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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Psicologia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
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PROFESSOR |
Aline Batista Bernardi, Joseane De Oliveira Luz, Luciana Genuino Machado, Jaiane Freitas Branco |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Estágio em Psicologia Social e Comunitária II |
0-17564 |
8º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Execução e avaliação de atividades do psicólogo em psicologia social e comunitária. |
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OBJETIVO GERAL |
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Intervir sobre processos psicológicos constituintes de processos sociais e comunitários em diferentes tipos de situações, de forma a resolver as necessidades dessas comunidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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– Identificar possíveis determinantes de processos prejudiciais à ocorrência de processos sociais e comunitários de boa qualidade; – Caracterizar necessidades de intervenção psicológica em todos os âmbitos dos processos sociais e comunitários; – Planejar intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários; – Intervir por etapas e registrar sistematicamente as intervenções psicológicas, de acordo com as características dos processos sociais e comunitários e das pessoas neles envolvidas; – Avaliar continuamente a intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
1. Reinserção dos alunos nos Locais de |
20 |
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2 |
2. Execução de atividades |
50 |
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3 |
3. Avaliação de atividades |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio OGRS - Orientação em grupo de forma presencial RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo. DC- Diários de Campo REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliação sistemática da elaboração e uso de conceitos teóricos necessários para a atuação no decorrer do estágio. Reflexão e avaliação teórico metodológica da atuação do Psicólogo com foco em Processos Sociais e Comunitários. |
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HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em equipe, expor verbalmente as propostas de intervenção, avaliação de facilidades e dificuldades encontradas na atuação profissional e propor alternativas. Uso adequado dos conceitos e técnicas de intervenção psicológica. |
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ATITUDES |
Compromisso ético com o trabalho desenvolvido, postura profissional junto às equipes dos locais de estágio, aos usuários dos serviços e aos colegas de estágio. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Supervisão no local de estágio |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
25/11/2025 |
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Avaliação 02 – Estágio e Orientações de Estágio |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
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Avaliação 03 – Diários de Campo |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 04 – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4.0 |
28/11/2025 |
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Avaliação 05 – Seminário de estágios |
1,23 |
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1.5 |
29/09/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414 |
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2 |
LÍLIAN RODRIGUES DA CRUZ E NEUZA GUARESCHI (ORGS.). Psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Editora Vozes 2012 |
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3 |
GUZZO, Raquel S. L.; LACERDA JUNIOR, Fernando (org.). Psicologia social para a América Latina: o resgate da psicologia da libertação. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2011. 106 p. ISBN 9788575164617. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. 254 p. ISBN 8587103318 |
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2 |
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5 |
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3 |
NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010. 202p. ISBN 9788575853429. |
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4 |
SANTOS, Luane Neves. A psicologia na assistência social: convivendo com a desigualdade. São Paulo: Cortez, 2014. 135 p. ISBN 9788524922114. |
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5 |
CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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