PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Vivian Fatima de Oliveira, Paulo Zulmar Panatta, Anne Caroline da Silva, Glaucia Machado Moreira Domingues, Gabriela Feldhaus de Souza, Maria Dulce de Franca, Estela Maris Camargo Bernardelli, Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio nas Organizações de Saúde II |
0-17565 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir sobre processos psicológicos de organizações de Saúde, de forma a atender suas necessidades de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito de uma organização de Saúde; - Planejar intervenção na organização de Saúde, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção em organizações de Saúde realizados, considerando os segmentos e aspectos envolvidos em uma interação sistêmica de uma organização de saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Diagnóstico e Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral. |
30 |
2 |
. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral. |
30 |
3 |
3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos; Construção de diários de campo, projeto e relatório de intervenção. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no local de estágio; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário sobre atividades de estágio; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Diários de Campo – entregues semanalmente; Nos diários os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Relatório de Estágio – ao final do semestre (elaboração acompanhada ao longo do semestre) - os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Articulação teórico-prática (leituras realizadas sobre os temas e sobre as práticas vivenciadas no estágio, análise e interpretação dos fenômenos psicológicos no campo de estágio). |
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HABILIDADES |
Diários de Campo – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Projeto/Relatório de Estágio – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Linguagem científica (norma culta); Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Utilização de técnicas e instrumentos do exercício profissional do psicólogo (o estagiário demonstrou organização, sistematização e competências técnicas em Psicologia nas atividades de estágio); Cumprimento e desempenho dos planos de trabalho do estágio combinados entre o estagiário e o professor-orientador. |
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ATITUDES |
Diários de Campo – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Relatório de Estágio – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Assiduidade e pontualidade no local de estágio e orientações; estabelecimento de vínculo profissional e relação interpessoal assertiva, afetiva e adequada; Manejo e dissociação instrumental com os pacientes (capacidade de autoconhecimento, entendimento das motivações inconscientes, ansiedades e mecanismos de defesa, capacidade de enfrentamento das situações adversas e manejo adequado das próprias ansiedades); Postura ético-profissional (trato das informações, responsabilidade com a tarefa e com a instituição, respeito à equipe e clientela, devoluções, comunicação formal, disposição em aprender coisas novas, flexibilidade etc.); manejo adequado das próprias ansiedades; Criatividade e autonomia no planejamento das atividades; Cumprimento dos procedimentos burocráticos solicitados (formulários, fichas, recibos...); cumprimento dos prazos. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Estágio e Orientação - Profª. Orientadora |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
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Diário de campo |
1,2,3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Processo de Estágio no Local - Supervisor local |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório - Artigo |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4.0 |
10/11/2025 |
|
|
||||
Seminário de Estágio |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
30/09/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
VALDEMAR AUGUSTO ANGERAMI-CAMON. Psicologia Hospitalar teoria e prática. 2. Cengage Learning 2012 |
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2 |
ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863 |
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3 |
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012. 221p. ISBN 9788564250345 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
A PSICOLOGIA no hospital. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2003. 126 p. ISBN 8522103852. |
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2 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; DIAS, Rosana Righetto. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 176 p. ISBN 852770837x |
|||||||||||
3 |
FERREIRA NETO, João Leite; KIND, Luciana. Promoção da saúde: práticas grupais na estratégia saúde da família. São Paulo: Editora Hucitec, 2011. 181p. ISBN 9788579701160 |
|||||||||||
4 |
ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134 |
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5 |
CUNHA, Gustavo Tenório. A construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo: Hucitec, 2010. |
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obs:REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA (CREPOP) Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CAPS — Centro de Atenção Psicossocial / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – ed. rev. — Brasília: CFP , 2O22. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 1. ed. Brasília : CFP, 2019. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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