UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Inteligência Artificial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Sabrina Bet


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Inteligência Artificial

0-18443

4

80


EMENTA

Introdução à Inteligência Artificial. Frameworks cognitivos. Modelos de IA. Machine Learning. Deep Learning. Desenvolvimento de projetos em IA.


OBJETIVO GERAL

Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de aplicar os conceitos e técnicas de Inteligência Artificial para o desenvolvimento de aplicações, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada técnica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como é formada a área de Inteligência Artificial e as disciplinas que a compõem. Compreender os principais conceitos sobre Inteligência Artificial e tecnologias correlatas. Entender a sua aplicabilidade em setores, empresas ou organizações. Desenvolver aplicações utilizando Inteligência Artificial.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina
Apresentação do plano de ensino.

2

2

1. Introdução à Inteligência Artificial.
1.1 Introdução à Inteligência Artificial
1.2 Histórico e Estado da Arte
1.3. Implicações da IA na Sociedade

4

3

2. Modelos de IA.
2.1 Solucionando Problemas com IA
2.2. Representação do Conhecimento
2.2.1. Ontologia, Incerteza, probabilístico.

4

4

3. Frameworks cognitivos.
3.1 Aprendizagem.
3.2 Redes neurais artificiais.
3.3. Processamento de Linguagem Natural.

22

5

4. Machine Learning.
4.1. Deep Learning.

24

6

5. Desenvolvimento de projetos em IA.

23

 

TOTAL DE HORAS

79 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Laboratórios práticos.


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Projetos e atividades propostas.

HABILIDADES

Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Projetos e Práticas Aprendizagem de Máquina (Supervisionado)

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 02 – Projeto e Práticas Aprendizagem de Máquina (Não Supervisionado)

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Projeto e Práticas Visão Computacional

3

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Projeto Integrador³

3

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LUGER, George F. Inteligência artificial: estruturas e estratégias para a solução de problemas complexos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 774 p. ISBN 8536303964

2

PETER NORVIG.; STUART J. RUSSELL. Inteligência artificial. 4. Rio de Janeiro. E-Book. ISBN 9788595159495. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595159495.

3

MARTHA GABRIEL. Inteligência artificial. 1. São Paulo. E-Book. ISBN 9786559773336. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559773336.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BITTENCOURT, Guilherme. Inteligência artificial: ferramentas e teorias. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. 362 p. 21113

2

FELIPE BARCAROLLO. Inteligência artificial. 1. São Paulo: Almedina, 2021. PDF. ISBN 9786556272801. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556272801.

3

BARRETO, Jorge Muniz. Inteligência artificial no limiar do século XXI. 3.ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2001. 379 p. 23688 ISBN 859003825-4

4

PAULO ROBERTO CÓRDOVA. Inteligência artificial: entre o fascínio e o medo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2025. 1 recurso online (287 p. ISBN 9786555416213.

5

JOSÉ MARCELO MENEZES VIGLIAR. Inteligência artificial. 1. São Paulo: Almedina, 2023. E-Book. ISBN 9786556279091. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556279091.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática