UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia nas Organizações de Saúde II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Aline Batista Bernardi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia nas Organizações de Saúde II

0-17562

4

80


EMENTA

Avaliação psicológica em organizações de saúde. Exercício profissional do psicólogo em organizações de saúde. Referência e contra-referência. Terminalidade e morte no hospital. Acompanhamento pós-alta.


OBJETIVO GERAL

Planejar estratégias de intervenção psicológica nas organizações de saúde, fundamentadas em princípios éticos e sustentadas por conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos institucionais e de cuidado em saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar e caracterizar os processos psicológicos presentes no contexto das organizações de saúde; • Analisar as possibilidades de atuação do psicólogo como etapa fundamental dos processos de cuidado e como forma de intervenção clínica e institucional; • Sistematizar e interpretar dados provenientes da avaliação psicológica, a fim de subsidiar o diagnóstico e contribuir para a definição do prognóstico; • Discutir a atuação do psicólogo junto ao paciente, à família e à equipe de saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde: primário (promoção da saúde e prevenção de agravos), secundário (diagnóstico e tratamento), terciário (reabilitação) e quaternário (cuidados paliativos e prevenção de intervenções excessivas). • Ampliar o embasamento teórico e prático do psicólogo para a atuação em organizações de saúde, com foco na aplicação de métodos e técnicas psicoterapêuticas e institucionais adequadas ao contexto.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A atuação do psicólogo na saúde: interfaces entre práticas clínicas, políticas públicas e ações intersetoriais.
Possibilidades de atuação do psicólogo no campo da saúde, com ênfase nos diversos contextos e dispositivos de intervenção, tais como: Atenção Psicossocial e Saúde Mental (RAPS, CAPS, cuidados em liberdade); Educação em Saúde e Comunicação em Saúde; Equipes Multiprofissionais e Estratégia Saúde da Família (ESF), considerando o matriciamento e o cuidado territorializado; Participação Social e Controle Social em Saúde; Vigilância em Saúde e Gestão Ambiental, compreendendo os impactos psicossociais dos determinantes sociais e ambientais da saúde; Direitos Humanos e Humanização no SUS, com base na Política Nacional de Humanização (PNH); Psicologia Hospitalar; Atuação em contextos de vulnerabilidade e promoção da equidade em saúde, com foco em populações específicas (negra, LGBTQIA+, povos indígenas, etc.).

40

2

Intervenção psicológica nos processos saúde-doença: identificação e análise das demandas psicológicas, reconhecimento de determinantes biopsicossociais, definição de objetivos terapêuticos, planejamento técnico das ações interventivas, organização dos recursos e condições necessárias para sua execução, e avaliação processual e contínua das estratégias adotadas, em consonância com os princípios da integralidade e interprofissionalidade no cuidado à saúde.

28

3

Desenvolvimento de registros sistemáticos — como projetos, planos de ação, relatórios técnicos e relatos de experiência — com organização, análise e divulgação ética de informações e indicadores qualitativos e quantitativos, com vistas à avaliação, planejamento e comunicação de práticas profissionais e institucionais no campo da saúde.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Espera-se que os acadêmicos estabeleçam relações entre os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, articulando-os com suas experiências de estágio. Além disso, deverão conhecer, utilizar e aplicar adequadamente os princípios e práticas relacionados à atenção primária, secundária e terciária em saúde nos atendimentos psicológicos realizados.

HABILIDADES

Os acadêmicos deverão desenvolver habilidades de análise e síntese, trabalho em equipe, elaboração de registros com linguagem técnica adequada, bem como atuar nos contextos de saúde de forma coerente com os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos.

ATITUDES

Cumprir os prazos estabelecidos, realizar a leitura sistemática dos textos indicados, demonstrar participação e pontualidade, além de adotar uma postura crítica e reflexiva, bem como atuar com responsabilidade e ética em todas as atividades propostas.

OUTRAS

Participar de forma ativa e comprometida das atividades promovidas pelo curso de Psicologia.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Prova Objetiva e discursiva.

1

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 02 – Prova Objetiva e discursiva.

2, 3

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Mini escrito

1, 2, 3

x

x

x

2

A definir

Avaliação 04 – Trabalho Grupo

2

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 05 – Participação e assiduidade (Conhecimentos, habilidades e atitudes).

1, 2, 3

x

x

x

1

A definir

Avaliação Integrativa

1, 2, 3

x

x

x

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto; TRUCHARTE, Fernanda Alves; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner. Psicologia hospitalar: teoria e prática. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 106p. ISBN 978522107940

2

FERREIRA NETO, João Leite; KIND, Luciana. Promoção da saúde: práticas grupais na estratégia saúde da família. São Paulo: Editora Hucitec, 2011. 181p. ISBN 9788579701160

3

ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto(ORG.). A psicologia no hospital. 2.ed. São Paulo: Thomson, 2003.

2

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.) E a Psicologia entrou no Hospital. São Paulo: Pioneira. 2003.

3

BAPTISTA, Makilim Nunes; DIAS, Rosana Righetto. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 176 p. ISBN 852770837x

4

GONZÁLEZ REY, F. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez Editora, 1º edição. 2011.

5

JATENE, Adib; LANCETTI, Antonio; MATTOS, Solange A. F.; et al. Saúde Loucura 7: Saúde Mental e Saúde da Família. São Paulo: Hucitec Editora, 3º edição, 2013.

6

PAULON, Simone; NEVES, Rosane. Saúde mental na atenção básica: a territorialização do cuidado. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2013. 151p. ISBN 9788520504550

7

SPINK, Mary Jane. A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 239 p. ISBN 9788573965353

8

ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134

obs:

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