PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Fernanda Forbici |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Engenharia de Software |
0-20282 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Fundamentos da ES. Processos e modelos de desenvolvimento de software. Análise e projeto de sistemas. Qualidade de software. Ferramentas CASE. |
OBJETIVO GERAL |
Conscientizar o aluno da necessidade de empregar técnicas de Engenharia de Software ao processo de desenvolvimento, como: especificação de requisitos, análise, projeto de sistemas e ferramentas que auxiliam nas atividades inerentes ao processo, bem como atividades voltadas à garantia de qualidade, como inspeção e testes de software. Assim, será possível compreender a importância do uso efetivo de técnicas que permitem alcançar a qualidade no processo e produto. Com isto, o produto de software poderá ser confiável, seguro e menos dispendioso, minimizando o tempo e os recursos hoje direcionados para sua manutenção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
? Conhecer o efeito da disciplina de Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de software e o aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos e a importância da engenharia de requisitos neste processo; ? Identificar os modelos de ciclo de vida e reconhecer sua importância no processo de desenvolvimento de software; ? Fornecer uma visão geral das atividades, técnicas, métodos e ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de software; ? Entender a aplicação de métodos de controle da qualidade do processo de desenvolvimento de software, bem como do produto de software; ? Proporcionar ao aluno conhecimento sobre atividades agregadas à garantia de qualidade de software, como inspeção, gerência de configuração e testes de software; ? Fornecer conceitos básicos e práticas sobre métricas de software, seus diferentes tipos e aplicações, bem como, estimativas, medições, plano de métricas; ? Proporcionar ao aluno conhecimento sobre testes de software, bem como, a prática desta atividade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
38 |
2 |
2. Metodologias Ágeis e DevOps |
14 |
3 |
3. Arquiteturas de Desenvolvimento |
12 |
4 |
4. Implementação e Testes de Software |
12 |
5 |
5. Inovação e Tecnologias Emergentes |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento e atividades propostas. |
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HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. |
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ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
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OUTRAS |
Não aplica |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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Avaliação 02 – Prova teórica |
|
x |
x |
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 – Atividades da disciplina e exercícios teóricos (processual e contínua), atividades em aula (Média das atividades). |
|
x |
x |
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 04 – Seminário/Projeto final |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Editora Addison-Wesley, 2011. 592 p. ISBN 858863907-6 |
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2 |
PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 535 p. ISBN 8587918311 |
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3 |
REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 3.ed.revis. e ampl. Rio de Janeiro: Brasport Livros E Nultimídia Ltda, 2005. 316 p. ISBN 8574522155 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BECK, Kent. Programação extrema (XP) explicada: acolha as mudanças. Porto Alegre: Bookman, 2004. 182 p. ISBN 8536303875 |
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2 |
MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456 |
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3 |
VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira; ALBERT, Renato Machado. Análise dos pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 5.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 230 p. ISBN 8571948992 |
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4 |
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 1056 p. 13890 |
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5 |
BRUCE R. MAXIM.; ROGER S. PRESSMAN. Engenharia de software. 9. Porto Alegre. E-Book. ISBN 9786558040118. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786558040118. |
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obs:Avaliação Atividade Individual e em Grupo será Processual e Continua acontecendo com base nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. Será realizada a média das entregas de cada uma das entregas e aplicado o peso 3 para as atividades individuais e 1 para as atividades em grupo. As entregas de atividades com atraso serão aceitas, mas com desconto da nota proporcional ao número de dias de atraso, e equivalerá como recuperação dessas atividades. Aulas remotas síncronas poderão ser realizadas sempre que julgadas necessárias para o bom andamento da disciplina, sem exceder os 40% definidos no PPC. Os materiais da disciplina e atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado no início das aulas. A frequência deverá ser registrada pelo(a) aluno(a) presencialmente, no momento da chamada durante a aula. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). |
Para a atenticação do plano de ensino |
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