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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Serviço Social |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
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PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Estágio Supervisionado IV |
0-18368 |
8º |
7 |
140 |
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EMENTA |
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Avaliação do plano de intervenção de estágio. Sistematização e avaliação final do estágio, nas dimensões teórico-metodológica, ético-operativas. Oficinas de supervisão. Relatório final de estágio. Disseminação dos resultados do estágio. Apresentação dos resultados do projeto de intervenção de estágio em eventos científicos. |
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OBJETIVO GERAL |
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Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio do Serviço Social, com avaliação do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Maguerez); - Analisar as práticas sociais e instrumentalização a partir da realidade vivenciada; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Desenvolver habilidades e atitudes investigativas, propositiva e interventiva para um agir profissional competente; - Apresentação de trabalhos na Mostra Científica. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática; |
54 |
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2 |
- Acompanhamento do supervisor de campo; |
86 |
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TOTAL DE HORAS |
140 h |
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As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores. As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do(a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do(a) professor(a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição. |
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Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, entre outros. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros. |
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HABILIDADES |
Organização, Habilidade de trabalhar com o coletivo; Escrita e apresentação oral; Criatividade; Iniciativa; Domínio de recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Participação; Assiduidade; Cumprimento dos prazos, Pontualidade; Respeito, Presença; Maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; Comprometimento Responsabilidade; Iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio. |
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OUTRAS |
A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do aluno é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Todos os trabalhos/atividades da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio ou utilização de Inteligência Artificial nos trabalhos/atividades da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Seminário Apresentação Projeto |
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x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Oficina de Problematização |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Supervisor de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Orientação Estágio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Portfólio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Relatório Avaliação Projeto Intervenção |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Mostra Científica |
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x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
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2 |
GUEDES, Olegna de Souza. Serviço social e políticas públicas: processo de trabalho e direitos sociais. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. 240 p. ISBN 978857216535-8 |
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3 |
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 208 p. ISBN 852490667-7 |
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2 |
GRANEMANN, Sara. Trabalho, sobretrabalho e financiamento das políticas sociais. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.29, n.94 , p. 60-72, jun. 2008. |
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3 |
OLIVEIRA, Ednéia Alves de. O atual estágio de acumulação capitalista: destruição criativa ou criação destrutiva@p0 Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 82, p. 22-45, maio 2005. |
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4 |
OLIVEIRA, Ednéia Alves de. A política de emprego no Brasil: o caminho da flexinsegurança. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.111 , p. 493-508, jul. 2012. |
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5 |
OLIVEIRA, Ednéia Alves de. O atual estágio de acumulação capitalista: destruição criativa ou criação destrutiva@p1 Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 82, p. 22-45, maio 2005. |
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obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo as bibliografias que foram substituídas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). BIBLIOGRAFIA BÁSICA GUEDES, Olegna de Souza. Serviço social e políticas públicas: processo de trabalho e direitos sociais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. SUBSTITUÍDA POR: MANFROI, Vania Maria; HILLESHEIM, Jaime; CARTAXO, Ana Maria Baima. Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. 1. ed. - Florianópolis [SC]. 2022. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR OLIVEIRA, Ednéia Alves de. A política de emprego no Brasil: o caminho da flexinsegurança. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.111 , p. 493-508, jul. 2012. SUBSTITUÍDA POR: MAGALHÃES, Selma. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: editora papel social, 2019. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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