paulo: Atlas, 2016. E-Book. ISBN 9788597008180. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597008180. |
2 | PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos - Guia Pmbok. 4. Project Management Inst-id 2009 ISBN 1933890703 |
3 | OMAR MOORE DE MADUREIRA. Metodologia do projeto. 2. São Paulo: Blucher, 2015. PDF. ISBN 9788521209140. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521209140. |
4 | ERIC S. NORMAN, Shelly A. Brotherton, Robert T. Fried. Estruturas Analíticas de Projeto. 1. São Paulo: Blucher, 2009. PDF. ISBN 9788521218067. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521218067. |
5 | CLEMENTE, Ademir. Projetos empresariais e públicos. 1.ed. 2.tir. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1998. 341 p. ISBN 8522418276 |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |