PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Caroline Quinatto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Iniciação à Pesquisa Científica |
0-17440 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos uma reflexão acerca do significado e aplicabilidade do conhecimento científico, bem como o domínio dos procedimentos e técnicas da pesquisa científica, relacionados aos objetos de estudos de interesse de cada curso. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Aprofundar estudos, conceitos, acerca da ciência e métodos científicos. • Compreender conceitos acerca da construção do projeto de pesquisa. • Apresentar e explorar as diferentes bases de dados para a pesquisa científica. • Conhecer as normas da ABNT para a formatação de trabalhos científicos e acadêmicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Interação entre ciência, pesquisa e inovação |
20 |
2 |
Elaboração de protocolos de pesquisa / Pesquisa em base de dados |
20 |
3 |
Organização e análise de dados científicos |
20 |
4 |
Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos e Currículo Lattes |
19 |
|
TOTAL DE HORAS |
79 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1.5 Atividade Avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
18/07/2025 |
x |
22/09/2025 |
||||
2.3 Fórum |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1 |
25/07/2025 |
|
|
||||
2.6 Atividade avaliativa |
2 |
x |
x |
x |
0.7 |
01/08/2025 |
x |
22/09/2025 |
||||
3.9 Atividade Avaliativa |
3 |
x |
x |
x |
0.7 |
12/09/2025 |
x |
20/10/2025 |
||||
4.7 Fórum |
3 e 4 |
x |
x |
x |
1 |
12/09/2025 |
|
|
||||
4.8 Atividade Avaliativa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
22/09/2025 |
x |
20/10/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
J. DAVID CRESWELL.; JOHN W. CRESWELL. Projeto de pesquisa. 5. Porto Alegre: Penso, 2021. E-Book. ISBN 9786581334192. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786581334192. |
|||||||||||
2 |
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; COLLADO, Carlos Fernández; BAPTISTA LUCIO, Pilar. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624p. ISBN 9788565848282. |
|||||||||||
3 |
VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALMEIDA, Mário de Souza. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. 2. São Paulo: Atlas, 2014. 1 Recurso online. |
|||||||||||
2 |
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 226 p. ISBN 9788522111770. |
|||||||||||
3 |
KROKOSCZ, Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. 173 p. ISBN 9788522497331. |
|||||||||||
4 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6. |
|||||||||||
5 |
VIEIRA, Sonia. Introdução à bioestatística. 6. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. 1 Recurso online. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |