|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Serviço Social |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
|
PROFESSOR |
Brenda Gomes Farias, Vanuza Brunetta |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Pesquisa Social em Serviço Social I |
0-20258 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Pesquisa social: pressupostos científicos e epistemológicos. Ética na pesquisa. Tipos de pesquisa para o conhecimento social. Metodologias de pesquisa. Diferentes métodos de conhecimento da realidade social. Elaboração de um projeto de pesquisa. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Conhecer as perspectivas teóricas e questões metodológicas da pesquisa científica, subsidiando a elaboração do projeto de pesquisa. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Apresentar as diferentes formas de conhecimento, em especial o conhecimento científico; - Possibilitar a identificação e formulação do objeto de investigação social; - Conhecer as questões metodológicas da pesquisa social, subsidiando para elaboração do projeto de pesquisa, a partir dos parâmetros éticos da pesquisa científica; - Propiciar aos alunos a construção de um perfil pesquisador. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Unidade I – Conhecimento Científico, Pesquisa Social no Serviço |
20 |
|
2 |
Unidade II – Metodologia de Pesquisa |
22 |
|
3 |
Unidade II – Construção do Projeto de Pesquisa |
24 |
|
4 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
14 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
||
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
-Saber articular conteúdo teórico com prática; - Saber construir a estrutura de um projeto de pesquisa; - Acompanhar o processo de pesquisa de forma contínua, com retroalimentação das fases em tempo hábil; - Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico; - Interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso; - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas da disciplina; - Abordar conteúdo pertinentes; - Ter senso crítico; - Ampliar as fontes de pesquisa; - Domínio das Normas da ABNT. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Interpretação lógica de pensamento e escrita; - Saber trabalhar em grupo; Escrever de forma clara e objetiva; - Desenvolver o perfil de pesquisador. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Postura ética, responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, participação, raciocínio lógico e analítico. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com as demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individual: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, criatividade, relação entre teoria e prática, posicionamento adequado a situação, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 1,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude - Projeto de Pesquisa e Seminário I: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 3,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Prova I |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Recuperação Prova I |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Projeto de Pesquisa e Seminário Apresentação Projeto |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Atividade individual |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Prova II |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Recuperação Prova II |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9. |
|||||||||||
|
2 |
MARTINELLI, Maria Lúcia et al. A história oral na pesquisa em serviço social: da palavra ao texto. São Paulo: Cortez, 2019. 341 p. ISBN 978-85-249-2750-8. |
|||||||||||
|
3 |
SETUBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 199 p. ISBN 978-85-249-2026-4. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em serviço social. São Paulo: Editora Veras, 2012. 105p. ISBN 8587064274 |
|||||||||||
|
2 |
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. 142p. ISBN 978532633903. |
|||||||||||
|
3 |
ANTONIO CARLOS GIL. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597020991. |
|||||||||||
|
4 |
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p. ISBN 85-224-3397-6. |
|||||||||||
|
5 |
CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 80 p. (Temas sociais) ISBN 853261145-1 |
|||||||||||
|
obs:OBSERVAÇÕES - Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. - As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. - As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do(a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do(a) professor(a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. - Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição. -As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores. |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |