UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Engenharia de Software - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Fernanda Forbici


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Engenharia de Software

0-20282

4

80


EMENTA

Fundamentos da ES. Processos e modelos de desenvolvimento de software. Análise e projeto de

sistemas. Qualidade de software. Ferramentas CASE.


OBJETIVO GERAL

Conscientizar o aluno da necessidade de empregar técnicas de Engenharia de Software ao processo de desenvolvimento, como: especificação de requisitos, análise, projeto de sistemas e ferramentas que auxiliam nas atividades inerentes ao processo, bem como atividades voltadas à garantia de qualidade, como inspeção e testes de software. Assim, será possível compreender a importância do uso efetivo de técnicas que permitem alcançar a qualidade no processo e produto. Com isto, o produto de software poderá ser confiável, seguro e menos dispendioso, minimizando o tempo e os recursos hoje direcionados para sua manutenção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Conhecer o efeito da disciplina de Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de software e o aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos e a importância da engenharia de requisitos neste processo; ? Identificar os modelos de ciclo de vida e reconhecer sua importância no processo de desenvolvimento de software; ? Fornecer uma visão geral das atividades, técnicas, métodos e ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de software; ? Entender a aplicação de métodos de controle da qualidade do processo de desenvolvimento de software, bem como do produto de software; ? Proporcionar ao aluno conhecimento sobre atividades agregadas à garantia de qualidade de software, como inspeção, gerência de configuração e testes de software; ? Fornecer conceitos básicos e práticas sobre métricas de software, seus diferentes tipos e aplicações, bem como, estimativas, medições, plano de métricas; ? Proporcionar ao aluno conhecimento sobre testes de software, bem como, a prática desta atividade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina
Apresentação do plano de ensino
1. Fundamentos de Engenharia de Software
1.1 Engenharia de Software
1.2 Estratégias para Desenvolvimento de Software
1.3 Engenharia de requisitos

38

2

2. Metodologias Ágeis e DevOps
2.1. Gerenciamento Ágil dos projetos
2.2. Métodos ágeis
2.3 Cultura e Prática DevOps e DevSecOps

14

3

3. Arquiteturas de Desenvolvimento
3.1. Arquitetura de Soluções em Nuvem
3.2. Arquitetura de Front-End
3.3. Arquitetura de Back End
3.4. APIs e Web Services

12

4

4. Implementação e Testes de Software
4.1. Práticas de Implementação e Evolução de Softwares
4.2. Testes de Softwares
4.3. Qualidade de Software

12

5

5. Inovação e Tecnologias Emergentes
5.1. IA Generativa para automatizar tarefas de desenvolvimento de software
5.2. IA Generativa na produtividade e qualidade do software
5.3. soluções de AI-as-a-Service, AI-as-a-Commodity e AI Gateways

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Testes de conhecimento e atividades propostas.

HABILIDADES

Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

Não aplica

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 02 – Prova teórica

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Atividades da disciplina e exercícios teóricos (processual e contínua), atividades em aula (Média das atividades).

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Seminário/Projeto final

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Editora Addison-Wesley, 2011. 592 p. ISBN 858863907-6

2

PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 535 p. ISBN 8587918311

3

REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 3.ed.revis. e ampl. Rio de Janeiro: Brasport Livros E Nultimídia Ltda, 2005. 316 p. ISBN 8574522155


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BECK, Kent. Programação extrema (XP) explicada: acolha as mudanças. Porto Alegre: Bookman, 2004. 182 p. ISBN 8536303875

2

MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456

3

VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira; ALBERT, Renato Machado. Análise dos pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 5.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 230 p. ISBN 8571948992

4

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 1056 p. 13890

5

BRUCE R. MAXIM.; ROGER S. PRESSMAN. Engenharia de software. 9. Porto Alegre. E-Book. ISBN 9786558040118. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786558040118.

obs:Avaliação Atividade Individual e em Grupo será Processual e Continua acontecendo com base nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. Será realizada a média das entregas de cada uma das entregas e aplicado o peso 3 para as atividades individuais e 1 para as atividades em grupo. As entregas de atividades com atraso serão aceitas, mas com desconto da nota proporcional ao número de dias de atraso, e equivalerá como recuperação dessas atividades. Aulas remotas síncronas poderão ser realizadas sempre que julgadas necessárias para o bom andamento da disciplina, sem exceder os 40% definidos no PPC. Os materiais da disciplina e atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado no início das aulas. A frequência deverá ser registrada pelo(a) aluno(a) presencialmente, no momento da chamada durante a aula. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas).

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Fone: 55 49 32511022
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