UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Juliana Aparecida Piccoli Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20284

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução a prática extensionista

02

2

Diretrizes para elaboração de projetos, Modalidades de práticas extensionistas

02

3

Preferencialmente será indicado o uso da ferramenta Google Workspace, mas não é uma exigência absoluta. Mas outras opções podem ser consideradas, levando em consideração o tipo de problema ou situação que se deseja estudar.

06

4

Google Workspace para negócios

06

5

Google Workspace para negócios

06

6

Google Workspace para negócios

06

7

Devolutiva

04

8

Devolutiva

04

9

Devolutiva

02

10

Devolutiva

02

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno deverá se apropriar do conhecimento necessário para desenvolver o projeto E para aplicação do projeto, avaliar os resultados os alcançados, os desafios enfrentados e as lições aprendidas, e entender o real impacto do projeto no seu campo de aplicação.

HABILIDADES

O aluno deverá demonstrar comprometimento com o projeto e com o que preconiza a extensão universitária. Relacionamento interpessoal, motivação, ética, são desejáveis no aluno.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

Comprometimento, colaboração e comunicação também serão itens de avaliação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

3

A definir

Avaliação 1

2

A definir

Avaliação 2

5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785

2

CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2

3

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073.

2

BRASIL Ministério Da Educação. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed. 112 p. ISBN: 9788585002916.

3

SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao.

4

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1994. 207 p. ISBN 85-224-1041-0

5

HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 2014

6

Proposta de componente curricular específico de extensão para os cursos superior de tecnologia: introdução à prática extensionista.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática