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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Serviço Social |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
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PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Serviço Social e Seguridade Social II - Assistência Social |
0-20266 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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O Estado brasileiro e a política de assistência social. A assistência social como direito social. Marco legal da política de Assistência Social. Financiamento, gestão e controle social da política de assistência social. O Sistema Único da Assistência Social. O exercício profissional do assistente social no âmbito da política de assistência social. |
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OBJETIVO GERAL |
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Subsidiar a compreensão crítica da política de assistência social no Brasil, com ênfase no debate contemporâneo sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e a atuação profissional do assistente social. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar o marco legal da assistência social no Brasil, considerando o financiamento e os espaços de controle social; Possibilitar a apropriação crítica do debate sobre o SUAS, rede socioassistencial e o direito a assistência social pelos dos usuários do serviço como sujeitos de direitos; Debater sobre a atuação do profissional de Serviço Social no âmbito da política de assistência social e os desafios contemporâneos. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Unidade I - As determinações sócio-históricas da Assistência Social |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
14 h |
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Estratégias:AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos ministrados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Organização, representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias. |
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HABILIDADES |
As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros. |
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ATITUDES |
Ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, assiduidade, participação das atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade no cumprimento dos prazos das atividades relativas à disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do acadêmico, em face dos objetivos propostos no plano de ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Todos os trabalhos/atividades da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio ou utilização de Inteligência Artificial nos trabalhos/atividades da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividades Coletivas: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, fundamentação teórica, escrita clara e objetiva, uso de recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, postura ética, texto coerente e coeso, produção do material, normas ABNT, organização, clareza, escrita lógica, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com os demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individuais: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Atividades Coletivas |
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x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Prova I |
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x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova II |
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x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Atividades Individuais |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MOTA, Ana Elizabete. O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, Política e sociedade. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 255p. ISBN 9788524914270 |
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2 |
REZENDE, Ilma. Serviço social e políticas sociais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. 180p. ISBN 9788571083097 |
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3 |
TEIXEIRA, Solange Maria (org.). Política de assistência social e temas correlatos. Campinas: Papel social, 2016. 341 p. ISBN 978-85-65540-20-9. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ANHAIA, Alex. A judicialização de políticas públicas de assistência social: uma análise sobre o ativismo judicial e a discricionaridade administrativa no SUAS. Navegantes: Editora do Autor, 2022 |
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2 |
MARIA CARMELITA YAZBEK.; MARIA OZANIRA DA SILVA E SILVA; BERENICE ROJAS COUTO. O sistema único de assistência social no Brasil (SUAS). 1. São Paulo: Cortez, 2013. E-Book. ISBN 9788524921193. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524921193. |
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3 |
MARIA CARMELITA YAZBEK. Classes subalternas e assistência social. 9. São Paulo: Cortez, 2018. PDF. ISBN 9788524926433. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524926433. |
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4 |
MARTA BORBA SILVA. Assistência social e seus usuários. 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923654. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923654. |
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5 |
SPOSATI, Aldaiza de Oliveira; FALCÃO, Maria do C.; TEIXEIRA, Sonia Maria Fleury. Os direitos (dos desassistidos) sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. ISBN 852490181-0 |
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obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo as bibliografias que foram substituídas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SILVA, Marta B. Assistência social e seus usuários: entre a rebeldia e o conformismo. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online SUBSTITUÍDA POR: HORA, Senir S. O Serviço Social e as condições de trabalho no Suas: tensões e desafios à materialização do projeto profissional. In: Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro, n. 36, v.13, p. 155 – 177, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/21056/15715. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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