UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Avaliação de Desempenho - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Athos Rodrigo de Moraes Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Avaliação de Desempenho

0-18442

2

40


EMENTA

Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais. Planejamento de Experimentos. Técnicas para Avaliação de Desempenho. Análise de resultado.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno uma compreensão ampla sobre os principais conceitos, métodos e ferramentas utilizados na avaliação de desempenho de sistemas computacionais, com foco na aplicação prática em testes, monitoramento, coleta e análise de logs e métricas de desempenho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: • Compreender os principais conceitos relacionados ao desempenho de sistemas. • Identificar métricas relevantes e técnicas de coleta de dados. • Avaliar diferentes formas de carga de trabalho e seu impacto nos sistemas. • Planejar e conduzir experimentos para análise de desempenho. • Distinguir e aplicar métodos de modelagem analítica e simulação. • Utilizar ferramentas e técnicas estatísticas para interpretar e validar resultados. • Aplicar os conhecimentos adquiridos em estudos de caso e problemas práticos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Módulo 1 – Introdução à Avaliação de Desempenho
• Conceitos básicos: desempenho, escalabilidade, gargalos, throughput, latência.
• Importância da avaliação de desempenho em sistemas modernos.
• Ciclo de avaliação de desempenho.
AEX – ARM

4

2

Módulo 2 – Métricas e Técnicas de Medição
• Métricas comuns: tempo de resposta, utilização, taxa de chegada, entre outros.
• Técnicas de instrumentação e monitoração.
• Uso de ferramentas para coleta de métricas.
AEX – ARM

6

3

Módulo 3 – Carga de Trabalho e Caracterização
• Tipos de carga: interativa, em lote, real-time.
• Técnicas para caracterizar e modelar carga de trabalho.
• Logs e rastreamento de eventos.
AEX – ARM – EC

4

4

Módulo 4 – Planejamento de Experimentos
• Objetivos de experimentos.
• Variáveis independentes e dependentes.
• Repetições, controle de variáveis, randomização.
• Erros experimentais.
AEX – ARM – EC

4

5

Módulo 5 – Modelagem Analítica e Simulação
• Introdução à modelagem analítica: redes de filas, modelos de Markov.
• Fundamentos de simulação: tipos, vantagens e limitações.
• Uso de ferramentas de simulação.
• Aplicações práticas e comparação de abordagens.
AEX – ARM – EC

8

6

Módulo 6 – Análise Estatística de Resultados
• Conceitos estatísticos: média, variância, intervalo de confiança.
• Técnicas de análise: testes de hipótese, análise de variância (ANOVA).
• Visualização e interpretação de dados.
• Validação dos experimentos.
AEX – ARM

6

7

Módulo 7 – Estudo de Caso e Projeto Final
• Aplicação prática dos conceitos em estudo de caso real.
• Definição de objetivos, coleta de dados, análise e proposta de melhorias.
• Apresentação dos resultados e discussão.
AEX – ARM

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

• Avaliados por meio de relatórios técnicos, atividades práticas, estudos de caso e exercícios aplicados. • Verificação do domínio dos conteúdos abordados nos objetivos da disciplina. • Análise da capacidade de aplicar conceitos em contextos reais ou simulados.

HABILIDADES

• Capacidade de compreensão e interpretação de textos e materiais técnicos. • Assimilação e aplicação de novas tecnologias e ferramentas. • Resolução de problemas com criatividade, raciocínio lógico e pensamento crítico. • Comunicação oral e escrita, utilizando terminologia adequada. • Trabalho em equipe, cooperação e contribuição para os objetivos comuns.

ATITUDES

• Participação ativa e engajamento nas atividades em sala. • Responsabilidade e pontualidade na entrega de tarefas. • Organização, disciplina e frequência nas aulas. • Postura ética, respeito e colaboração com colegas e docentes. • Comprometimento com a aprendizagem e evolução pessoal ao longo da disciplina.

OUTRAS

• Não se aplica

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1 a 4

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir

Avaliação 02

5 a 7

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir

Integrativa

Todas

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

JEANINE S. BARRETO; ALINE ZANIN; IZABELLY S. MORAIS; ALINE ZANIN; IZABELLY S. MORAIS. Fundamentos de segurança da informação. 1. Porto Alegre. PDF. ISBN 9788595025875. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595025875.

2

FREITAS FILHO, Paulo José de. Introdução à modelagem e simulação de sistemas: com aplicações em arena. Florianópolis: Visual Books, 2008. 322 p. ISBN 9788575022263

3

MOLINARI, Leonardo. Testes de software: produzindo sistemas melhores e mais confiáveis. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2003. 228 p. ISBN 857194959X


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. Belo Horizonte: DG, 2009. 122 p. (Série pesquisa operacional) ISBN 8598254401

2

VASCONCELOS, Laércio. Hardware na prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Laércio Vasconcelos Computação, 2009. 716p. ISBN 9788586770159

3

ANDRÉ SCHNEIDER DE OLIVEIRA; FERNANDO SOUZA DE ANDRADE; FERNANDO SOUZA DE ANDRADE. Sistemas embarcados. 2. São Paulo. PDF. ISBN 9788536520346. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536520346.

4

ROBERT C. MARTIN. Código limpo. 1. Rio de Janeiro. PDF. ISBN 9788550816043. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550816043.

5

ROBERT C. MARTIN. Desenvolvimento ágil limpo. 1. Rio de Janeiro. E-Book. ISBN 9788550816890. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550816890.

obs:Caso ocorram aulas remotas síncronas, respeitarão o horário cadastrado da disciplina e serão realizadas através da ferramenta Google Meet. O link fixo da disciplina será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. A frequência deverá ser indicada pelo(a) aluno(a), através do chat da ferramenta Google Meet utilizada para as aulas síncronas. Ao final da aula será conferida pelo professor, que lançará seu registro no diário de classe. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). De acordo com o Art. 2º, Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, [...] "O(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula digital, aceita a gravação da aula, sendo que esta será disponibilizada no Google Classroom. A reprodução da gravação fora deste ambiente é vedada."

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