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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Serviço Social |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
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PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Serviço Social e Seguridade Social III - Previdência Social |
0-20264 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Política da previdência social: gênese e determinantes. Organização e funcionamento da previdência social. Reforma da previdência social no Brasil. Intervenção do serviço social na política previdenciária. |
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OBJETIVO GERAL |
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Proporcionar aos acadêmicos de Serviço Social reflexão crítica referente à Política da Previdência Social, os Serviços e Benefícios Previdenciários, bem como o conhecimento da prática do Assistente Social junto à política pública de Seguridade Social e Previdência Social. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Compreender o desenvolvimento histórico do sistema e política previdenciária pública brasileira seu marco histórico, o papel do Estado e a posição da sociedade civil; - Conhecer a Previdência Social como política que compõe a Seguridade Social, bem como a prática profissional do Serviço Social junto a essa política; - Ofertar subsídios teóricos no que tange os serviços e benefícios previdenciários: funcionamento, estrutura e operacionalização; - Subsidiar os acadêmicos de Serviço Social, no instrumental teórico para intervenção na Previdência Social como política pública, incluindo seus atuais desafios; - Viabilizar o conhecimento dos métodos e instrumentos técnicos- operacionais utilizados pelo Assistente Social na área da Previdência Social. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
1. Aspectos Introdutórios e determinantes: histórico da seguridade social e previdência social no mundo |
20 |
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2 |
2. A Trajetória da Seguridade Social e Previdência Social no Brasil e suas determinações históricas conjunturais: |
20 |
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3 |
3. Espaço ocupacional do assistente social e reflexões contemporâneas |
26 |
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4 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Interpretar textos, - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico; Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; - Domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
-Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; Organização e apresentação das atividades com criatividade; |
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ATITUDES |
-Postura ética, - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula. |
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OUTRAS |
- Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, demonstrando qualidade na elaboração/apresentação dos trabalhos. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Prova I |
1, 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Recuperação Prova I |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Atividade Individual |
1 |
x |
|
|
1.0 |
A definir |
|
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|
Trabalho Grupo |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
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|
Prova II |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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|
Recuperação Prova II |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Seminário |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRAGA, Lea. O serviço social na previdência: trajetória, projetos profissionais e saberes. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 205p. ISBN 9788524913235 |
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2 |
PREVIDÊNCIA e assistência social: legitimação e fundamentação constitucional brasileira. 2003 |
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3 |
BARBOZA, Maytê R. T. M; GIACOMELLI, Cinthia L. F; ILANES, Miriany S. Legislação e rotina trabalhista e previdenciária. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788595025219. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
A política Social do Estado Capitalista: as funções da previdência e assistência social |
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2 |
MELLO, Flaviana A. de; SOUZA, Aline L. de; FERREIRA, Thaís F. O sistema previdenciário e o trabalho do assistente social. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online (544 p.). ISBN 9786556902418. |
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3 |
SPOSATI, Aldaiza de Oliveira; FALCÃO, Maria do C.; TEIXEIRA, Sonia Maria Fleury. Os direitos (dos desassistidos) sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. ISBN 852490181-0 |
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|
4 |
REZENDE, Ilma. Serviço social e políticas sociais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. 180p. ISBN 9788571083097 |
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5 |
CARTAXO, Ana Maria Baima; CABRAL, Maria do Socorro Reis. Seguridade social, previdência e serviço social: desafios do tempo presente. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2022. 1 recurso online (144 p.). ISBN 9786555552720. |
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obs:-Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. - As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do(a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do(a) professor(a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. - Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição. -As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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