UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Fundamentos Sócio-Históricos e Teórico-Metodólogicos do Serviço Social II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Wander Galvão Lopes Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos Sócio-Históricos e Teórico-Metodólogicos do Serviço Social II

0-20256

4

80


EMENTA

Debate do serviço social na transição dos anos 1970- 1980. Perspectivas fenomenológicas e

marxistas. Documento de Sumaré. Influência de Marx, Gramsci e Althusser e as principais produções

do período. Serviço Social dos anos 90 aos dias atuais. Campo de atuação consolidado, emergente e a

interdisciplinaridade na profissão.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos do Curso de Serviço Social a compreensão sobre as diferentes expressões da "Questão Social", identificando as produções teórico metodológicas apresentadas pelos profissionais de Serviço Social a partir da década de 1970 até 1990.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Elencar elementos que permitam ao acadêmico contextualizar e compreender as transformações sócio históricas, políticas e econômicas no Brasil e no Mundo a partir de 1970 até 1990, bem como suas implicações para o Serviço Social; - Identificar, junto aos acadêmicos do Curso de Serviço Social, os espaços de trabalho que estão sendo ocupados pelos profissionais da área, bem como os espaços emergentes a partir da década de 90; - Contextualizar junto aos acadêmicos, as diferentes expressões da "Questão Social" a partir das décadas de 70/80 e 90; - Examinar o debate profissional contemporâneo da categoria a partir de diferentes elementos, tais como: as faces da "questão social", os espaços ocupacionais e as novas demandas aos profissionais do Serviço Social. - Aprofundar as categorias analíticas do método materialismo histórico/dialético e a interdisciplinaridade na profissão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

I- Unidade de Revisão: Serviço Social de 1970 até 1990;
A Reconceituação do Serviço Social e sua importância na revisão teórico e metodológica do Serviço Social.

16

2

II- Unidade: Conjuntura Política Econômica Mundial, Nacional e Regional
Processo de globalização da economia sob a política neoliberal do Estado, correlacionando com as implicações no Serviço Social;

16

3

III- Unidade: Produções Teórico Metodológicas do Serviço Social a partir da década de 90
Respostas da profissão às diferentes expressões da "Questão Social" (Método Materialismo histórico dialético).

18

4

IV- Unidade: O Debate profissional contemporâneo ("questão social" e demanda profissional)
Espaços Institucionais do Serviço Social na atualidade; Espaços consolidados e emergentes: relação com a interdisciplinaridade na

16

5

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni em 13/12/2023 – Parecer 50/2023, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade complementar - Prática Extraclasse

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX, ARM, ET, SE, TG, TIG, SE, TG, DG, TI, APE, ED. Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. Habilidade (psicomotora) – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação I – Seminário Temático

I

x

x

x

1.0

A definir

Estudo Dirigido

I

x

x

x

1.0

A definir

Prova Escrita

II

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Prova Escrita

III

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Atividade Individual

III

x

x

x

1.0

A definir

Atividade Individual

IV

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 216 p. ISBN 978-85-249-0330-4.

2

PAULO NETTO, José. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós - 64. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 334 p. ISBN 9788524902956.

3

SIMIONATTO, Ivete. Gramsci: sua teoria, incidência no Brasil, influência no serviço social. São Paulo: Cortez Editora, Florianópolis: 2011. 281 p. ISBN 9788524617301


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FALEIROS, Vicente de Paula. Metodologia e ideologia do trabalho social. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

2

IAMAMOTO, M. V. O serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional.27. ed. São Paulo: Cortez. 2020.

3

MARX, Karl. A Miséria da Filosofia – Resposta à Filosofia da miséria, do Sr. Proudhan. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

4

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: 1º capítulo seguido das teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1996.

5

MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

obs: Os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos/atividades da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do (a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do (a) professor (a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição. As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática