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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Psicologia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
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PROFESSOR |
Marília Piton de Lima |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Princípios em Psicologia Organizacional e do Trabalho |
0-17566 |
8º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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História da Psicologia Organizacional e do Trabalho e suas áreas de atuação. Ambiente organizacional. Cultura e clima organizacional. Descrição de cargos. Recrutamento, seleção e integração de pessoas. Treinamento e desenvolvimento profissional. Avalição de desempenho. Processo de desligamento. Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos. |
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OBJETIVO GERAL |
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Conhecer os principais fatores da história e possibilidades de atuação/prática da Psicologia Organizacional e do Trabalho. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Conhecer os fatos históricos relacionados à Psicologia Organizacional e do Trabalho; - Identificar as áreas de atuação do psicólogo nesta área; - Conhecer os principais processos práticos da Psicologia Organizacional e do Trabalho; - Identificar possíveis fontes de risco psicossocial; - Estabelecer possibilidades de prevenção de riscos e danos psicossociais no ambiente de trabalho. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
História da POT e possibilidades de atuação na área. |
24 |
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2 |
Práticas e processos na área de POT: descrição de cargos, recrutamento, seleção e integração de pessoas. |
40 |
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3 |
Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos. |
16 |
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4 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Participação em sala de aula, trabalhos individuais e em equipe, estudos de casos, visitas técnicas, análise de filme e exercícios práticos. |
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HABILIDADES |
Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade |
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ATITUDES |
Comprometimento, participação, iniciativa, relacionamento interpessoal, assiduidade e pontualidade, postura ética. |
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|
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1,2,3 e 4 |
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1.5 |
A definir |
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Prova I |
1 |
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2.0 |
12/08/2025 |
x |
23/09/2025 |
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Portfólio |
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3.0 |
23/09/2025 |
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Prova II |
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2.0 |
04/11/2025 |
x |
25/11/2025 |
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Participação em Sala. |
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1.5 |
01/12/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ROTHMANN, Ian; COOPER, Cary L. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 333 p. ISBN 9788535286397. |
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2 |
LUCIANA MOURÃO.; LIVIA O. BORGES. O trabalho e as organizações. 1. Porto Alegre: Artmed, 2013. PDF. ISBN 9788565852753. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565852753. |
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3 |
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed, 2004. 520 p. ISBN 853630364-6 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 479 p. ISBN 978-85-430-0448-8. |
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2 |
Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho |
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3 |
SBPOT-Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. http://www.sbpot.org.br/home |
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4 |
DUTRA, J. S., DUTRA, T.A., DUTRA, G.A. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017. |
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5 |
FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. Recurso online |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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