UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Estatística para Soluções em Tecnologia da Informação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estatística para Soluções em Tecnologia da Informação

0-18446

2

40


EMENTA

Análise estatística descritiva, exploratória e preditiva. Regressão linear, regressão múltipla, clustering. Álgebra Linear. Estatística com linguagem de programação.


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao acadêmico as informações dos conceitos e ferramentas da estatística, onde, poderá relacionar a teoria com a prática da análise de problemas que visam na tomada de decisão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer a estatística como ciência e seus métodos empregados; • Conhecer o significado e a utilização das medidas de estatística descritiva; • Aplicar a estatística relacionada as medidas de tendência central e de dispersão; • Utilizar a regressão na previsão de uma variável em relação a outra; • Extrair um modelo matemático que faça uma relação de uma variável em relação a outra com a regressão; • Reconhecer o clustering como um conjunto de técnicas que visa fazer agrupamentos automáticos de dados segundo o seu grau de semelhança; • Conhecer e utilizar a metodologia de inferência estatística; • Utilizar-se das linguagens de programação para análise de dados.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentações de professor e alunos. Apresentação da disciplina
Apresentação do plano de ensino

02

2

Análise de estatística descritiva, exploratória e preditiva
Análise de estatística descritiva
Estatística exploratória
Estatística preditiva

10

3

Regressão linear, regressão múltipla, clustering.
Regressão linear
Regressão múltipla
Clustering

10

4

Álgebra linear
Matrizes e suas operações; tipos de matrizes
Determinantes: conceito; propriedades operatórias
Sistemas lineares: conceito; operações elementares
3Espaços vetoriais: conceito; vetores no plano e no espaço; produto escalar
Transformações lineares
Autovalores e autovetores

08

5

Estatística com linguagem de programação
Análise de dados com o uso de excel;
Gráficos de análise descritiva;
Estatística descritiva: medidas de posição e de variabilidade;
resolver problemas estatísticos na prática com o uso de fórmulas no Excel
Inferência estatística: Teste de hipótese para uma amostra
Uso de software para comparação de duas médias e outra situação como teste de Tukey.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Elaboração de um projeto para tomada de decisão junto a análise de dados com as ferramentas estatísticas.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AGM - AGC - AEX - APE – ARM – DG – EC – EX – TG - TI.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Avaliações individuais e Avaliação integrativa

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02

4 e 5

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Trabalhos da disciplina

Todas

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação integrativa

Todas

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARBETTA, Pedro Alberto; REIS, Marcelo Menezes; BORNIA, Antonio Cezar. Estatística para cursos de engenharia e informática. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 410 p.

2

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 455 p. (Série essencial). ISBN 9788502104167.

3

STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARA, Amilton Braio; MUSETTI, Ana Villares; SCHNEIDERMAN, Boris. Introdução à estatística. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003. 152 p. ISBN 852120320-9

2

TOLEDO, Geraldo Luciano. Estatística básica. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1995. 459 p.

3

LIMA, Elon Lages. Geometria analítica e álgebra linear. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 305 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440185-0.

4

COSTA, Sérgio Francisco. Introdução ilustrada à estatística. 4.ed. São Paulo: Harbra, 2005. 399 p. ISBN 852940288x

5

MOORE, David S. A estatística básica e sua prática. 3.ed,. São Paulo: LTC, 2005.

obs:A avaliação será Processual e Contínua, com base nas avaliações e das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação de cada atividade acontecerá após correção da avaliação. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas serão disponibilizadas no Google sala de aula e o código será disponibilizado no grupo do WhatsApp. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática