UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Desenvolvimento de Sistemas II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Luciano Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenvolvimento de Sistemas II

0-20281

4

80


EMENTA

Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica. Integração a

banco de dados. Internacionalização. Implantação. Arquitetura em camadas. Teste.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos a desenvolverem sistemas orientados a objetos com suporte a interface gráfica, integrar esses sistemas a bancos de dados, aplicar técnicas de internacionalização e implantação, compreender e implementar a arquitetura em camadas, e realizar testes de software de forma eficiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver aplicações orientadas a objetos com interfaces gráficas. Integrar aplicações a sistemas de banco de dados. Implementar técnicas de internacionalização em sistemas de software. Compreender e aplicar processos de implantação de software. Projetar e implementar sistemas utilizando arquitetura em camadas. Realizar testes de software para garantir a qualidade e funcionalidade dos sistemas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Apresentação da disciplina
• Apresentação do plano de ensino

1

2

• Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com Interface Gráfica

• Revisão de Programação Orientada a Objetos
o Conceitos básicos: classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento.

• Ambiente de desenvolvimento

• Uso adequado das ferramentas de inteligência artificial.
o GitHub Copilot

• Introdução ao Desenvolvimento de Interfaces Gráficas
o Estrutura básica de uma interface gráfica.
o Tecnologias: Windows Forms, WPF, Swing, AWT etc.

• Componentes de Interface Gráfica e Manipulação de Eventos
o Botões, caixas de texto, painéis, etc.
o Manipulação de eventos.

• Definição do escopo e requisitos do projeto de estudo

15

3

• Integração a Banco de Dados

• Resgate Conceitos de Banco de Dados e SQL
o Introdução ao SQL.
o Estrutura e tipos de bancos de dados.

• Conexão com Banco de Dados
o Nativa ou via framework de persistência.
o Configuração de drivers de banco de dados.
o Estabelecimento de conexões.

• Operações de CRUD
o Inserção, leitura, atualização e exclusão de dados.

• Transações
o commit, rollback, autocommit.

16

4

• Internacionalização em Aplicações

• Conceitos de Internacionalização
o Importância da internacionalização.
o Estratégias e melhores práticas.

• Implementação de Internacionalização
o Utilização de arquivos de recursos.
o Adaptar interfaces e conteúdo para diferentes culturas.

8

5

• Implantação de Software

• Conceitos e Estratégias de Implantação
o Ciclo de vida de implantação.
o Tipos de implantação: local, cloud, híbrida.

• Prática de Implantação
o Empacotamento de aplicações
o Criação de programas instaladores
o Ferramentas e técnicas de implantação (ex.: Docker, Kubernetes, CI/CD).
o Implantação de uma aplicação prática.

8

6

• Arquitetura em Camadas

• Introdução à Arquitetura em Camadas
o Conceitos básicos e benefícios.
o Camadas típicas: apresentação, lógica de negócios, dados.

• Design e Implementação da Arquitetura em Camadas
o Separação de responsabilidades.
o Comunicação entre camadas.

• Ferramentas e Tecnologias para Arquitetura em Camadas
o Frameworks e padrões de projeto.

16

7

• Teste de Software

• Fundamentos de Teste de Software
o Tipos de testes: unitários, de integração, funcionais, etc.

• Ferramentas de Teste de Software
o NUnit, MSTest, Selenium, entre outros.

• Implementação de Testes Automatizados
o Escrever e executar testes automatizados.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento de projeto completo ao longo do semestre. Avaliações intermediárias e finais sobre os conteúdos abordados.

HABILIDADES

Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02

Todas

4.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03

Todas

2.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEITEL, H. M. C#: como programar. São Paulo: Pearson Education, 2006.

2

DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

3

MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARNES, David J.; KÖLLING, Michael. Programação orientada a objetos com Java. São Paulo: Pearson Education, Prentice Hall Regents, 2005.

2

MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456

3

STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591

4

FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões de projetos (design patterns). 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478p. ISBN 9788576081746

5

TURTSCHI, Adrian; WERRY, Jason; HACK, Greg; ALBAHARI, Joseph. C#.net: guia do desenvolvedor : curso completo. 2.ed. São Paulo: Alta Books, 2004. 517 p. ISBN 8576080672

obs:

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