UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Estágio Supervisionado II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado II

0-20265

7

140


EMENTA

Elaboração do plano de intervenção a partir da experiência vivenciada no estágio. Articulação da

dimensão investigativa e interventiva da profissão. Sistematização da prática. Aprofundamento do

conhecimento das demandas, serviços oferecidos, caracterização dos usuários, modelos de gestão

institucional e ação profissional. Apresentação dos campos de estágio em eventos científicos.


OBJETIVO GERAL

Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio em Serviço Social, possibilitando a construção do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer a diversidade de elementos da prática profissional do Serviço Social nos campos de estágio; - Analisar as práticas sociais e instrumentalização para a construção do projeto de intervenção; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Marguerez); - Desenvolver habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática;

Legislações do Estágio (Resolução 533/2008-Regulamenta a Supervisão de Estágio, Política Nacional de Estágio em Serviço Social – PNE- ABEPSS, Projeto Ético Político do Serviço Social);

Construção do Portfólio (II Módulo) dando continuidade ao processo do método da problematização através dos ciclos de aprendizagem:

As oficinas serão trabalhadas através do Método da Problematização, possibilitando o conhecimento pelos acadêmicos/as de todos os espaços (campos de estágio), bem como, a rede socioassistencial que serão orientadas da seguinte forma:

- Parte I do Ciclo de Aprendizagem: Relato da experiência significativa do Estágio Supervisionado; Síntese das experiências significativas do Estágio Supervisionado; Problematização; Levantamento das questões problemas.

- Parte II do Ciclo de Aprendizagem: Busca Ativa deverá ser realizada através de leituras de livros, revistas e artigos científicos, sites de referência científica.

- Parte III do Ciclo de aprendizagem: Problematização o acadêmico deverá registrar a discussão realizada em sala de aula decorrente da resposta das questões problemas oriundos da leitura realizada na Busca Ativa.

- Parte IV do Ciclo de Aprendizagem: Nova Síntese o acadêmico deverá registrar a sua compreensão sobre a resposta das questões problemas, a partir do debate estabelecido em sala de aula referendando os dados apreendidos nas leituras realizadas na Busca Ativa.

50

2

- Acompanhamento do supervisor de campo;
- Orientação Acadêmica;
- Construção de Painéis para apresentação na Mostra Científica “Relatos de Experiência a partir do Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social”
- Aplicação do projeto de intervenção a partir do seu campo de estágio, reconhecendo a diversidade de elementos da prática profissional do Serviço Social e sua viabilidade e visibilidade dentro do contexto social;
- Construção do relatório de avaliação da aplicação do projeto de intervenção.

90

 

TOTAL DE HORAS

140 h

As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores. As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do(a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do(a) professor(a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros.

HABILIDADES

Organização, habilidade de trabalhar com o coletivo; escrita e apresentação oral; criatividade; iniciativa, domínio de recursos de digitação. As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de atividades) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

ATITUDES

Participação; assiduidade; cumprimento dos prazos, respeito, maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; responsabilidade; iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio, ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, participação das atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade no cumprimento dos prazos das atividades relativas à disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Todos os trabalhos/atividades da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio ou utilização de Inteligência Artificial nos trabalhos/atividades da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do/a aluno/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Relatório Estágio

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Aplicação Projeto Intervenção

x

x

x

1.0

A definir

Oficina de Problematização

x

x

x

1.0

A definir

Supervisor de Campo

x

x

x

2.0

A definir

Orientações Estágio

x

x

x

2.0

A definir

Portfólio

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Mostra Científica

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo editorial, 2009. 96 p. (Coleção amencar) ISBN 858622517-7

2

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003

3

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BONETTI, Dilséia Adeodata; SILVA, Marlise Vinagre (Org.). Serviço social e ética: convite a uma nova práxis. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 232 p. ISBN 852490631-6.

2

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 405p. ISBN 9878578274795

3

MORAES, Carlos Antônio de Souza. A "viagem de volta": significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.114 , p. 240-265, abr. 2013.

4

REVISTA TEMPORALIS.

5

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2012. 191 p. ISBN 9788530807566.

obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo as bibliografias que foram substituídas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MORAES, Carlos Antônio de Souza. A "viagem de volta": significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social. Serviço Social e Sociedade, n.114 , p. 240-265, abr. São Paulo, 2013. SUBSTITUÍDA POR: MANFROI, Vania Maria; HILLESHEIM, Jaime; CARTAXO, Ana Maria Baima. Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. 1. ed. - Florianópolis [SC]. 2022.

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