UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Seguridade Social II - Assistência Social - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Seguridade Social II - Assistência Social

0-20266

4

80


EMENTA

O Estado brasileiro e a política de assistência social. A assistência social como direito social. Marco

legal da política de Assistência Social. Financiamento, gestão e controle social da política de

assistência social. O Sistema Único da Assistência Social. O exercício profissional do assistente

social no âmbito da política de assistência social.


OBJETIVO GERAL

Subsidiar a compreensão crítica da política de assistência social no Brasil, com ênfase no debate contemporâneo sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e a atuação profissional do assistente social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o marco legal da assistência social no Brasil, considerando o financiamento e os espaços de controle social; Possibilitar a apropriação crítica do debate sobre o SUAS, rede socioassistencial e o direito a assistência social pelos dos usuários do serviço como sujeitos de direitos; Debater sobre a atuação do profissional de Serviço Social no âmbito da política de assistência social e os desafios contemporâneos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I - As determinações sócio-históricas da Assistência Social
Assistência Social no Brasil: trajetória histórica;
Perspectivas teórico-políticas em relação às Políticas sociais e à assistência social.

14

 

TOTAL DE HORAS

14 h


Estratégias:AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos ministrados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Organização, representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

ATITUDES

Ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, assiduidade, participação das atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade no cumprimento dos prazos das atividades relativas à disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do acadêmico, em face dos objetivos propostos no plano de ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Todos os trabalhos/atividades da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio ou utilização de Inteligência Artificial nos trabalhos/atividades da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividades Coletivas: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, fundamentação teórica, escrita clara e objetiva, uso de recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, postura ética, texto coerente e coeso, produção do material, normas ABNT, organização, clareza, escrita lógica, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com os demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individuais: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Atividades Coletivas

x

x

x

2.0

A definir

Prova I

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Prova II

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Atividades Individuais

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MOTA, Ana Elizabete. O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, Política e sociedade. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 255p. ISBN 9788524914270

2

REZENDE, Ilma. Serviço social e políticas sociais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. 180p. ISBN 9788571083097

3

TEIXEIRA, Solange Maria (org.). Política de assistência social e temas correlatos. Campinas: Papel social, 2016. 341 p. ISBN 978-85-65540-20-9.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANHAIA, Alex. A judicialização de políticas públicas de assistência social: uma análise sobre o ativismo judicial e a discricionaridade administrativa no SUAS. Navegantes: Editora do Autor, 2022

2

MARIA CARMELITA YAZBEK.; MARIA OZANIRA DA SILVA E SILVA; BERENICE ROJAS COUTO. O sistema único de assistência social no Brasil (SUAS). 1. São Paulo: Cortez, 2013. E-Book. ISBN 9788524921193. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524921193.

3

MARIA CARMELITA YAZBEK. Classes subalternas e assistência social. 9. São Paulo: Cortez, 2018. PDF. ISBN 9788524926433. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524926433.

4

MARTA BORBA SILVA. Assistência social e seus usuários. 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923654. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923654.

5

SPOSATI, Aldaiza de Oliveira; FALCÃO, Maria do C.; TEIXEIRA, Sonia Maria Fleury. Os direitos (dos desassistidos) sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. ISBN 852490181-0

obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo as bibliografias que foram substituídas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SILVA, Marta B. Assistência social e seus usuários: entre a rebeldia e o conformismo. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online SUBSTITUÍDA POR: HORA, Senir S. O Serviço Social e as condições de trabalho no Suas: tensões e desafios à materialização do projeto profissional. In: Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro, n. 36, v.13, p. 155 – 177, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/21056/15715.

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