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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Serviço Social |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
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PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Política Social e Serviço Social |
0-19354 |
2º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Determinações sócio históricas das políticas sociais. Perspectivas conceituais da política social. A construção das políticas sociais no século XX. A Constituição de 1988 e Seguridade Social. O Estado brasileiro e a regulamentação e implementação dos direitos sociais. |
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OBJETIVO GERAL |
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Possibilitar reflexão teórico-crítica sobre as determinações sócio históricas da política social, seus princípios e as categorias Estado, Políticas Sociais e Direitos Sociais, aos estudantes de Serviço Social, de forma a instrumentalizar o exercício da prática profissional. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos históricos da Política Social à luz da Constituição Federal enquanto um marco na história das políticas sociais e as perspectivas conceituais; - Refletir criticamente sobre o Estado brasileiro, a regulamentação e implementação dos direitos sociais; - Oportunizar reflexão teórico-crítica acerca da organização e gestão das políticas sociais no Brasil; - Reconhecer o controle social enquanto potencializador do empoderamento da sociedade civil; - Discutir sobre o trabalho do Assistente Social no âmbito das Políticas Públicas; - Proporcionar que o(a) estudante tenha um posicionamento crítico frente a Política Social na atualidade. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Contextualização da Política Social; Fundamentos históricos. - Contextualização das categorias Estado, Sociedade Civil Organizada e - Política Social e Serviço Social. |
16 |
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2 |
- Identificação da Política Social nos períodos históricos: Ano 1930 – 1964 e Ano 1965 – 1988; |
16 |
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3 |
- Identificação da Política Social pós Constituição Federal de 1988; - Princípios, diretrizes e gestão das políticas sociais; |
16 |
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4 |
- Seguridade social; concepção e debate na contemporaneidade; |
18 |
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5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Saber articular conteúdo teórico com prática; - Interpretar textos, - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico; Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; - Domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; Organização e apresentação das atividades com criatividade; |
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ATITUDES |
Postura ética, - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula. |
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OUTRAS |
Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, demonstrando qualidade na elaboração/apresentação dos trabalhos. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Trablho Individual |
1 |
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1.0 |
A definir |
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Prova I |
1, 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Recuperação Prova I |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Seminário |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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|
Prova II |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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|
Recuperação Prova II |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Trabalho Grupo |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PEREIRA, Potyara Amazoneida P. Política social: temas & questões. 3.ed. São Paulo: Gryphus, 2011. 214p. ISBN 9788524913914 |
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2 |
BEHRING, Elaine Rossetti. Política social: fundamentos e história. 9.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 213p. ISBN 9788524912597 |
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3 |
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de; ALENCAR, Mônica Maria Torres de. Serviço social, trabalho e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2011 ISBN 9788502145894. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ANHAIA, Alex. A judicialização de políticas públicas de assistência social: uma análise sobre o ativismo judicial e a discricionaridade administrativa no SUAS. Navegantes,SC: Ed. do Autor, 2022 |
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2 |
ANDRADE, Renato. Serviço social, gestão e terceiro setor: dilemas nas políticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2015 |
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3 |
GUEDES, Olegna de Souza. Serviço social e políticas públicas: processo de trabalho e direitos sociais. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. |
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4 |
MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2016 |
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5 |
SOUZA, Daniele Graciane de; LIMA, Silvia Amorim. Políticas sociais setoriais e os desafios para o serviço social. Série Políticas Sociais e Públicas - Dialógica. 1.ed. Editora Intersaberes, 2017. |
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obs:- Não serão aceitos os trabalhos fora da data solicitada pelo professor, bem como segue a resolução da Universidade em casos de atestados, estes devem ser protocolados. - As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. - As aulas estão protegidas pelo direito autoral e, portanto, a reprodução de todo e qualquer material didático-pedagógico só é possível com a prévia autorização do(a) docente. A não observância dessa regra pode ensejar, por parte do(a) professor(a), pedido judicial de indenização. Com base em prerrogativas constitucionais e infraconstitucionais fica proibida a gravação e filmagem das aulas. - Espera-se das/os discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; patrimônio ético científico, cultural, material, e inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processos disciplinares discentes, nos termos da Resolução da universidade, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão, e o desligamento da instituição. -As solicitações de justificativa de falta de acordo com a Resolução nº 619/2024, devem protocolar a atividade/trabalho juntamente com o pedido de acordo com os parâmetros solicitados pelos professores. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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