UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Técnicas de Programação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Luciano Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Técnicas de Programação

0-19358

4

80


EMENTA

Metodologia de desenvolvimento de programas. Algoritmos em linguagem de alto nível.

Conversão. Prática de programação. Estruturas de dados. Métodos e sobrecarga. Tratamento de

erros e exceções. Depuração de código. Boas práticas. Versionamento. Pair programming.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos a desenvolverem programas utilizando metodologias de programação eficientes, implementar algoritmos em linguagens de alto nível, e adotar boas práticas de desenvolvimento. A disciplina também visa introduzir conceitos de estruturas de dados, métodos e sobrecarga, tratamento de erros e exceções, depuração de código, versionamento de software e pair programming.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender as metodologias de desenvolvimento de software e suas aplicações. Desenvolver algoritmos e traduzi-los para linguagens de programação de alto nível. Praticar a implementação de algoritmos e resolver problemas de programação. Entender e aplicar conceitos de métodos, sobrecarga e tratamento de erros. Utilizar técnicas de depuração e seguir boas práticas de programação. Implementar e colaborar em projetos de software usando sistemas de versionamento. Praticar pair programming como método de desenvolvimento colaborativo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Apresentação da disciplina
• Apresentação do plano de ensino

1

2

• Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Programas

• Conceitos Básicos de Desenvolvimento de Software e Metodologias Ágeis
o Ciclo de vida do desenvolvimento de software.
o Modelos de desenvolvimento (Cascata, ágil, etc).
o Scrum, Kanban, Extreme Programming (XP).

• Conceitos Ferramentas de Gerenciamento de Projetos e Planejamento
o Ferramentas como JIRA, Trello, Asana.
o Especificação de requisitos.

• Uso adequado das ferramentas de inteligência artificial.

7

3

• Algoritmos em Linguagem de Alto Nível e Prática de programação

• Fundamentos de Algoritmos e Estruturas de Controle
o Lógica de programação.
o Condicionais, laços de repetição.

• Funções e Procedimentos e Estruturas de Dados Básicas
o Declaração, escopo, parâmetros e retorno.
o Arrays, listas, pilhas e filas.

• Algoritmos de Busca e Ordenação
o Busca linear, binária.
o Ordenação por seleção, inserção, bolha e merge sort.

22

4

• Métodos, Sobrecarga, Conversões, Tratamento Exceções e Prática de Programação

• Métodos e Procedimentos
o Definição, uso e importância.
o Sobrecarga de métodos: conceitos e exemplos práticos.

• Tratamento de Exceções
o Tipos de exceções.
o Blocos try, catch e finally.
o Estratégias de recuperação e prevenção de erros.

• Conversões
o Implícitas.
o Explicitas.

22

5

• Depuração de Código, Boas Práticas e Prática de programação

• Técnicas de Depuração
o Uso de depuradores, pontos de interrupção.
o Rastreamento e análise de código.

• Boas Práticas de Programação e Documentação de Código
o Padrões de código, nomeação de variáveis, modularização.
o Comentários, geração de documentação automática.

12

6

• Versionamento de Código e Pair Programming

• Introdução ao Versionamento e Ferramentas de Controle de Versão
o Conceitos de versionamento, histórico e repositórios.
o Git: comandos básicos, branches, merges.

• Colaboração em Projetos
o GitHub, GitLab, Bitbucket.
o Prática de colaboração.

• Pair Programming
o Conceitos, vantagens e desvantagens.
o Prática de pair programming.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento de pequenos programas ao longo do semestre. Avaliações intermediárias e finais sobre os conteúdos abordados.

HABILIDADES

Capacidade de resolução das atividades propostas e qualidade das implementações realizadas.

ATITUDES

Pontualidade e frequência em aula, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02

Todas

x

x

x

4.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03

Todas

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEITEL, H. M. C#: como programar. São Paulo: Pearson Education, 2006.

2

DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

3

HERBERT SCHILDT. Java para iniciantes. 6. Porto Alegre: Bookman, 2015. PDF. ISBN 9788582603376. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582603376.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591

2

MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410

3

PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de programação e estruturas de dados: com aplicações em Java. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2009. 254 p. ISBN 8587918826

4

PREISS, Bruno R.; GOUVÊA, Elizabeth Ferreira. Estrutura de dados e algoritimos: Padrões de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 566 p. ISBN 853520693-0

5

SÍLVIO DO LAGO PEREIRA. Estruturas de dados em C. 1. São Paulo: Érica, 2016. PDF. ISBN 9788536517254. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536517254.

obs:

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