PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Saúde e Redes |
0-20223 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Concepções de saúde e doença. Políticas de saúde no Brasil. Contexto atual da saúde pública, níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde. Condições sociais e saúde. Dimensões sociais da saúde mental. Intervenções do psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção. Integralidade da atenção e do cuidado. Intervenções do psicólogo em redes de saúde. Integralidade do cuidado na rede de saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Projetar intervenções psicológicas no âmbito da saúde coletiva. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Avaliar implicações de diferentes concepções de saúde e doença; - Relacionar condições sociais e saúde coletiva; - Analisar dimensões sociais da saúde mental; - Avaliar as políticas de saúde no Brasil, considerando seus aspectos históricos e condições de saúde da população; - Analisar os níveis de atenção em saúde coletiva e os diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em Saúde; - Sintetizar a integralidade da atenção e do cuidado na rede de saúde; - Perspectivar intervenções psicológicas junto às redes de atenção em saúde, tendo em vista a integralidade e a ética do cuidado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A Psicologia em Saúde |
8 |
2 |
Concepções de saúde e doença |
16 |
3 |
Condições sociais e saúde coletiva |
12 |
4 |
Políticas de Saúde no Brasil |
16 |
5 |
Níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde |
16 |
6 |
Intervenções do Psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação na Semana da Psicologia; Estudo de Textos; Construção de diários de campo, relatório e projeto de intervenção. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação/Entrevistas; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da psicologia da saúde; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção da Psicologia da saúde. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados e receberão nota zero. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
08/10/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Prova bases da Psicologia da saúde e problemas de saúde |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/09/2025 |
x |
08/10/2025 |
||||
Avaliação 02 – Diários de campo fundamentados sobre entrevistas com profissionais de saúde da rede de saúde |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
22/10/2025 |
x |
05/11/2025 |
||||
Avaliação 03 – Pré-projeto de intervenção |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.5 |
26/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza ; AKERMAN, Marco ; DRUMOND JÚNIOR, Marcos ; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Editora Hucitec, 2007. 871 p. ISBN 852710704x |
|||||||||||
2 |
AGUIAR, Zenaide Neto. Sus - Sistema Único de Saúde - Antecedentes, Percurso, Perspectivas e Desafios. Martinari 2011 |
|||||||||||
3 |
DINA CZERESNIA; ELVIRA MARIA GODINHO DE SEIXAS MACIEL; RAFAEL ANTÔNIO MALAGON OVIEDO. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro Fiocruz 2013 ISBN 9788575414330 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALMEIDA FILHO, N. O que é saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011. (5 exemplares) |
|||||||||||
2 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019. |
|||||||||||
3 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CAPS. Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. ed. rev. Brasília: CFP, 2O22. |
|||||||||||
4 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. Brasília: CFP, 2019. |
|||||||||||
5 |
PAULO AMARANTE; FERNANDA NOGUEIRA CAMPOS. Saúde Mental e Arte: Práticas, Saberes e Debates. São Paulo zagodoni 2012 ISBN 9788564250345 |
|||||||||||
6 |
ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134 |
|||||||||||
obs:A atividade prática prevista nesse disciplina ocorrerá por meio de projeto de extensão, no qual está prevista a realização de observações, especialmente por meio de entrevistas que deverão ser realizadas junto a profissionais da rede de saúde e alunos em estágios profissionalizantes em Organizações de saúde. Essas entrevistas terão como foco a organização da rede e dos serviços municipais de saúde; as condições de saúde da população (atendida); o papel e intervenções psicológicas realizadas e projetadas; e limitações da prática. Links interessantes: http://clinicampliadaereformapsiquiat.weebly.com/ DATASUS www.datasus.gov.br Ministério da Saúde www.saude.gov.br Fundação Nacional de Saúde www.funasa.gov.br IBGE www.ibge.gov.br Sugestão de Filmes: - Trajetória da Psicologia Hospitalar em São Paulo. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/videos.aspx - História da Saúde Pública no Brasil Um século de luta pelo direito à saúde. Disponível em: http://www.youtube.com/watch@p0v=SP8FJc7YTa0 - A História da Saúde Pública do Brasil – 500 anos na busca de soluções (Fiocruz vídeo) - Anima Saúde – 3 divertidas animações premiadas pelo Selo Fiocruz Vídeo - O Golpe do Destino; - Terra das Sombras; - Antes de Partir; - Cria Cuervos; - Shine Brilhante; - Tempo de Despertar; - Bicho de Sete Cabeças; - Despedida em Las Vegas; - 21 gramas; - E a Vida Continua; - Sicko; - Para sempre Alice; - Nise: o coração da loucura; - Extraordinário; Se enlouquecer não se apaixone; Álbum de família; A Baleia; Meu pai. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |