PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR | Gastao Pericles Lopes Carsten |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Desenho Técnico e Geometria Descritiva | 0-19300 | 2º | 4 | 80 |
EMENTA |
Introdução às técnicas fundamentais. Normas técnicas. Traçado à mão livre. Convenções: letras, símbolos e tipos de linhas em desenho técnico. Cotagem de desenho técnico. Desenho geométrico. Conceitos de geometria projetiva e descritiva. Projeções mongeanas. Projeções ortogonais e oblíquas. Perspectiva. Cortes e seções. Desenho Universal e Acessibilidade. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver conhecimentos relativos ao desenho com a aplicação da geometria descritiva, como modo de representação bi e tri-dimensional de modo a capacitar os estudantes para a interpretação, registro e demonstração de objetos e elementos da realidade, bem como para a compreensão da interface de trabalho entre profissionais que atuam no campo das engenharias. Aplicar técnicas, especialmente no desenho à mão livre e com instrumento, convenções e normas brasileiras como ferramentas apropriadas à apresentação correta do desenho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Promover a familiaridade com as técnicas e os instrumentos de desenho, a fim de oferecer suporte adequado à sua elaboração; 2. Fornecer dados e conteúdo a fim de proporcionar a compreensão da lógica do desenho de representação e do desenho projetivo, com o uso dos diferentes sistemas e ferramentas, bem como das normas vigentes, necessários como interface de trabalho; 3. Capacitar para o domínio da linguagem e simbologia próprias do desenho, das convenções, da escala, do traçado e da caligrafia técnica; 4. Aprofundar os conhecimentos, com base na geometria descritiva, relativos à interpretação e à representação em projeções ortogonais e oblíquas, em duas e três dimensões; 5. Estimular a busca de conhecimento prático complementar através atividades especiais integradas às demais disciplinas e trabalhos dirigidos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Apresentação da disciplina | 4 |
2 | Generalidades: geometria descritiva, classificação dos sistemas projetivos; método mongeano, convenções, épura. | 8 |
3 | Figuras elementares e coordenadas. Estudo do ponto; estudo da reta; estudo do plano: condições, coordenadas, representação e posições (absolutas e relativas). | 12 |
4 | Operações com planos. Verdadeira grandeza, projeções acumuladas e reduzidas, pertinência. Métodos descritivos: classificação, método de mudança do plano de projeção com figuras planas. | 8 |
5 | Operações com volumes. Distâncias e interseções, operações gráficas e aplicações. Planificação: do tridimensional ao bidimensional. Interseção entre planos e sólidos (cortes e seções). | 4 |
6 | Aplicações. Estudos de casos. Construções em desenho e modelos | 12 |
7 | Apresentação das Normas Técnicas | 12 |
8 | Desenho projetivo | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de exercícios. | |
Estratégias:TICs/ARs - AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de trabalhos em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, normas e meios práticos para aplicação em desenhos. | ||||||||
HABILIDADES | tilização correta dos instrumentos de desenho. Aplicação e interpretação de normas técnicas e legais na utilização de desenvolvimento de projetos de engenharia | ||||||||
ATITUDES | Concentração, ética, paciência, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, pró-atividade. | ||||||||
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
INTEGRATIVA |
| x | x | x | 1 | A definir |
| Não se aplica | |
DESENHOS GEOMETRIA | 2-3-4 | x | x | x | 4 | A definir | x | A definir | |
DESENHO TECNICO | 5-6-7-8 | x | x | x | 5 | A definir | x | A definir | |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João. SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. |
2 | BUENO, Claudia Pimentel; PAPAZOGLOU, Rosarita Steil. Desenho técnico para engenharias. Curitiba: Editora Juruá, 2008. 196 p. ISBN 9788536216799 |
3 | CARVALHO, Benjamim de A. Desenho geométrico. Imperial Novo Milênio 2008 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BORGES, Gladys Cabral de Mello. Noções de geometria descritiva : teoria e exercício. Porto alegre Sagra 2011 |
2 | MONTENEGRO, Gildo A. Geometria descritiva. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. v. 1, 178 p. ISBN 9788521201922. |
3 | CUNHA, Luís Veiga da. Desenho técnico. 13. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. |
4 | GILDO A. MONTENEGRO. Desenho arquitetônico. 4. São Paulo: Blucher, 2017. PDF. ISBN 9788521212072. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521212072. |
5 | SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 5. ed. Florianópolis: UFSC, 2009. |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
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