PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR |
Nathielle Waldrigues Branco |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19301 |
2º |
3 |
60 |
EMENTA |
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Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina. Introdução ao conceito de extensão universitária. Diretrizes e metodologias para elaboração de projetos. |
10 |
2 |
Modalidades de práticas extensionistas. |
20 |
3 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
30 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos |
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HABILIDADES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
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ATITUDES |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
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2 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
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3 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. 141 p. (Cadernos Pedagógicos do Liberdad) ISBN 8585819014 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 2014. |
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2 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1995. 193 p. (Coleção Magistério) 10762 ISBN 853080307-8 |
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3 |
SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. |
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4 |
PROEXT: Programa de apoio à extensão universitária voltado para as políticas públicas. Brasília: Min. da Educação,. |
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5 |
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ. Fórum de extensão universitária da Acafe (6.: 2005 : Chapecó,SC): a extensão universitária : fator de ampliação da ação comunitária e pública. Chapecó: Argos, 2005. 279 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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