PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC3 - Par-046/22 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 522/22 |
PROFESSOR | JOSÉ ERNANI BENDER |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Física II | 0-19298 | 2º | 4 | 80 |
EMENTA |
Estática do ponto material. Corpos rígidos: Sistemas equivalentes de forças. Equilíbrio dos corpos rígidos. Forças distribuídas. Centroides e baricentros. Introdução à análise de estruturas: Treliças simples, máquinas simples. Forças em vigas e cabos. Experimentos de laboratório. |
OBJETIVO GERAL |
A Física, no curso de Engenharia Mecânica, deve levar em conta a formação profissional dos universitários, fazendo com que adquiram base teórica suficiente para cursar as disciplinas das áreas de estrutura, de hidráulica e de todas que envolvam a análise vetorial de forças distribuídas e concentradas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 – Estudar as condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso através dos sistemas de forças e da determinação das suas forças resultantes. 2 – Estabelecer os conceitos de Momento Estático, Torque e Binário como ferramentas indispensáveis para a análise do equilíbrio de corpos extensos. 3 – Fazer a determinação do centro de gravidade (baricentro) dos corpos extensos e dos centróides, através de processos gráficos e matemáticos. Definição de cargas distribuídas e de vínculos em estruturas (apoios). 4 – Determinar o equilíbrio de corpos extensos submetidos à cargas distribuídas, concentradas ou simplesmente apoiados. 5 – Introduzir a análise de estruturas, através do estudo das forças distribuídas em vigas, cabos e treliças simples. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Apresentação da disciplina e da forma de avaliação. Estudo dos sistemas de forças aplicadas no ponto material. Determinação do equilíbrio de partículas no plano e no espaço. Determinação da resultante de sistemas de forças no plano e no espaço. | 20 | Aulas expositivas e dialogadas. Utilização de conteúdos multimídia e laboratório. Exercícios de Aplicação e avaliação. |
2 | Estudo dos sistemas de forças aplicadas em corpos extensos. Definição de Momento Estático (torque) e Binário; Teorema de Varignon e estudo do equilíbrio de corpos extensos submetidos a forças concentradas. | 20 | Aulas Expositivas e dialogadas. Utilização de conteúdos multimídia e laboratório. Resolução de exercícios e avaliação. |
3 | Equilíbrio de corpos rígidos. Determinação do Baricentro e dos Centróides; Estudo de cargas distribuídas e vínculos (reações) em estruturas; Equilíbrio de corpos rígidos submetidos a rígidos submetidos a carregamentos distribuídos. | 20 | Aulas expositivas e dialogadas. Conteúdo multimídia. Aulas em laboratório. Resolução de Exercícios e avaliação. |
4 | Introdução a análise de estruturas. Estudo das cargas, reações nos apoios e esforços de compressão, tração, torção e cisalhamento em vigas, cabos e treliças. | 20 | Aulas expositivas e dialogadas. Utilização de conteúdo multimídia. Aulas em laboratório.Resolução de exercícios e avaliação. |
| TOTAL DE HORAS | 80 |
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9 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Confecção de Relatórios de Aulas Práticas. | APE/EX/TIG/ED | |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
| Para a atenticação do plano de ensino |
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