UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Mecânica - Física II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2

 

CURSO

Engenharia Mecânica

ESTRUTURA CURRICULAR

EC3 - Par-046/22

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 522/22

PROFESSOR

JOSÉ ERNANI BENDER

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Física II

0-19298

4

80

 

EMENTA

Estática do ponto material. Corpos rígidos: Sistemas equivalentes de forças. Equilíbrio dos corpos rígidos. Forças distribuídas. Centroides e baricentros. Introdução à análise de estruturas: Treliças simples, máquinas simples. Forças em vigas e cabos. Experimentos de laboratório.

OBJETIVO GERAL

A Física, no curso de Engenharia Mecânica, deve levar em conta a formação profissional dos universitários, fazendo com que adquiram base teórica suficiente para cursar as disciplinas das áreas de estrutura, de hidráulica e de todas que envolvam a análise vetorial de forças distribuídas e concentradas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 – Estudar as condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso através dos sistemas de forças e da determinação das suas forças resultantes.

2 – Estabelecer os conceitos de Momento Estático, Torque e Binário como ferramentas indispensáveis para a análise do equilíbrio de corpos extensos.

3 – Fazer a determinação do centro de gravidade (baricentro) dos corpos extensos e dos centróides, através de processos gráficos e matemáticos. Definição de cargas distribuídas e de vínculos em estruturas (apoios).

4 – Determinar o equilíbrio de corpos extensos submetidos à cargas distribuídas, concentradas ou simplesmente apoiados.

5 – Introduzir a análise de estruturas, através do estudo das forças distribuídas em vigas, cabos e treliças simples.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Apresentação da disciplina e da forma de avaliação. Estudo dos sistemas de forças aplicadas no ponto material. Determinação do equilíbrio de partículas no plano e no espaço. Determinação da resultante de sistemas de forças no plano e no espaço.

20

Aulas expositivas e dialogadas. Utilização de conteúdos multimídia e laboratório. Exercícios de Aplicação e avaliação.

2

Estudo dos sistemas de forças aplicadas em corpos extensos. Definição de Momento Estático (torque) e Binário; Teorema de Varignon e estudo do equilíbrio de corpos extensos submetidos a forças concentradas.

20

Aulas Expositivas e dialogadas. Utilização de conteúdos multimídia e laboratório. Resolução de exercícios e avaliação.

3

Equilíbrio de corpos rígidos. Determinação do Baricentro e dos Centróides; Estudo de cargas distribuídas e vínculos (reações) em estruturas; Equilíbrio de corpos rígidos submetidos a rígidos submetidos a carregamentos distribuídos.

20

Aulas expositivas e dialogadas. Conteúdo multimídia. Aulas em laboratório. Resolução de Exercícios e avaliação.

4

Introdução a análise de estruturas. Estudo das cargas, reações nos apoios e esforços de compressão, tração, torção e cisalhamento em vigas, cabos e treliças.

20

Aulas expositivas e dialogadas. Utilização de conteúdo multimídia.  Aulas em laboratório.Resolução de exercícios e avaliação.

 

TOTAL DE HORAS

80

 

9

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Confecção de Relatórios de Aulas Práticas.

APE/EX/TIG/ED

 

*Descrição das Estratégias:

AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Testes escritos individuais.

HABILIDADES

Capacidade de relacionar os conhecimentos de outras disciplinas com os abordados nas aulas de Física.

ATITUDES

Participação, envolvimento, disciplina e assiduidade.

OUTRAS

 

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa3

 

X

X

X

1,0

A definir

NÃO SE APLICA

Avaliação 1

01

X

X

X

3,0

A definir

X

A definir

Avaliação 2

02

X

X

X

3,0

A definir

X

A definir

Avaliação 3

03

X

X

X

3,0

A definir

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

³ Avaliação Integrativa do Curso.

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BEER, Ferdinand Pierre. Mecânica vetorial para engenheiros: estática. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

2

HIBBELER, Russell Charles. Estática: mecânica para engenharia. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 

3

MERIAM, James L.; KRAIGE, L. Glenn. Mecânica para engenharia: estática. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BORESI, Arthur P.; SCHMIDT, Richard J. Estática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

2

KAMINSKI, Paulo Carlos. Mecânica geral para engenheiros. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

3

SORIANO, Humberto Lima. Estática das estruturas. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

4

SOUZA, Samuel de. Mecânica do corpo rígido. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2088-4.

5

RUIZ, Carlos Cezar de La Plata. Fundamentos de mecânica para engenharia: estática. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634027.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

 

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