PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Ney Kassiano Ramos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Data Science |
0-18444 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Fundamentos de Data Science. Data Science e Big Data. Business Intelligence versus Data Science. Projetos em Data Science. Linguagem de programação para Data Science. Carreiras em Data Science. |
OBJETIVO GERAL |
Ao término da disciplina o aluno estará apto a compreender e desenvolver uma aplicação de manipulação e visualização de dados sob a óptica de Data Science. Será capaz de entender a sua atual importância e aplicabilidade em diversos setores, além de seus fundamentos e correlações. Por fim, o aluno entenderá como é formada a carreira em Data Science e as disciplinas que a compõem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os principais conceitos sobre Data Science e tecnologias correlatas. Desenvolver a mentalidade exploradora de estruturas de ciências de dados. Entender a sua aplicabilidade em setores, empresas ou organizações. Desenvolver aplicações para análise e manipulação de dados. Conhecer sumários estatísticos e as principais técnica gráficas de visualização de dados. Saber das principais linguagens de programação utilizadas na ciência dos dados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina e do plano de ensino |
4 |
2 |
2.1 Definições do termo Data Science |
4 |
3 |
3.1 Big Data |
4 |
4 |
4.1 Data Science: as fases e o fluxo em um projeto |
4 |
5 |
5.1 Linguagens de Programação para Data Science |
8 |
6 |
6.1 Estatística Descritiva e Python para Data Science |
8 |
7 |
7.1 Armazenamento de Dados |
12 |
8 |
8.1 Transformação e Limpeza de Dados |
12 |
9 |
9.1 Exploração e Visualização de Dados |
12 |
10 |
10.1.5 Correlações Espúrias |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Laboratórios práticos. |
Estratégias:AGC (Atividade Google Classroom); AEX (Aula expositiva dialogada); APE(Atividades Práticas Extraclasse); ARM (Aula com Recursos Multimídia); DG (Dinâmicas de Grupo); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET (Estudo de Texto); EX (Exercício de Fixação); LAB (Aula em Laboratório); MAC (Mapeamento Conceitual); PAL (Palestra); SE (Seminário); SI (Simulação); TG (Trabalho em Grupo); TIG (Trabalho Integrado e em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas), ARS (Aula Remota Síncrona); AGM (Aula Google Meet) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento, atividades propostas. |
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HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas. |
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ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 - Integrativa |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 - Prova 1 |
Todas |
x |
x |
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 - Prova 2 |
Todas |
x |
x |
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 - Prova 3 |
Todas |
x |
x |
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 5 – Exercícios |
Todas |
x |
x |
|
1 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
TANENBAUM, Andrew S.; WETHERALL, David. Redes de computadores. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. 923 p. ISBN 9788576059240 |
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2 |
DOUGLAS E. COMER. Redes de computadores e internet. 6. Porto Alegre: Bookman, 2016. PDF. ISBN 9788582603734. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582603734. |
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3 |
KUROSE, James F. Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down. 5.ed. São Paulo: Editora Addison-Wesley, 2010. 548 p. ISBN 978858863910-6 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Redes de computadores: uma abordagemPETERSON, Larry L.; DAVIE, Bruce S.; VIEIRA, Daniel. Redes de computadores: uma abordagem de sistemas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 588 p. ISBN 853521380-5 de sistemas |
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2 |
TORRES, Gabriel. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Ed. Axcel Books, 2001. 664 p. (Informação E Comunicação) ISBN 857323144-0 |
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3 |
MORAES, Alexandre Fernandes de. Redes de computadores. São Paulo, Erica, 2014. ISBN 9788536522043 |
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4 |
MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de redes de computadores. 2. ed. Rio de Janeiro, LTC, 2013. ISBN 978-85- 216-2436-3 |
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5 |
WHITE, Curt M. Redes de computadores. 6. ed. São Paulo, Cengage Learning, 2013. ISBN 9788522112944 |
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obs: Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado em sala de aula e via grupo da turma no WhatsApp. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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