PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Jean Gell Pires |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Terapias Cognitivas |
0-20233 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Histórico das terapias cognitivas. Desenvolvimento das terapias cognitivas do Brasil. Diferentes tendências teóricas e práticas das teorias cognitivas. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a compreensão dos principais aspectos teóricos e metodológicos das terapias cognitivas, sua aplicabilidade e contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar os princípios teóricos das terapias cognitivas; - Conhecer os principais conceitos e métodos de intervenção das terapias cognitivas; - Caracterizar as técnicas Cognitivas e sua utilização no tratamento das diversas psicopatologias; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
– Epistemologia e História das terapias cognitivas; |
16 |
2 |
– Princípios fundamentais das terapias cognitivas; |
30 |
3 |
– Técnicas Cognitivas nas diversas psicopatologias e questões éticas; |
34 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: produção de textos por meio de estudo Dirigido. Atividades Práticas Extraclasse; Trabalho Integrado ; Estudo Dirigido. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. Avaliação/prova individual objetiva e subjetiva; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir da análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca das terapias cognitivas; estabelecer relações entre os diversos pontos de vistas e concisão de ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
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HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: produção de textos com coerência, coesão e clareza; Embasamento científico. Criatividade. Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas; Capacidade de trabalhar em grupo; Capacidade de sintetizar e refletir criticamente os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo; Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
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ATITUDES |
Nas atitudes serão consideradas: a postura ética e respeitosa com o professor, pares e outros sujeitos envolvidos nos estudos da disciplina; Participação em sala de aula; Frequência; Pontualidade; Assiduidade; Elaboração e entrega pontual de trabalhos; Leitura da bibliografia indicada; Desenvolvimento da autonomia para o auto estudo e da capacidade crítica sobre o próprio aprendizado, por meio da construção e demonstração de uma compreensão ética, profissional e técnica da disciplina, superando visões baseadas no senso comum. Busca-se, assim, evidenciar os conhecimentos fundamentais e necessários à formação do futuro psicólogo na abordagem das terapias cognitivas. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas sem referências ou da internet não serão avaliados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 - Integrativa; |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
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Avaliação 2 - Prova 01 Subjetiva/Estudo de caso ; |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
20/08/2025 |
x |
27/08/2025 |
||||
Avaliação 3 - Prova 02 Subjetiva/Objetiva ; |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
01/10/2025 |
|
|
||||
Avaliação 4 - Prova 03 Subjetiva/Objetiva ; |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/11/2025 |
x |
12/11/2025 |
||||
Avaliação 5 - Seminário: Estudo de Casos Clínicos; |
3 |
x |
x |
x |
1.5 |
26/11/2025 |
|
|
||||
Avaliação 6 - Participação: Leitura dos textos; demonstração do conhecimento adquirido/especifico nas aulas dialogadas; Mini escritos; |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
03/12/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. 348 p. ISBN 8573072261 |
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2 |
BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. 173 p. ISBN 8573077077 |
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3 |
WRIGHT, Jesse H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CLARK, David A. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade tratamentos que funcionam: guia do terapeuta. Porto Alegre ArtMed 2015 1 (recurso online). |
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2 |
FRIEDBERG, Robert D.Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre ArtMed 2011 1 (recurso online). |
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3 |
LEAHY, Robert L. Técnicas de terapia cognitiva. Porto Alegre ArtMed 2006 1 (recurso online). |
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4 |
TERAPIA cognitiva contemporânea teoria, pesquisa e prática. Porto Alegre: ArtMed. 2010. (recurso online). |
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5 |
FRIEDBERG, Robert D. A prática clínica de terapia cognitiva. Porto Alegre: ArtMed. 2011. (recurso online). |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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