UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia Sistêmica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Sistêmica

0-20229

4

80


EMENTA

Gênese das teorias sistêmicas. Paradigma sistêmico. Investigação, intervenção e recursos

instrumentais de teorias sistêmicas. Contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento

da Psicologia.


OBJETIVO GERAL

Caracterizar as contribuições da história, método e teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e como profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar determinantes históricos da gênese das teorias sistêmicas; - Identificar e caracterizar as principais teorias sistêmicas; - Observar fenômenos sistêmicos interdisciplinares em constante interação com o ambiente, exercendo autonomia, forma de organização e adaptação através de suas interações; - Conhecer e aplicar conceitos básicos, método de investigação, intervenção e recursos instrumentais derivados das teorias sistêmicas, em vista a ética no cuidado. - Caracterizar a evolução histórica e as principais contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Teorias Sistêmicas e seus determinantes históricos, gênese e
conceitos básicos.

16

2

Modelos de Investigação;

16

3

Métodos de Intervenção;

16

4

Recursos Instrumentais;

12

5

Evolução Histórica das teorias sistêmicas e o cuidado ético
profissional;

12

6

Principais contribuições das teorias sistêmicas para o
desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, manifestados através de comunicação clara, objetiva e de significativa ao tema em discussão. Apresentação de visão sistêmica do conteúdo e coordenada no decorrer do processo, com capacidade de análise e síntese do conteúdo.

HABILIDADES

Realização das atividades propostas com coesão e clareza. Articulação e síntese na busca de materiais complementares para acompanhar o conteúdo proposto. Criatividade e organização na utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Pró-atividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais.

OUTRAS

Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura da bibliografia indicada. Atitude ética perante todo o grupo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,2,3,4,5,6

x

x

x

1.5

14/10/2025

Avaliação 01 – Estudo de Caso

1,2

x

x

x

2.5

11/09/2025

x

18/09/2025

Avaliação 02 – Avaliação escrita

1,2,3,4

x

x

x

2.5

27/11/2025

Avaliação 03 – Seminários (Estudos científicos em Psicologia Sistêmica).

4,5,6

x

x

x

2.5

25/09/2025

x

02/10/2025

Avaliação 04 – Exercícios realizados em sala de aula e participação.

1,2,3,4,5,6

x

x

x

1.0

27/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MINUCHIN, Salvador; FISHMAN, H. Charles. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2003. 285 p. ISBN 8536300310

2

OSORIO, Luiz Carlos; VALLE, Maria Elizabeth Pascual do. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2011. 488 p. ISBN 9788536324258

3

CARTER, Betty; MACCOLDRICK, Mônica (coord.). As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. 510 p. ISBN 8573078332.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ELKAIM, Momy(ORG.). Terapia familiar em transformação. São Paulo: Summus, 2000.

2

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2.ed.rev. Campinas: Papirus, 2003.

3

MINUCHIN, Salvador; FISHMAN, H. Charles. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, v2. 2003.

4

KREPPNER, Kurt; DESSEN, Maria Auxiliadora. Aplicando a metodologia de observação em psicologia do desenvolvimento e da família. Curitiba: Editora Juruá, 2011. 161p. ISBN 9788536235530

5

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: abordagens atuais. 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

obs:1 Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2 A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

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