PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Cristian Alves dos Santos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Governança de TI I |
0-20283 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Introdução à Governança de TI - Definições de Governança. Frameworks de Governança de TI. Normas de governança de TI. Modelos de melhores práticas de gestão de TI. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os princípios fundamentais e as boas práticas da Governança de TI. Desenvolver habilidades para compreender e aplicar a Governança de TI, incluindo a gestão de TI, frameworks e metodologias relacionadas à Tecnologia da Informação, para garantir a eficácia e a eficiência na utilização dos recursos de TI, alinhando-os com os objetivos estratégicos da empresa e assegurando a conformidade e segurança dos processos e dados da organização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender os conceitos fundamentais de governança de TI; • Aprender como a governança de TI pode contribuir para alcançar os objetivos estratégicos; • Apresentar os principais frameworks para governança de TI: COBIT e ITIL; • Adquirir habilidade para implementar os frameworks COBIT e ITIL, aplicar a norma ISO/IEC 38500, modelos CMMI, MPS.BR e conceitos de TI Verde, compreendendo as etapas e desafios envolvidos no processo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução aos conceitos de governança corporativa e de TI |
16 |
2 |
2. Alinhamento estratégico e objetivos organizacionais |
20 |
3 |
3. Gestão de riscos, conformidade e segurança da informação |
8 |
4 |
4. Frameworks COBIT e ITIL |
24 |
5 |
5. Principais normas, modelos e conceitos relacionados à governança de TI |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR. |
Estratégias:AGC – Atividade Google Classroom; AEX – Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ED – Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; TI – Trabalho Individual; EC – Estudo de Caso; APE – Atividades Práticas Extraclasse; TG – Trabalho em Grupo; LAB – Aula em Laboratório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina. |
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HABILIDADES |
Capacidade de compreender, identificar, avaliar e aplicar as técnicas e conceitos estudados para envolver a tecnologia da informação nas estratégias organizacionais. |
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ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 - Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
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Avaliação 02 - Avaliação de conteúdo |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 - Seminários |
1 a 5 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 - Atividades complementares |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05 - Avaliação de conteúdo |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governança de tecnologia da informação. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2006. ISBN 8589384780. |
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2 |
FERNANDES, Aguinaldo Aragon. Implantação a governança de TI/ da estratégia à gestão dos processos e serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. 630 p. ISBN 9788574526584. |
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3 |
GLAUBER R. B. GONÇALVES.; IZABELLY S. MORAIS. Governança de tecnologia da informação. 1. Porto Alegre. PDF. ISBN 9788595023437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595023437. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ÂNGELA F. BRODBECK.; JORGE L. N. AUDY. Sistemas de informação. 1. Porto Alegre: Bookman, 2003. PDF. ISBN 9788577803972. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788577803972. |
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2 |
COUGO, Paulo Sérgio. ITIL: guia de implantação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISBN 9788535268546. |
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3 |
LAHTI, Chrisitian B.; PETERSON, Roderick. Sarbanes-Oxley: conformidade TI usando COBIT e ferramentas open source. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006. 272 p. ISBN 8576081148 |
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4 |
STATDLOBER, Juliano. Gestão do conhecimento em serviços de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. 138 p. ISBN 9788574527635. |
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5 |
CARNEIRO RAMOS MOLINARO. Gestão de tecnologia da informação. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2010. PDF. ISBN 978-85-216-1972-7. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-216-1972-7. |
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obs: • A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). • Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. • A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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