 
    | PLANO DE ENSINO | 2025/2 | 
| CURSO | Serviço Social | 
| ESTRUTURA CURRICULAR | Serviço Social Par056/22 | 
| PROFESSOR | Audrilara Arruda Rodrigues Campos | 
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária | 
| Estágio Supervisionado II | 0-20265 | 6º | 7 | 140 | 
| EMENTA | |||
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	 Elaboração do plano de intervenção a partir da experiência vivenciada no estágio. Articulação da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Sistematização da prática. Aprofundamento do conhecimento das demandas, serviços oferecidos, caracterização dos usuários, modelos de gestão institucional e ação profissional. Apresentação dos campos de estágio em eventos científicos. | |||
| OBJETIVO GERAL | 
| Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio em Serviço Social, possibilitando a construção do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão. | 
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| - Reconhecer a diversidade de elementos da prática profissional do Serviço Social nos campos de estágio; - Analisar as práticas sociais e instrumentalização para a construção do projeto de intervenção; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Marguerez); - Desenvolver habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente. | 
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. | 
| 1 | Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática; | 50 | 
| 2 | - Acompanhamento do supervisor de campo; | 90 | 
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 | TOTAL DE HORAS | 140 h | 
| As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores. As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do(a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do(a) professor(a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição. | ||
| Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, entre outros. | 
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros. | |||||||||||
| HABILIDADES | Organização, habilidade de trabalhar com o coletivo; escrita e apresentação oral; criatividade; iniciativa, domínio de recursos de digitação. As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de atividades) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros. | |||||||||||
| ATITUDES | Participação; assiduidade; cumprimento dos prazos, respeito, maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; responsabilidade; iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio, ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, participação das atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade no cumprimento dos prazos das atividades relativas à disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. | |||||||||||
| OUTRAS | Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Todos os trabalhos/atividades da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio ou utilização de Inteligência Artificial nos trabalhos/atividades da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do/a aluno/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. | |||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Relatório Estágio | 
 | x | x | x | 1.0 | A definir | x | A definir | ||||
| Aplicação Projeto Intervenção | 
 | x | x | x | 1.0 | A definir | 
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| Oficina de Problematização | 
 | x | x | x | 1.0 | A definir | 
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| Supervisor de Campo | 
 | x | x | x | 2.0 | A definir | 
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| Orientações Estágio | 
 | x | x | x | 2.0 | A definir | 
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| Portfólio | 
 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | ||||
| Mostra Científica | 
 | x | x | x | 1.0 | A definir | 
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| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo editorial, 2009. 96 p. (Coleção amencar) ISBN 858622517-7 | |||||||||||
| 2 | BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 | |||||||||||
| 3 | LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928. | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | BONETTI, Dilséia Adeodata; SILVA, Marlise Vinagre (Org.). Serviço social e ética: convite a uma nova práxis. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 232 p. ISBN 852490631-6. | |||||||||||
| 2 | MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 405p. ISBN 9878578274795 | |||||||||||
| 3 | MORAES, Carlos Antônio de Souza. A "viagem de volta": significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.114 , p. 240-265, abr. 2013. | |||||||||||
| 4 | REVISTA TEMPORALIS. | |||||||||||
| 5 | VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2012. 191 p. ISBN 9788530807566. | |||||||||||
| obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo as bibliografias que foram substituídas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MORAES, Carlos Antônio de Souza. A "viagem de volta": significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social. Serviço Social e Sociedade, n.114 , p. 240-265, abr. São Paulo, 2013. SUBSTITUÍDA POR: MANFROI, Vania Maria; HILLESHEIM, Jaime; CARTAXO, Ana Maria Baima. Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. 1. ed. - Florianópolis [SC]. 2022. | ||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |  |