UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia Social e Comunitária II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Aline Batista Bernardi, Joseane De Oliveira Luz, Luciana Genuino Machado, Jaiane Freitas Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio em Psicologia Social e Comunitária II

0-17564

4

80


EMENTA

Execução e avaliação de atividades do psicólogo em psicologia social e comunitária.


OBJETIVO GERAL

Intervir sobre processos psicológicos constituintes de processos sociais e comunitários em diferentes tipos de situações, de forma a resolver as necessidades dessas comunidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Identificar possíveis determinantes de processos prejudiciais à ocorrência de processos sociais e comunitários de boa qualidade; – Caracterizar necessidades de intervenção psicológica em todos os âmbitos dos processos sociais e comunitários; – Planejar intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários; – Intervir por etapas e registrar sistematicamente as intervenções psicológicas, de acordo com as características dos processos sociais e comunitários e das pessoas neles envolvidas; – Avaliar continuamente a intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Reinserção dos alunos nos Locais de
Estágio
1.1. Apresentação do projeto de
intervenção do psicólogo em processos
sociais e comunitários ao supervisor
local.

20

2

2. Execução de atividades
características do exercício
profissional do psicólogo em processos
sociais e comunitários.
2.1. Apresentação do Projeto para as
equipes
2.2. Realização das Intervenções nos
Locais de Estágio

50

3

3. Avaliação de atividades
características do exercício
profissional do psicólogo em processos
sociais e comunitários.
3.1. Avaliação do processo de estágio
3.1.2. Avaliação das atividades
realizadas;
3.1.3. Avaliação dos discentes e
docentes;
3.1.4. Avaliação dos locais de estágio

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio OGRS - Orientação em grupo de forma presencial RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo. DC- Diários de Campo REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação sistemática da elaboração e uso de conceitos teóricos necessários para a atuação no decorrer do estágio. Reflexão e avaliação teórico metodológica da atuação do Psicólogo com foco em Processos Sociais e Comunitários.

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em equipe, expor verbalmente as propostas de intervenção, avaliação de facilidades e dificuldades encontradas na atuação profissional e propor alternativas. Uso adequado dos conceitos e técnicas de intervenção psicológica.

ATITUDES

Compromisso ético com o trabalho desenvolvido, postura profissional junto às equipes dos locais de estágio, aos usuários dos serviços e aos colegas de estágio.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Supervisão no local de estágio

1,2,3

x

x

x

1.0

25/11/2025

Avaliação 02 – Estágio e Orientações de Estágio

1,2,3

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 03 – Diários de Campo

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04 – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final

1,2,3

x

x

x

4.0

28/11/2025

Avaliação 05 – Seminário de estágios

1,23

1.5

29/09/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414

2

LÍLIAN RODRIGUES DA CRUZ E NEUZA GUARESCHI (ORGS.). Psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Editora Vozes 2012

3

GUZZO, Raquel S. L.; LACERDA JUNIOR, Fernando (org.). Psicologia social para a América Latina: o resgate da psicologia da libertação. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2011. 106 p. ISBN 9788575164617.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. 254 p. ISBN 8587103318

2

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5

3

NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010. 202p. ISBN 9788575853429.

4

SANTOS, Luane Neves. A psicologia na assistência social: convivendo com a desigualdade. São Paulo: Cortez, 2014. 135 p. ISBN 9788524922114.

5

CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9.

obs:

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