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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Psicologia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
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PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Psicologia Sistêmica |
0-20229 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Gênese das teorias sistêmicas. Paradigma sistêmico. Investigação, intervenção e recursos instrumentais de teorias sistêmicas. Contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia. |
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OBJETIVO GERAL |
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Caracterizar as contribuições da história, método e teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e como profissão. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar determinantes históricos da gênese das teorias sistêmicas; - Identificar e caracterizar as principais teorias sistêmicas; - Observar fenômenos sistêmicos interdisciplinares em constante interação com o ambiente, exercendo autonomia, forma de organização e adaptação através de suas interações; - Conhecer e aplicar conceitos básicos, método de investigação, intervenção e recursos instrumentais derivados das teorias sistêmicas, em vista a ética no cuidado. - Caracterizar a evolução histórica e as principais contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Teorias Sistêmicas e seus determinantes históricos, gênese e |
16 |
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2 |
Modelos de Investigação; |
16 |
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3 |
Métodos de Intervenção; |
16 |
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4 |
Recursos Instrumentais; |
12 |
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5 |
Evolução Histórica das teorias sistêmicas e o cuidado ético |
12 |
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6 |
Principais contribuições das teorias sistêmicas para o |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, manifestados através de comunicação clara, objetiva e de significativa ao tema em discussão. Apresentação de visão sistêmica do conteúdo e coordenada no decorrer do processo, com capacidade de análise e síntese do conteúdo. |
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HABILIDADES |
Realização das atividades propostas com coesão e clareza. Articulação e síntese na busca de materiais complementares para acompanhar o conteúdo proposto. Criatividade e organização na utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos. |
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ATITUDES |
Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Pró-atividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais. |
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OUTRAS |
Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura da bibliografia indicada. Atitude ética perante todo o grupo. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
1.5 |
14/10/2025 |
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Avaliação 01 – Estudo de Caso |
1,2 |
x |
x |
x |
2.5 |
11/09/2025 |
x |
18/09/2025 |
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|
Avaliação 02 – Avaliação escrita |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.5 |
27/11/2025 |
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Avaliação 03 – Seminários (Estudos científicos em Psicologia Sistêmica). |
4,5,6 |
x |
x |
x |
2.5 |
25/09/2025 |
x |
02/10/2025 |
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|
Avaliação 04 – Exercícios realizados em sala de aula e participação. |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
1.0 |
27/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MINUCHIN, Salvador; FISHMAN, H. Charles. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2003. 285 p. ISBN 8536300310 |
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2 |
OSORIO, Luiz Carlos; VALLE, Maria Elizabeth Pascual do. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2011. 488 p. ISBN 9788536324258 |
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3 |
CARTER, Betty; MACCOLDRICK, Mônica (coord.). As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. 510 p. ISBN 8573078332. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ELKAIM, Momy(ORG.). Terapia familiar em transformação. São Paulo: Summus, 2000. |
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2 |
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2.ed.rev. Campinas: Papirus, 2003. |
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3 |
MINUCHIN, Salvador; FISHMAN, H. Charles. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, v2. 2003. |
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4 |
KREPPNER, Kurt; DESSEN, Maria Auxiliadora. Aplicando a metodologia de observação em psicologia do desenvolvimento e da família. Curitiba: Editora Juruá, 2011. 161p. ISBN 9788536235530 |
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5 |
CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: abordagens atuais. 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008. |
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obs:1 Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2 A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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