PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Aline Batista Bernardi |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia nas Organizações de Saúde II |
0-17562 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Avaliação psicológica em organizações de saúde. Exercício profissional do psicólogo em organizações de saúde. Referência e contra-referência. Terminalidade e morte no hospital. Acompanhamento pós-alta. |
OBJETIVO GERAL |
Planejar estratégias de intervenção psicológica nas organizações de saúde, fundamentadas em princípios éticos e sustentadas por conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos institucionais e de cuidado em saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Identificar e caracterizar os processos psicológicos presentes no contexto das organizações de saúde; • Analisar as possibilidades de atuação do psicólogo como etapa fundamental dos processos de cuidado e como forma de intervenção clínica e institucional; • Sistematizar e interpretar dados provenientes da avaliação psicológica, a fim de subsidiar o diagnóstico e contribuir para a definição do prognóstico; • Discutir a atuação do psicólogo junto ao paciente, à família e à equipe de saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde: primário (promoção da saúde e prevenção de agravos), secundário (diagnóstico e tratamento), terciário (reabilitação) e quaternário (cuidados paliativos e prevenção de intervenções excessivas). • Ampliar o embasamento teórico e prático do psicólogo para a atuação em organizações de saúde, com foco na aplicação de métodos e técnicas psicoterapêuticas e institucionais adequadas ao contexto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A atuação do psicólogo na saúde: interfaces entre práticas clínicas, políticas públicas e ações intersetoriais. |
40 |
2 |
Intervenção psicológica nos processos saúde-doença: identificação e análise das demandas psicológicas, reconhecimento de determinantes biopsicossociais, definição de objetivos terapêuticos, planejamento técnico das ações interventivas, organização dos recursos e condições necessárias para sua execução, e avaliação processual e contínua das estratégias adotadas, em consonância com os princípios da integralidade e interprofissionalidade no cuidado à saúde. |
28 |
3 |
Desenvolvimento de registros sistemáticos — como projetos, planos de ação, relatórios técnicos e relatos de experiência — com organização, análise e divulgação ética de informações e indicadores qualitativos e quantitativos, com vistas à avaliação, planejamento e comunicação de práticas profissionais e institucionais no campo da saúde. |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Espera-se que os acadêmicos estabeleçam relações entre os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, articulando-os com suas experiências de estágio. Além disso, deverão conhecer, utilizar e aplicar adequadamente os princípios e práticas relacionados à atenção primária, secundária e terciária em saúde nos atendimentos psicológicos realizados. |
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HABILIDADES |
Os acadêmicos deverão desenvolver habilidades de análise e síntese, trabalho em equipe, elaboração de registros com linguagem técnica adequada, bem como atuar nos contextos de saúde de forma coerente com os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos. |
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ATITUDES |
Cumprir os prazos estabelecidos, realizar a leitura sistemática dos textos indicados, demonstrar participação e pontualidade, além de adotar uma postura crítica e reflexiva, bem como atuar com responsabilidade e ética em todas as atividades propostas. |
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OUTRAS |
Participar de forma ativa e comprometida das atividades promovidas pelo curso de Psicologia. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Prova Objetiva e discursiva. |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 – Prova Objetiva e discursiva. |
2, 3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 – Mini escrito |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 – Trabalho Grupo |
2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
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Avaliação 05 – Participação e assiduidade (Conhecimentos, habilidades e atitudes). |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto; TRUCHARTE, Fernanda Alves; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner. Psicologia hospitalar: teoria e prática. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 106p. ISBN 978522107940 |
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2 |
FERREIRA NETO, João Leite; KIND, Luciana. Promoção da saúde: práticas grupais na estratégia saúde da família. São Paulo: Editora Hucitec, 2011. 181p. ISBN 9788579701160 |
|||||||||||
3 |
ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto(ORG.). A psicologia no hospital. 2.ed. São Paulo: Thomson, 2003. |
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2 |
ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.) E a Psicologia entrou no Hospital. São Paulo: Pioneira. 2003. |
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3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; DIAS, Rosana Righetto. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 176 p. ISBN 852770837x |
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4 |
GONZÁLEZ REY, F. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez Editora, 1º edição. 2011. |
|||||||||||
5 |
JATENE, Adib; LANCETTI, Antonio; MATTOS, Solange A. F.; et al. Saúde Loucura 7: Saúde Mental e Saúde da Família. São Paulo: Hucitec Editora, 3º edição, 2013. |
|||||||||||
6 |
PAULON, Simone; NEVES, Rosane. Saúde mental na atenção básica: a territorialização do cuidado. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2013. 151p. ISBN 9788520504550 |
|||||||||||
7 |
SPINK, Mary Jane. A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 239 p. ISBN 9788573965353 |
|||||||||||
8 |
ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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